domingo, 4 de março de 2018

PORTUGAL | FESTIVAL... Da síndrome Salvador Sobral aos erros de "casting"


Com erros de circunstância e polémicas, aí estão as 14 candidatas à Eurovisão. Globalmente, ficou-se aquém das expectativas. Mas, por favor, não se culpe a fórmula

João Gobern | Diário de Notícias

A grande resposta que se procura dispensa rodeios: que canção vai ganhar? Depois, estará a Eurovisão disponível para tolerar e votar um "sucedâneo" de Salvador Sobral, responsável por um ato de coragem (a interpretação) e de bom gosto (a canção Amar pelos Dois, de Luísa Sobral) mas nem por isso imune aos imitadores que, mais declarada ou mais disfarçadamente, lhe "piscam o olho" e acreditam ver ali as regras da alquimia festivaleira? Por fim, reconhecido o esforço da RTP, acabará por colocar-se uma questão de médio prazo: quantas - e quais - das canções hoje finalistas terão engenho e arte para poderem integrar o "património" popular?

Talvez valha a pena começar por aqui: esta final de 2018 aparece - porventura pressionada pela missão de escolher a sucessora de uma canção vencedora - globalmente mais fraca do que a de 2017. Desde logo por um outro resultado que lhe baixa a média, caso de Patati Patata (de Paulo Flores, interpretada por Minnie e Rhayra), em que o arremedo de sambinha é um fracasso, com uma roupagem final que tenta em vão disfarçar a fraca inspiração e, ainda por cima, desaproveita a oportunidade de "colar" as duas vozes. O esforço multilingue é, no mínimo, caricato, exagerando nas concessões globalizantes.

E com Lili em O Voo das Cegonhas (de Armando Teixeira), em que a cantora não consegue criar impacto num tema linear e envolvente, que dispõe - como seria de esperar, conhecendo o estilo do autor - de um arranjo moderno e eficaz, com uma tónica electropop que sabe bem ouvir num festival, mas que fica a meio caminho de marcar a diferença.

Ou ainda com David Pessoa em Amor Veloz (de Francisco Rebelo e Márcio Silva), em que a palavra que acorre é mesmo banalidade.


Foto acima: A segurança de Anabela em "Pra Te Dar Abrigo" | Foto cedida pela RTP ao DN

Sem comentários:

Mais lidas da semana