segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Palavras mágicas: Benfica, borlas, vantagens, justiça, Centeno e porra, pá!


Uma palavra mágica: borla. Definição oferecer/aceitar algo sem ter de pagar. Também lhe chamam cortesia por parte de quem oferece a borla. Qualquer coisa. Um bilhete de cinema, uma bilhete de avião, de comboio, etc. Um ou mais bilhetes para o futebol – em camarote repimpa dos VIP, ou não. Isso também é uma borla. Grande borla. Mas, se neste último exemplo quem aceitar a cortesia, a borla, e tiver por desempenho o cargo de ministro… Ai minhas ricas senhoras e senhores! Um nome mágico: Centeno. A porca está a torcer o rabo se Centeno recebeu vantagens do Benfica, se acaso lhe fez favor. Dizem que reduziu ou isentou alguém - ligado ao Benfica - do IMI de um edifício… Ai, ai, ai. Se corresponder à realidade é mais uma prova que estes governantes (políticos) não resistem a fazerem favores a uns (em troca de interesses ou não) repisando a legalidade. Bem, mas depois do processo apurado voltaremos à vaca fria, por agora está tudo no segredo de justiça. Segredo disso? Ora, ora. Temos visto essa coisa de Segredo de Justiça ser coisa nenhuma. É para o que convém a uns quantos lá da dita Justiça e ilhargas. Pois, aqui está uma definição sobre aquele setor que anda a ser mal empregue, indevidamente empregue. É que por muitas vezes mais parece o Cabaré da Coxa! Pois é. Triste e merecidamente pois é. A seguir, sobre o Centeno e muito mais, no Expresso Curto da hora do almoço – porque chegamos sempre tarde e a más horas. Chegamos? Centeno… Porra, pá! Mas isso faz-se? Então não sabias que isto (o país) está a ir tudo tão bem?! Porra, pá! (MM | PG)

Quanto custa um bilhete para ir ver a bola?

Martim Silva | Expresso | opinião

Bom dia, este é o seu Expresso Curto desta última segunda-feira do mês de janeiro do ano da graça de 2018. Esta noite, regressa o campeonato nacional de futebol, com o Benfica a jogar.

Não sabemos quem vai estar na tribuna presidencial do Restelo, quem foi convidado ou quem pediu bilhetes para lá ir. Mas sabemos que Mário Centeno se deixou enredar numa polémica tonta e escusada por causa de um pedido tonto e escusado de bilhetes para ir à Luz com o seu filho.

À conta disso, e de uma cunha de Vieira para uma isenção de IMI do filho, vê-se agora o ministro em situação delicada.

O seu Ministério foi alvo de buscas judiciais no último fim de semana. Está em causa a suspeita de um crime de recebimento indevido de vantagem.

O Correio da Manhã de hoje titula "Centeno sai se for arguido", afirmando que o assunto já terá sido alvo de uma conversa entre o ministro das Finanças e o primeiro-ministro, António Costa. No ar paira a analogia com a situação que levou o ano passado três secretários de Estado do Governo, Rocha Andrade, Jorge Oliveira e João Vasconcelos, a abandonarem o Governo antes de serem constituídos arguidos numa investigação motivada pelo facto de terem ido ao Europeu de França de Futebol a convite da Galp.

Aqui pode ler a notícia do Expresso em que revelamos que a investigação da Justiça se centra em suspeitas de "recebimento indevido de vantagem" e ver a peça da SIC Notícias que explica toda a polémica. E aqui deixo um link do Observador, que lançou a história inicial, e pode ajudá-lo a perceber melhor toda a polémica.

É caso para dizer que a obsessão deste Governo em ir à bola está a começar a custar-lhe muito cara.

Ainda sobre o Benfica, a notícia do último fim de semana revelada pelo Expresso dando conta da investigação judicialque une as suspeitas relacionadas com vouchers, emails e jogos comprados já mereceu resposta dos encarnados, pelo seu responsável de comunicação Luís Bernardo.

Esta noite, os encarnados voltam ao campo, para jogar em Belém, e se ganharem voltam, pelo menos provisoriamente, ao comando do campeonato. A grande interrogação é saber quem será o substituto do lesionado Krovinovic.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

Notícia forte deste fim de semana foi o novo surto de legionela,detectado no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, com quatro casos identificados. Os responsáveis do hospital admitem que possam surgir mais casos e dizem ainda não saber a causa deste surto. Esta peça lembra os surtos anteriores no nosso país.

Diário de Notícias de hoje titula que a discussão sobre o OE para 2019 já começou e tem como ponto polémico os aumentos salariais na Função Pública, com um pingue-pongue verbal entre João Galamba e Catarina Martins.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, alertou ontem para a necessidade das matas do país estarem limpas até maio, "ou então não vale a pena".

Numa entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, volta ao tema Autoeuropa, dizendo que a empresa "não precisa de trabalhar ao sábado".

A propósito de sindicatos, refira-se que os pré-avisos de greve na Função Pública subiram muito, 82%, no último ano.

O padre que na Madeira assumiu a paternidade de uma criança foi dispensado e substituído por outro pela Diocese do Funchal, embora continue a poder exercer o ministério sacerdotal noutras funções.

Um camionista português morreu num acidente com um camião frigorífico nas estradas de Espanha.

Gonçalo Paciência (filho do antigo internacional Domingos) não ganhou a final da Taça da Liga, ao serviço do Setúbal, mas foi seguramente um dos vencedores. Jogou tão bem que o FC Porto, dono do seu passe, já lhe deu instruções para regressar à casa-mãe. De imediato.

Ainda no desporto (automobilismo), em destaque estiveram os portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque, vencedores nas míticas 24 horas de Daytona.

Lá fora

A última noite foi consagrada aos Grammys, os prémios da indústria discográfica. O Luís Guerra, da Blitz, conta aqui o filme detalhado de uma noite em que o grande vencedor foi mesmo Bruno Mars. No Guardian, lembra-se que o movimento #MeToo foi outros dos destaques da última noite.

À margem dos vencedores propriamente ditos, deixo aqui este extraordinário sketch em que Hillary Clinton aparece a ler um excerto de 'Fire and Fury'.

Ainda sobre o presidente dos EUA, amanhã, terça-feira, é o dia do habitual discurso do estado da união, e já se fazem previsões sobre qual será o tom do discurso de Trump.

Também para esta terça-feira está marcada a cerimónia de investidura do governo da Catalunha. Mas sem ainda que se saiba se vai mesmo acontecer, como vai acontecer e se Puigdemont irá ou não estar presente.

Na Rússia, o líder oposicionista russo Alexei Navalny foi ontem detido, e posteriormente libertado, durante manifestações de apelo ao boicote às próximas eleições presidenciais no país, marcadas para Março.

Polónia e Israel estão às turras depois da anunciada intenção polaca de aprovar uma lei proibindo que se fale em campos de extermínio polacos.

No leste da Europa prosseguem os sinais de endurecimento, com a reeleição este fim de semana do presidente checo Milos Zeman, que derrotou nas urnas o candidato pró União Europeia e vai assim cumprir o seu segundo e último mandato no país que já foi liderado por Vaclav Havel.

Fabricantes alemães de automóveis testaram as suas emissões de carros a diesel... em macacos. A obsessão das empresas em provar que os seus motores diesel eram ambientalmente seguros era tal que não hesitaram em financiar, em 2014, um estudo em que macacos enjaulados ficavam horas a fio a inalar fumo saído de um VW Beetle.

Este longo formato jornalístico do NYT é notável e fala do'mercado negro' das redes sociais e das empresas que se dedicam a criar perfis falsos para permitir aos seus clientes criarem a ilusão de que são muito populares no Facebook, Twitter e afins. Eis um dos lados negros de uma das ferramentas tecnológicas mais fantásticas ao nosso dispor atualmente.

Ainda no New York Times, este texto sobre Woody Allen e as alegações de abusos sexuais de que tem sido alvo e as implicações que podem ter na carreira cinematográfica de um dos mais icónicos realizadores das últimas décadas.

Este fim de semana foi de glória para Roger Federer, que conquistou o seu 20º torneio do Grand Slam.

Nota para dois falecimentos no fim de semana.

Cá dentro, o do histórico socialista e resistente anti-fascista Edmundo Pedro. Lá fora, do fundador do IKEA, Ingvar Kamprad, o homem que mudou (e uniformizou) as casas do planeta e cuja vida tem pormenores incríveis. Deixo os perfis publicados no El Pais, na BBC e aqui no Expresso.

O QUE ANDO A LER

Depois de 'Fire and Fury', sobre o primeiro ano de Trump na Casa Branca, e que já aqui recomendei quando ainda estava a meio, peguei num outro livro que me chegou daquele lado do Atlântico. "The Best American Magazine Writting - 2017".

O título diz mais ou menos tudo. Trata-se de uma compilação dos melhores artigos de revista (print e digital) publicados nos EUA e eleitos pelos seus pares. Há década e meia que esta obra se tornou imprescindível para mim algures entre dezembro e janeiro, quando costuma ser editada. A deste ano não está a defraudar as expetativas. O livro está cheio de artigos sobre política e Trump e assuntos afins (incluíndo um ensaio de George Saunders) mas o trabalho de entrada é tão bom como surpreendente: uma reportagem sobre dois ornitólogos que vão para as florestas de Cuba, a norte de Guantánamo, em busca de uma ave rara que se pensa quase extinta e que segundo alguns relatos poucos sólidos terá sido avistada duas ou três vezes nas últimas décadas na região. 

A aventura é ao jeito de Indiana Jones e... bom, não vou ser spoiler e revelar se a ave é ou não avistada. Mas seguramente que dará por bem empregue o tempo dedicado a lê-la. Ou de como o bom jornalismo é feito de contar boas histórias de uma maneira simples e interessante e envolvente.

Falando de bom jornalismo, ontem à noite, antes de me dedicar à escrita destas linhas, estive a ver The Post, o filme de Spielberg, com Tom Hanks e Meryl Streep nos papéis de diretor e dona do Washington Post no início dos anos 70. O filme gira à volta dos chamados Pentagon Files (documentos secretos do Departamento de Defesa que demonstravam como durante anos se mentiu aos norte-americanos sobre a guerra do Vietname). Um bálsamo para quem gosta de cinema e admira bom jornalismo.

E por aqui me fico. Tenha uma excelente segunda-feira. E boas leituras.

Sem comentários:

Mais lidas da semana