domingo, 24 de abril de 2016

ANTÓNIO GUTERRES DIZ SER HOJE “UM FEDERALISTA EUROPEU FRUSTRADO”



O antigo primeiro-ministro António Guterres reiterou hoje que sempre foi um federalista europeu, mas lamentou que seja agora "um federalista europeu frustrado", acentuando a necessidade de maior colaboração entre os Estados-membros da União Europeia.

Numa sessão de perguntas e respostas com elementos do Partido da Esquerda Europeia, cujo encontro da comissão executiva terminou hoje no Porto, Guterres lembrou que o sistema atualmente em prática para lidar com refugiados "foi criado tendo em vista pedidos individuais de pessoas que vêm para a Europa em pequenos números".

Ao abrigo da Convenção de Dublin, recordou Guterres, a responsabilidade de acolhimento foi colocada sobre o país de entrada da pessoa em causa, algo que "já não se adequa à situação atual em que há movimentos em massa, face aos quais é preciso fazer uma distribuição justa dos refugiados".

"Sou a favor de um sistema europeu de asilo. Sempre fui um federalista europeu, hoje sou um federalista europeu frustrado, mas não acredito que os problemas do nosso tempo possam ser resolvidos individualmente pelos nossos países", disse o atual candidato ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

Para Guterres, os países individualmente são "muito pequenos, muito irrelevantes", o que significa que ou há uma junção de esforços ou a "Europa será menos e menos relevante para os assuntos globais".

"Devo dizer que não vejo a Europa a caminhar nesta direção", admitiu o anterior Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, que esteve no encontro da Esquerda Europeia a convite do Bloco de Esquerda.

Questionado pelos jornalistas sobre o que falhou no acordo entre a União Europeia e a Turquia, Guterres frisou o mesmo ponto: "A questão fundamental é a questão da incapacidade que a Europa teve de ter uma resposta europeia solidária à crise dos refugiados e das migrações".

TDI // MSF - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana