sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Portugal | Uma oposição sem argumentos

Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

Os partidos da oposição, PSD e CDS, têm manifestado uma incomensurável dificuldade em encontrar argumentos para fazer face à "geringonça", ao ponto de amiúde o PAN, outro dos partidos que não entrou na geringonça, e que conta apenas com um deputado, conseguir fazer melhor figura do que os deputados do PSD e CDS.

No entanto, e apesar da indisfarçável inépcia desses partidos, existem argumentos que chegam mesmo a pôr em causa os próprios acordos firmados entre PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes. E não é de todo difícil encontrá-los. Eles estão bem visíveis em sectores como a Saúde, Educação e transportes públicos. Neste último particular, soube-se agora que a CP não têm dinheiro para garantir a manutenção e subsequente funcionamento de linhas desde o tão maltratado interior do país até Cascais. Em sectores como a Saúde, o desinvestimento do passado a par com a dificuldade que este Governo mostra em repor o investimento perdido compromete não só a saúde dos cidadãos como a sua dignidade. 

Estas dificuldades sentidas nos sectores referidos não só colocam em causa o futuro da geringonça como custarão votos ao Partido Socialista e o estrago só não é maior devido à também já referida inépcia dos partidos da oposição.

Se por um lado a oposição não sabe encontrar esses argumentos que fragilizam o Governo, cabe precisamente ao Executivo de António Costa não os oferecer de mão beijada. No entanto, outra dificuldade, como sabemos, se atravessa no caminho deste ou de qualquer outro governo: A UE, designadamente a Zona Euro e as duas restrições. 

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana