sexta-feira, 9 de março de 2018

PORTUGAL | O Presidente popular


Paulo Baldaia* | Diário de Notícias | opinião

A eleição de Marcelo Rebelo de Sousa não foi surpresa, o seu mandato está a ser. Não pelo estilo, mas pelo impacto da sua popularidade. Por causa de Marcelo, por causa do seu estilo, por causa da sua popularidade, muitos portugueses reconciliaram-se com a política. Fora da corte de Lisboa, onde gasto parte significativa do meu tempo, o que me dizem os portugueses com quem contacto é que em Marcelo acreditam, em Marcelo confiam, em Marcelo depositam o seu destino coletivo.

Mesmo nos seus tiques populistas, como num 10 de Junho em que se atira às elites em defesa do povo, Marcelo cumpre a tarefa de impedir o avanço de populismos perigosos contra os políticos, contra os partidos, contra as instituições. O Presidente fala em nome do povo, percebe o povo e defende os seus interesses.

Dois anos depois da posse, recordo o momento em que o encontrei na rua, a pé, dirigindo-se à Assembleia da República para assumir em definitivo o seu papel de Presidente: "Sorriso aberto, feliz e disponível para quem o interpelava. Condutores, passageiros dos autocarros, trabalhadores de uma carrinha de construção, gente a circular nos passeios, gente feliz por ver o Presidente na rua e poder cumprimentá-lo."

Marcelo manteve-se igual a si próprio para poder fazer diferente. É certo que tira partido da sua popularidade para a fazer crescer, mas também é verdade que assume as suas responsabilidades enfrentando as claques partidárias para dizer em cada momento o que entende ser melhor para o país.

Tive a oportunidade e a felicidade de lhe fazer uma grande entrevista depois dos incêndios de Pedrógão e do assalto ao quartel de Tancos. Numa altura em que o seu eleitorado natural o acusava de levar o governo ao colo, Marcelo não esteve de modas: "Alguns eleitores de centro--direita desejaram a dissolução e desiludiram." Não poupou o governo e sobre os incêndios exigiu: " Se há responsabilidades, tem de haver responsáveis." Temos Presidente!

*Paulo Baldaia é diretor do Diário de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana