sábado, 6 de janeiro de 2018

Oposição na Guiné Equatorial diz que continua confinada e cercada

Militantes da oposição na Guiné Equatorial denunciaram hoje que continuam confinados na sede do partido, nos arredores da capital, Malabo, e cercados pelas forças de segurança oficiais, noticiou a agência espanhola Efe.

O líder do partido Cidadãos para a Inovação (CI), Nsé Obiang Obono, disse à Efe, por telefone, que está iminente a detenção das cinco dezenas de militantes confinados no edifício, entre os quais uma menor de idade, e pediu a intervenção das Nações Unidas.

"É o nono dia de assédio. Esta manhã, alguns militantes do partido tentaram trazer-nos comida e água e foram detidos pelas forças de segurança", contou.

"Em resultado de uma possível visita de um representante das Nações Unidas, o regime levou os militantes do partido que deteve para prisões desconhecidas", relatou.

A agência Lusa tentou falar com Gabriel Obono, mas não conseguiu estabelecer contacto.

"Se nos levarem, é a morte", alertou María Jesús Mené Bobapé, mulher de Obono, também em declarações à Efe, a partir da sede do partido, uma vivenda com muros altos localizada numa zona degradada na periferia da capital, à qual se pode aceder apenas por uma rua, agora cortada pelos militares.

De acordo com o único partido político da oposição com representação parlamentar na Guiné Equatorial, as Nações Unidas deverão enviar um representante ao país, na próxima semana -- mas esta informação não foi ainda confirmada por fontes da organização.

Os CI pediram às Nações Unidas que, quando visitem o país, intervenham para acabar com o que consideram ser uma repressão política.

A Guiné Equatorial é governada por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo desde 1979, entre reiteradas acusações de violação dos direitos humanos e de perseguição a políticos da oposição.

A tensão aumentou no país, membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em finais de dezembro, a seguir a um suposto golpe de Estado, denunciado e alegadamente impedido pelo governo.

Segundo um comunicado a que a Efe teve acesso, o ministro de Estado da Segurança Nacional, Nicolás Obama Nchama, disse que, a 24 de dezembro, um grupo de mercenários de Chade, Sudão e República Centro-Africana entrou nas localidades de Kie Osi, Ebebiyin, Mongomo, Bata e Malabo, a capital, para supostamente atacar o Presidente Obiang.

O Governo acusou a "oposição radical" de ser responsável pela suposta tentativa de golpe, tanto a partir de dentro como de fora do país.

"Estamos a ser vítimas, querem justificar que somos golpistas, quando, na realidade, é uma operação de limpeza do partido", denuncia o líder de CI.

"É uma vingança pessoal. Ele [Obiang] sabe isso perfeitamente. É um ajuste de contas, não fizemos nada. Querem eliminar o partido Cidadãos pela Inovação recorrendo a uma mentira", frisa Obono.

Nas legislativas de novembro, a oposição conseguiu um lugar na Câmara dos Deputados, elegendo Jesús Motogo Oyono. Os restantes 99 lugares parlamentares nas mãos do Partido Democrático da Guiné Equatorial, de Teodoro Obiang Nguema.

SBR (NVI) // VM // LUSA

Na foto: Nsé Obiang Obono, opositor do regime ditatorial de Teodore Obiang.

Sem comentários:

Mais lidas da semana