domingo, 10 de dezembro de 2017

CUBA DA CIVILIZAÇÃO E OS ESTADOS UNIDOS DA BARBÁRIE



Martinho Júnior | Luanda

1- Cerrou o pano dos debates que leva Cuba à Assembleia Geral da ONU anualmente, com uma estrondosa votação de condenação ao bloqueio por parte dos Estados Unidos à maior ilha das Caraíbas.

Os Estados Unidos ficaram isolados uma vez mais, pois a seu favor apenas se registram dois votos: os seus próprios e os do apêndice irredutível que é Israel, como se fossem duas ilhas despóticas, expoentes duma afronta que é um crime contra a humanidade e a mais longa das práticas conspirativas levadas a cabo pela aristocracia financeira mundial!

O chanceler cubano Bruno Rodriguez, veio confirmar face à barbárie do bloqueio que “el pueblo cubano no renunciará jamás a construir una Nación soberana, independiente, socialista, democrática, próspera y sostenible”!...

Bruno Rodriguez não se limitou contudo ao compasso das últimas cinco décadas e meia em relação ao assunto: “no han sido 55 años, señora Embajadora, se equivoca en su primera frase, han sido 26 de estas sesiones y más de un siglo del origen de los hechos que hoy se discuten.

Ella miente, usa el mismo estilo que prevalece hoy en la política estadounidense. Todo empezó antes de que existiera, incluso, la Nación cubana. Cuando el pueblo cubano por vez primera se alza en armas en 1868, ya se habían desatado los apetitos anexionistas y de dominación de lo que era y es hoy el imperialismo estadounidense.

En 1898, usando un pretexto —como caracteriza a la historia moderna de los Estados Unidos—: la voladura del buque Maine en puerto cubano, entraron como aliados de las fuerzas independentistas cubanas y ocuparon el país después como invasores, impusieron la Enmienda Platt, cercenaron la independencia y la soberanía de Cuba; tres ocupaciones militares realizaron, impusieron 60 años de dominio absoluto que terminó el Primero de Enero de 1959 con la entrada del Ejército Rebelde en La Habana y el triunfo de la Revolución Cubana, que hasta hoy libra las mismas luchas que inspiraron a nuestro pueblo hace más de 100 años”…

Dos “projectos” de expansão e ocupação “ultramarina” (Havai, Filipinas, Guam, Porto Rico e Cuba), a ilha rebelde seria o único“fruto que não caiu” e face à persistente barbárie ergueu a civilização socialista, farol, exemplo e vanguarda para toda a humanidade!

2- Para onde caminhou afinal Cuba revolucionária, socialista, independente e soberana?

Para onde se dirigiram os Estados Unidos desde a saga de sua expansão de leste para oeste na transversal Atlântico-Pacífico do continente?

Enquanto Cuba mobilizou em estreita identidade para com sua própria história, por via da educação e da saúde, todo o seu povo, mutiplicando as potencialidades da solidariedade e do inbternacionalismo, inclusive mesmo quando sujeita ao “período especial”…

Os Estados Unidos mutiplicaram-se na sua arrogância, transformando a expansão em imperialismo, consubstanciado hoje numa hegemonía que, com base num dólar que não passa duma arquitectura-moeda de expoliação e saque, sustentar mais de 800 bases militares espalhadas pelo mundo, provocando desequilíbrios, tensões, conflitos, guerras, caos, terrorismo, desagregação e miséria, conforme as consequências directas e indirectas de sua actuação, como jamais tivessem renunciado a considerar e tratar os outros como o que fizeram em relação às quase desaparecidas nações autóctones, que pela força e pelo genocidio foram despojadas e reduzidas a peças anacrónicas, em cerrada sobrevivência nas reservas de museu!

Ante nossos olhos, na Assembleia Geral da ONU e a propósito do bloqueio, desfilam todos os anos duas concepções contraditórias, que são um autêntico balanço para toda a humanidade e por isso, fonte de esperança para os espoliados da Terra: 191 esprimiram-se este ano pela civilização, face a 2 ilhas isoladas e anacrónicas por uma barbárie que continua a ser um crime persistente contra a humanidade!

Martinho Júnior - Luanda, 4 de Novembro de 2017

Ilustrações:
Manifestação a favor do fim do bloqueio a Cuba nos estados Unidos;
Painel que traduz a votação contra o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba, neste ano de 2017.

A consultar de Martinho Júnior:
Série “Uma fruta que não caiu” (de I a IX), no Página Global (2014 e 2015) – http://paginaglobal.blogspot.com
BLOQUEIO A CUBA, A MAIS LONGA PRÁTICA DE CONSPIRAÇÃO – http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/10/bloqueio-cuba-mais-longa-pratica-de.html

A consultar:

Sem comentários:

Mais lidas da semana