segunda-feira, 14 de março de 2016

A PAX SÍRIA



Rui Peralta, Luanda 

O “cessar de hostilidades”, nascido do plano proposto pela Rússia e USA e acordado pelo governo e oposição sírias, marca a primeira vez que a comunidade internacional consegue uma pausa no conflito sírio e cria condições, eventualmente, para que a ONU possa liderar a nova ronda de conversações que levem ao término do conflito. As tréguas temporárias não são aplicáveis ao Estado Islâmico (ISIL) e não abrangem a al-Nusra, afiliada na al-Qaeda (AQ). O governo sírio, seus aliados (milícias curdas e Hezbollah) e a Rússia já o afirmaram e avisaram que as acções contra esses grupos iriam prosseguir, o que deixa os grupos moderados da oposição síria apreensivos, pois temem que estas acções sejam utilizadas, também, contra eles.

A guerra na síria originou a morte de mais de 250 mil pessoas e cerca de 11 milhões de refugiados e o actual cessar-fogo pode, efectivamente, constituir o início de conversações que permitam conduzir, paulatinamente, á resolução do conflito, levando governo e oposição a um acordo de Paz. Claro que para a Frente al-Nusra estes números pouco interessam (e ainda menos para o ISIL) por isso ninguém ficou admirado quando os representantes da AQ na Síria apelaram a uma escalada dos combates através da intensificação dos ataques às forças governamentais.

A ajuda humanitária internacional tem, apesar da incerteza das tréguas e dos ataques da al-Nusra e do ISIL, condições para estar no terreno e estender a sua acção no território sírio. Este é um aspecto urgente e premente e há que criar condições para que a ajuda humanitária tenha maior autonomia e esteja menos dependente das negociações politicas, algo que não é muito difícil e que pode ser efectuado com o acordo da maior parte dos agentes em conflito. O actual momento de tréguas pode permitir avanços para acordos mais alargados que conduzam a cessar-fogo efectivo, criando condições que permitirão o acordo de Paz.

O governo sírio, graças ao apoio de Moscovo, recuperou território, principalmente nas províncias de Alepo e de Latakia, antes do actual plano de tréguas vigorar. A 26 de Janeiro as forças governamentais, com o suporte da força aérea russa, conquistaram o controlo da cidade de Sheik Miskin. A 5 de Fevereiro capturam a cidade de Atman, fundamental para o controlo da estrada internacional que liga Damasco a Daraa – uma estrada que liga a Síria á Jordânia - e reforçou as posições governamentais em Dael e Abtaa.

A 16 do mesmo mês, a oposição juntou 12 facções e inicia uma contra-ofensiva, conseguindo manter o controlo sobre Tall Qarin, na região do chamado Triangulo da Morte, na fronteira com a Jordânia e esperava conseguir dispersar as forças governamentais, impedindo-as de controlar cidades próximas a Daraa. A 21 de Fevereiro as facções oposicionistas consideram terminada a primeira fase da contra-ofensiva. As 12 facções não conseguiram readquirir controlo em Tell Garehb e Tell Kroum, na fronteira jordana e a segunda fase da contra-ofensiva nunca chegou a iniciar-se.

Os avanços das forças governamentais sírias levaram às actuais tréguas que são colocadas em risco se os Estados estrangeiros continuarem a enviar armas para os grupos oposicionistas Mas nem sauditas nem turcos ouvem os avisos do governo sírio e da Rússia. A Arábia Saudita, que suporta forças oposicionistas sunitas, já demonstrou disponibilidade de enviar forças para combater o ISIL, enquanto a Turquia, outra componente anti-Assad, tem o mesmo objectivo no terreno. A aliança suportada pelos turcos e sauditas afirma respeitar as tréguas, mas alguns dos seus grupos receiam estar incluídos nas listas de alvos russos e do governo sírio.

Quanto às milícias curdas, concordam com o plano de tréguas mas reservam-se o direito de responder se forem atacadas. A luta entre as milícias curdas (YPG) e o ISIL continua em Raqqa, onde os curdos têm obtido significativos avanços.

Mas a problemática síria encontra-se, ainda, longe da resolução. As conturbações internas que se fizeram sentir, pacificamente, em 2011, através de uma vaga de protestos generalizados que não foram tidos em conta, devidamente, pelo governo sírio e pelo partido Baas, degeneraram em conflitos mais violentos e a agudização do conflito levou a uma situação de guerra civil, aproveitada pelos USA e seus aliados, NATO e Estados do Gofo. Esse aproveitamento, no entanto, tem uma raiz anterior ao descontentamento da população síria e remonta ao ano de 2009, quando o governo de Bashar al-Assad nega a passagem pelo território sírio, de um gasoduto que ligaria o Qatar á Europa e que atravessaria a Arábia Saudita, Jordânia, Síria e Turquia. A campanha contra o presidente sírio inicia-se de imediato nesse ano, lançada pelos serviços secretos norte-americanos e nada tem a ver com os protestos de 2011, a não ser no aproveitamento que os USA e seus aliados fizeram após a agudização do conflito.

Após rejeitar a sua participação no projecto, o governo sírio iniciou as negociações com o Irão para construir um gasoduto alternativo que transportaria o gaz do Irão até ao Líbano, transformando o Irão num dos maiores fornecedores de gaz e favorecendo a posição síria. Para impedir que isso acontecesse a CIA transferiu 6 milhões de USD para a cadeia informativa BARADA, financiando uma campanha de contra-informação iniciada por esta cadeia em toda a região. A cadeia elaborou uma série de reportagens onde se apelava á luta contra o governo sírio, ainda no ano de 2009. Esta campanha não obteve resultados e quando os protestos se iniciaram, em 2011, as revindicações dos manifestantes (trabalhadores, estudantes, professores e sectores da classe média, desconfortáveis com as medidas económicas do governo e com a corrupção que reinava no país) não iam no sentido da campanha de contra-informação dos USA, que apelavam á luta violenta e ao “derrube do regime, por todos os meios”.

O agudizar do conflito interno levou os USA e aliados a movimentarem a sua máquina financeira e logística para equipar os grupos que constituiriam a oposição armada ao governo sírio. Segundo o Washington Post o programa de financiamento dos USA custa cerca de mil milhões de USD por ano ao erário público norte-americano (15 avos do orçamento da CIA). Foram treinados e armados cerca de 10 mil combatentes durante os últimos 5 anos e grande parte do financiamento dos USA é utilizado na formação, constituição de redes logísticas, de redes de informação e recolha de dados e nos campos de treino localizados na Jordânia, sendo o restante financiado pela Arábia Saudita e Estados do Golfo.

Este programa será reduzido este ano, por decisão do Congresso norte-americano, em 20%. Estas reduções fazem parte de um projecto preliminar mais vasto, que abrangerá todas as operações da CIA e da NSA (National Security Agency) que será submetido á Camara de Representantes, provavelmente ainda no presente mês de Março.

Em Fevereiro de 2015 foi, também, assinado um acordo entre os USA e a Turquia para treinar e equipar forças da oposição síria (da chamada “operação moderada”) em solo turco e no mês de Abril de 2015, chegaram á Turquia 40 efectivos dos marines norte-americanos para levar a efeito o treinamento destes grupos. Nenhum destes programas cessou e não foram sequer abordados nas negociações que conduziram às actuais tréguas, o que leva a considerar, atendendo ao facto de que os grupos oposicionistas apenas chegaram a acordo devido às derrotas sofridas no terreno, que as actuais tréguas não sejam mais do que um balão do oxigénio para estes grupos.

Que a Síria necessita de Paz, isso é por demais evidente. Que essa Paz apenas pode ser conquistada após a derrota do fascismo islâmico do Daesh, é algo que todos estão de acordo. Agora, que a Paz seja uma pretensão do Ocidente e dos seus aliados do Golfo e da Turquia…
--------- 
Saunders, Paul J. Russia's Syria dilemma http://www.al-monitor.com
al-Haj, Mustafa  Will the Syrian truce survive? http://www.al-monitor.com
al-Haj, Mustafa Is Syrian regime's seizure of Sheikh Miskin a tipping point? http://www.al-monitor.com
Rozen, Laura US, Russia reach partial Syria truce deal http://www.al-monitor.com
Mille, Greg and DeYoung, Karen Secret CIA effort in Syria faces large funding cut Washington Post 2015/16/02

Sem comentários:

Mais lidas da semana