sábado, 25 de junho de 2016

OXALÁ QUE O PARLAPIÊ E O HUMOR DE PAULO GANGA NÃO TENHA SIDO FINGIDO



Fernando Vumby, opinião

Hoje acordei com o pensamento todo ele virado para todas as intervenções televisivas que já ouvi de Paulo Ganga carregadas de muito humor e bom parlapiê quase sempre aplaudido pela plateia como se de um craque de futebol se tratasse.

Mas ao longo do tempo algo despertou-me á atenção ao reparar que sempre que se mencionou o nome de JES e se falou da necessidade de se meter o homem no olho da rua , este disse 13 vezes de que não estava de acordo com esta atitude , muito embora seja um legitimo direito que o mesmo tem em estar de acordo ou não , já somos muitos os que começamos á desconfiar dele , do seu parlapiê e dos seus montões de exemplos cheios de humor.

Pois se pesarmos muito bem os discursos do jeito como o faz Paulo Ganga num país como o nosso onde tudo vale na luta pela sobrevivência e cada vez com mais hipócritas , as contradições entre o que dizem defender e a falta de ações praticas , chegaremos á conclusão de que afinal não é atoa que os políticos , pastores , bispos , aldrabões , ladrões , prostitutos ou mesmo analistas mais populares geralmente são os que têm boa retórica ( muita lata ) mesmo nem sem bem intencionados.

Nunca escondi que desde que me conheço como homem entre os poucos angolanos que me deixaram eletrizado pela forma como faziam ou fazem os seus discursos , depois do mais velho Nito Alves e mais uns poucos , está o Paulo Ganga pessoa de quem cheguei ate mesmo á ser uma espécie de fã , muito embora sempre com um pé atrás porque o seu parlapiê nunca me convenceu totalmente.

A palavra ( parlapiê ) antigamente era utilizada como um substantivo para designar conversas de pessoas com grande capacidade de embrulhar os outros através do discurso bem falante e com palavras raras nalguns casos carregadas de muito humor fingido ou não como o faz Paulo Ganga de forma muito singular.

No Sambila ( Sambizanga ) por exemplo tínhamos antigamente pessoas que poderíamos hoje considerar como grandes vedetas pela forma como embrulhavam e machucavam as miúdas só mesmo com palavras quando queriam fazer delas suas namoradas e raramente não se acreditava que tinham pau ( Feitiço ).

Mas de acordo com a língua de Camões , Mário Soares e outros tantos o dicionário já define está palavra como o falar muito sobre assuntos , geralmente de pouco interesse , com muito populismo e entusiasmo próprio de impostores que se valem do discurso cheio de palavras falsas e muito humor fingido para tirar proveito da ignorância dos outros que não sabem que tipo de pessoa têm verdadeiramente pela frente.

A VIOLÊNCIA NA CADEIA CONTRA OS REVÚS & A POLITIZAÇÃO DA VIDA QUOTIDIANA ANGOLANA

Já lemos que Nito Alves foi pontapeado na cadeia , aos presos políticos foi rejeitado tratamento médico por ordens superiores , as manas Laurinda Gouveia e Rosa Conde têm passado os piores momentos das suas vidas especialmente como mulheres que deveriam merecer um cuidado e tratamento especial muito embora muita coisa sobre o que elas têm passado quanto sei , ainda não foi tornado publico.

Porém importa dizer aqui claramente que esta violência contra os presos políticos nas cadeias tem um objetivo criminoso á atingir , e não se limita simplesmente aos presos políticos , o regime quer com isto atingir também os seus familiares em particular e no geral a própria sociedade angolana.

Quem não sofre com isto , ao saber do sacrifício que os familiares dos presos políticos passam para os conseguir visitar regularmente , dos custos e da chantagem feita contras as esposas e irmãs obrigadas em alguns casos á se despirem na frente de carcerários muitas vezes na presença de seus filhos ?

Mãos aqui e ai , para se ver se trazem alguma coisa proibida , em fim quem já foi alguma vez preso especialmente político deste regime colonial ( negro ) pode imaginar a quanta humilhação os familiares dos presos e nós próprios também não passamos como solidários destes bravos revolucionários .

Quem olha bem para o perfil destes jovens , as razões e motivos que fabricaram para os condenar não pode deixar de concluir de que estamos realmente á ser governados por criminosos que vão selecionando as suas vitimas consoante os seus caprichos e suas paranoia.

Já repararam que em nenhuma cadeia angolana se encontra nenhum destes denunciados quase todos os dias por desvios de grandes quantias de dólares , nenhum assaltante de banco que quando foge o faz quase sempre em direção á cidade alta e nem tão pouco policias que se tornaram nos maiores assassinos autorizados.

Prender arbitrariamente , julgar e condenar seja lá como for , para amedrontar o povo em especial os jovens tornou-se hoje numa das ferramentas mais poderosas em posse de JES/MPLA que acredita assim poder consolidar o seu projeto criminoso de ( des ) governação de Angola.

E que mesmo depois de quase satisfeito todos os seus caprichos se considerando que JES tem feito praticamente tudo que lhe apetece incluindo as piores besteiras sem que haja dentro e nem fora do seu partido quem o consegue travar , ainda assim este dá sinais de não satisfeito transformando aquela repressão já habitual em mais intensa contra todos que o queiram ver fora do poder.

JES quer manter o controle total da sociedade angolana esvaziando as ruas de Luanda , Benguela , Huambo , Malanje e outras grandes cidades de manifestantes através de uma política rígida de repressão utilizando para isto o seu corpo policial e os seus vários esquadrões de homens secretos nacionais e estrangeiros de várias origens mascarados de tudo um pouco.

Eu acredito mesmo que ele ainda vai mexer e remexer na já apodrecida lei constitucional ao seu bel prazer como sempre , já que não existe quem o trave para então criar definitiva e claramente uma série de obstáculos burocráticos legais para se proibir para sempre o direito á manifestação no país e o direito á cadeia para quem não aplaude o regime.

Do jeito que a coisa está á caminhar não tenho duvidas de que isto venha á ser uma realidade num país cada vez mais repleto de covardes ( úteis ) para o regime e seus objetivos claramente criminosos .

Fórum Livre Opinião & Justiça - Fernando Vumby

Sem comentários:

Mais lidas da semana