domingo, 6 de março de 2016

Conselho de Segurança das Nações Unidas visita Bissau em busca de diálogo político



Uma missão do Conselho de Segurança das Nações Unidas visita a Guiné-Bissau na segunda-feira depois de aprovada uma resolução, em fevereiro, que apela ao diálogo para resolver as divergências políticas que estão a travar o desenvolvimento do país.

"A última missão do Conselho de Segurança à Guiné-Bissau foi em 2004. Esta nova visita tem como objetivo recolher informações em primeira mão das instituições-chave e da liderança do Governo", referiu fonte da organização à Lusa.

A presidência do conselho está entregue durante o mês de março a Angola.

A delegação que chega a Bissau durante a manhã é liderada por Ismael Martins, representante angolano, e inclui outras 14 pessoas.

O programa de visita inclui encontros com o Presidente da República, o primeiro-ministro, o presidente do parlamento, chefes de partidos políticos, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais.

O chefe de Estado e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), partido no Governo, estão em confronto político desde o verão de 2015, num diferendo que extravasou para o Parlamento e o tem impedido de funcionar.

Na sua última resolução sobre a Guiné-Bissau, adotada por unanimidade a 26 de fevereiro, "o Conselho de Segurança sublinhou que todos os intervenientes devem trabalhar para assegurar a estabilidade" por forma a implementar "reformas importantes e o fortalecimento das instituições do Estado".

LFO // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana