terça-feira, 29 de março de 2016

Portugal. O “EXAME” DO PROFESSOR MARCELO A PARTIR DE BELÉM



Ana Sá Lopes – jornal i, opinião

Pode alguém ser quem não é? Poder, pode, mas não seria a mesma coisa.

 A declaração de ontem do Presidente da República foi um remake do “Exame” da TSF, o antigo programa que Marcelo conduziu aos sábados de manhã nos anos 90. Só faltou o gran finale: o Presidente da República a dar a nota a António Costa e Mário Centeno. Mas pelo discurso, percebeu-se que terá sido 13 ou 14. Bem, com 14 já dispensavam e Marcelo deixou as mãos livres para levar os examinandos a uma eventual prova oral lá para o ano de 2017.

Não havia novidade na promulgação rápida pelo Presidente da República do Orçamento do Estado – isso estava pré-anunciado. A novidade foi o tom explicativo num Presidente da República, o tom entre o professor e o comentador político que Marcelo utilizou na sua primeira mensagem ao país. Se não tivéssemos a experiência de Marcelo comentador, poderíamos ser tentados a afirmar que estava a adotar o estilo das conversas em família de um outro Marcelo que esteve para ser seu padrinho. Mas aquilo não foi uma conversa em família. Foi apenas Marcelo, igual a si próprio, a justificar ao povo “do afeto” o ter dado o sim ao Orçamento.

Um ponto ficou evidente: Marcelo gostou do Orçamento. A expressão utilizada pelo Presidente – “É indiscutível que há, embora mitigada pelo compromisso com as instituições europeias, uma preocupação social dirigida a certas camadas da população” – é uma declaração de concordância genérica.

Claro que há riscos, e Marcelo enumerou-os todos, desde a instabilidade mundial até ao de não ser cumprido o “rigor” que pediu insistentemente. Foi um “Exame” pedagógico e avaliador do governo. Se Marcelo tivesse aparecido a fazer uma comunicação ao país utilizando o tom de Cavaco Silva – o agora Presidente da República esforçou-se um pouco na campanha para arranjar um bocadito de gravitas que nem sequer funcionava lá muito bem –, não seria Marcelo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana