quinta-feira, 24 de março de 2016

Angola. EMPRESAS CHINESAS NA LIMPEZA DA CAPITAL



O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, anunciou ontem a participação de empresas chinesas na recolha dos grandes focos de lixo na cidade de Luanda.

Ao intervir no encontro de balanço da campanha de limpeza realizada no fim-de-semana nos municípios de Belas, Viana, Cacuaco e Cazenga, no âmbito do Plano de Contingência e Medidas para a Recolha, Combate e Extinção de grandes focos de resíduos sólidos na província de Luanda, Hélder Vieira Dias “Kopelipa” informou que as empresas públicas e as contratadas vão continuar a fazer a recolha diária dos resíduos sólidos. 

O ministro de Estado disse que é necessário criar um conjunto de acções no sentido de melhorar o trabalho que está a ser realizado. 

“Os administradores devem ser capazes de fiscalizar e responsabilizar todo o munícipe que deite o lixo em lugares impróprios e as empresas que não cumpram com o seu trabalho”, disse Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, informando que a via que dá acesso até ao aterro sanitário dos Mulenvos vai ser reabilitada. O coordenador executivo da Comissão de Limpeza da cidade de Luanda e secretário de Estado do Interior, Eugénio Laborinho, disse que, apesar dos constrangimentos, o balanço da campanha foi positivo e foram mobilizados cinco mil efectivos da Polícia Nacional que participaram no primeiro dia.  

“Para o segundo dia da campanha não foi necessário a participação dos cinco mil efectivos”, explicou o coordenador da Comissão, que durante o período de campanha vai mobilizar mais recursos humanos.

Eugénio Laborinho acrescentou que com o apoio das empresas e outros voluntários “vamos atingir os objectivos direccionados para os municípios com grande foco de lixo. Os administradores municipais, distritais e comunais devem ser mais fiscalizadores e todos os que forem apanhados a deitar o lixo em lugares impróprios devem ser sancionados”.

O coordenador da Comissão pediu maior colaboração dos munícipes na recolha e limpeza dos resíduos sólidos. “Temos as condições necessárias para transformar a capital numa cidade limpa e com um ambiente bom para se viver”, concluiu Eugénio Laborinho, reafirmando que a campanha estende-se para além dos 45 dias estabelecidos, até que se defina outras estratégias para a recolha normal dos resíduos sólidos. 

O governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, anunciou que para a campanha de limpeza a ser realizada este fim-de-semana contam com o apoio das igrejas e de jovens. Higino Carneiro disse que os administradores municipais, distritais e comunais devem ser os responsáveis das suas zonas de jurisdição e trabalhar com todos os seus órgãos.

Arcângela Rodrigues  - Jornal de Angola – Foto: João Gomes

Sem comentários:

Mais lidas da semana