domingo, 1 de abril de 2018

BELENENSES X PORTO | O que diz Sérgio Conceição sobre a antevisão do encontro de amanhã


Sérgio Conceição antevê deslocação ao Restelo

Conferência de imprensa do treinador do FC Porto que Notícias ao Minuto apresentou em direto.

O FC Porto entra esta segunda-feira em campo sabendo que terá de ganhar de forma a não perder a liderança do campeonato do Benfica, que, recorde-se, bateu o Vitória de Guimarães por 2-0.

Antes disso, este domingo, Sérgio Conceição deslocou-se à sala de imprensa do Olival, onde realizou a antevisão do encontro com o Belenenses.

Interesse do PSG: "O que é que eu digo sempre? Tudo o que são essas notícias de mercado e que não fazem parte do nosso trabalho ficam ali no portão do Olival. Mas veio-me à cabeça uma situação engraçada. É que desta vez sou eu que sou metido numa equipa e não é o Marco Silva. Normalmente, o Marco Silva está em todas [risos]. Isto é uma brincadeira, atenção. Gosto muito do Marco. Fui associado a uma equipa, pronto. Acho que isso não tem qualquer fundamento."


Tentativa em prejudicar o FC Porto?: "Espero bem que não. Já disse que os jogos podiam ser marcados com mais espaço. Penso que o FC Porto já se manifestou em relação a isso, portanto não vale a pena estar a comentar mais."

Resposta ao selecionador mexicano: "Isto já começa a ser como as suspeições no futebol português. Chega a um ponto que já ninguém liga a nada porque é tudo banal. Os clubes normalmente saem prejudicados. O Diego Reyes, o Hector Herrera e o Corona quando foram estavam bem e chegaram com mazelas para o fim do campeonato. Ele está a defender os jogadores para o Mundial, mas quem paga o ordenado aos jogadores é o FC Porto. Eu não entendo... Acho até que se devia abrir mais o jogo sobre aquilo que é o trabalho de uma equipa. Isto é quase como os mecânicos da Fórmula 1, é tudo feito ao pormenor. Nós preocupamo-nos com muita coisa sobre os jogadores, portanto não acredito que uma equipa técnica que passa três dias com os jogadores, os conheçam tão bem como nós. Não recebemos recados de ninguém. Até porque tem havido boa comunicação entre o departamento médico da seleção mexicana e o nosso. 

Protagonismo das direções: "Não quero entrar muito por aí. Mas os diretores de comunicação não pensam sozinhos. Normalmente são suportados pela direção. Mas não me quero meter muito nisso porque não é o meu trabalho, tal como não gosto que se metam no meu trabalho.  Se me está a falar diretamente do Francisco J. Marques, acho que ele tem estado a fazer um excelente trabalho naquilo que é a comunicação e a defesa do FC Porto. Agora se estou 100% de acordo com aquilo que são os diretores de comunicação? Não, não estou. Internamente, nós sabemos o que fazemos e está bem definido. Sobre os outros clubes não posso responder. Sei é que não há um clima apropriado para haver tranquilidade e para aquilo que possa sobressair é o espetáculo e o futebol jogado. É por isso que as pessoas pagam o bilhete. O futebol tem de ser vivido com paixão. Tudo o que passar a vontade em que a equipa ganhe, tudo o que passar o respeito... Isso para mim já é negativo. 

Confia no VAR para as últimas jornadas: "Acho que as equipas de arbitragem trabalham sempre para aquilo que é a verdade desportiva. Isso nem se mete em causa. Tudo o que seja mais ferramentas para a verdade desportiva estar presente em cada jogo é bem-vindo. No entanto, neste ano, muita coisa tem corrido mal. O VAR tem de ser uma ajuda e não ser algo que complica. O árbitro por vezes toma decisões certas e às vezes o VAR vem complicar. Agora, não quero falar muito dessas situações. O futebol precisa de ser falado dentro das quatro linhas: do que os jogadores fazem, das opções dos treinadores... Eu gosto de ser criticado. Por uma má opção, por uma substituição mal feita... Acho que se fala muito em coisas negativas. Eu fui jogador e sei o que sente. É muito mau aquilo que andam a fazer. Ver situações como o Wagner no fim do jogo, suspeições antes dos jogos. Alguém tem de fazer alguma coisa porque isto começa a ser insuportável".

Dificuldades com o Belenenses: "O Clássico de amanhã vai ser difícil. Historicamente é sempre difícil. Ontem na RTP Memória estava a passar um jogo de 88, salvo erro, onde eu estava presente como jogador e são sempre jogos muito complicados. Esta equipa do Silas, depois de uma fase menos boa, encontrou alguma estabilidade defensiva e penso que essa base permitiu amealhar alguns pontos importantes no campeonato. Estamos a lutar para manter um lugar que tem sido nosso desde a 5.ª jornada, que é o 1.º lugar."

Entrar em campo em 2.º lugar: "Tirando as provas da Europa, essa foi uma constante no campeonato. Umas vezes compreensível, outras nem tanto. Em todos os jogos que estão marcados vamos jogar sempre depois dos adversários diretos. Houve a pretensão de ter os jogos realizados mais cedo. Vamos jogar o Clássico com o Benfica e 72 horas depois estamos a jogar a meia-final da Taça com o Sporting. Poderia esse jogo com o Benfica ser no sábado? Poderia. Poderíamos jogar na quinta-feira também? Poderíamos. Poderiam o Sporting e o FC Porto jogar na segunda-feira, depois da meia-final da Taça? Poderiam. É uma questão de bom senso e que as pessoas metam a mão na consciência. Isto também faz parte do futebol e é decisivo no final da época."

Corrida a dois: "Depois do jogo entre o Portimonense e o Moreirense [Portimonense ganhou depois de ter estado a perder por 0-3] acho que tudo é possível no futebol. É claro estarmos a caminhar para a fase final do campeonato é mais difícil. Mas não há impossíveis enquanto for matematicamente possível. Ontem foi um bom jogo de futebol entre duas equipas de qualidade. Todas as equipas que matematicamente podem chegar ao título estão na corrida, inclusive o Sp. Braga. Quando eu há uns meses falei no Sp. Braga parece que alguns levaram a mal. Mas parece que sempre é verdade e vai de encontro às minhas palavras."

Lesionados: "Os nomes que têm vindo na imprensa têm vindo a trabalhar de forma condicionada e a fazer gestão de esforço continuam. Vamos ver amanhã. Ainda temos 24 horas pela frente para decidir os jogadores que estão em melhores condições para este díficil encontro. Nuns pontos esta paragem foi positiva, noutros nem tanto."

O FC Porto entra esta segunda-feira em campo sabendo que terá de ganhar de forma a não perder a liderança do campeonato do Benfica, que, recorde-se, bateu o Vitória de Guimarães por 2-0.

Antes disso, este domingo, Sérgio Conceição desloca-se à sala de imprensa do Olival, onde irá antever o encontro com o Belenenses.

Carlos Pereira Fernandes | Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana