quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

'Montejo': Opaco novo aeroporto. Muro de trampa. Pinho-Mexia-Salgado são três em um?


Novo aeroporto no Montijo sem divulgação transparente, sobre o impacto ambiental, avança. Ontem, naquela banda, além rio Tejo, a sul, foi dia de júbilo por, talvez, mais um crime ambiental da responsabilidade do atual governo PS, do Estado – de que somos todos nós pagantes. Montijo ou sorrisos de felicidade (existem os de ironia) casa com o mesmo nome. Bastava ouvir os autarcas a defenderem o “seu” aeroporto e a atropelarem essa coisa de impacto ambiental. Daqui por uns tempos vamos ouvir populações e até outros autarcas a reclamarem pelo “barulho” dos aviões e por muitos dos outros inconvenientes quando as decisões são tomadas sobre os joelhos e de cariz economicista em desrespeito pela natureza, pelo ambiente e pelas pessoas. De nada adiantará dizer-se agora “depois não se venham queixar” porque as cabeças dos locais de além Tejo estão feitas, neste aspeto do novo aeroporto como em muitas outras decisões governamentais mal amanhadas porque se borrifam para as pessoas e o que as sustenta com mais ou menos qualidade de vida. É o preço do progresso, dirão uns. É, mas é, mais uma oportunidade para uns quantos 'galifões' do capital (nacionais e estrangeiros) sacarem milhões que hão-de ir morar para offshores e outras vertentes de dinheiros mais ou menos sujos. Adiante.

É no Curto de hoje, lavra do cristão novo Martim Silva, do império Balsemão, o tema de primeira consideração daquela sessão publicitária acerca do Aeroporto do Montijo. Coisa oficial e… inamovível. Até porque já haverá os que têm planos elaborados de como melhor sacar os milhões pela surra, às escâncaras e nas fugas, trocas, baldrocas e vigarices que nestas coisas são habituais. Daí se dizer: “É fartar vilanagem”. Pois.

Trump e o muro a sul dos EUA é a segunda abordagem do autor do Curto de hoje. Ok. Agora ainda não há muro mas o anormaloide que mora na tal Casa Branca, em Washington, não deitou aquele seu querer de humanóide rasca para o lixo e se continuar a morar por lá, na oval sala, tudo fará para explorar muitos milhares de trabalhadores para construir aquele tal muro símbolo de excelência da desumanização, do racismo, da xenofobia, da ampla 'filha de putice' que caracterizam os avanços dos EUA nessa disciplina de desprezar e maltratar todos os outros povos do planeta e até mesmos os seus legais cidadãos, que não os naturais – os índios. Desses, com penas pesadas, há ainda os que por lá dizem que índio bom é índio morto.

Avançando nesta manhã gélida com este Curto acresce informar que vai deparar a seguir com coisas boas e outras que nem por isso. Pois. Mas isso faz parte desta vivência global que partilhamos… ou talvez não. A não ser que nada seja alguma coisa e dê para partilhar. “Olhe que não, olhe que não”, diria aquele que bem sabemos e se não sabe é porque é imberbe ou anda noutras “ondas”.

“Estão todos feitos”, é que se diz por aí acerca dos da EDP Mexia e Pinho. Pode ainda ler no Curto – mais adiante: “Advogados de Mexia e Pinho combinaram estratégia perante o Ministério Público. Em julho os advogados João Medeiros e Ricardo Sá Fernandes concertaram uma posição comum para evitar incongruências entre a argumentação da EDP e a de Manuel Pinho junto dos procuradores do DCIAP.” Isto e mais uns quantos avanços laudatórios que se seguem.

Para qualquer um é claro como água da boa, limpinho-limpinho, que os malfeitores se safam melhor quando “acertam” estratégias – o que pode ser sintomático de que são mesmo malfeitores, bandidos, sacadores, “personas non gratas” aos interesses da sociedade pagante constituída por milhões e a que se chama normalmente país. Ora, ora. O tal avantesma que exibiu os cornos no Parlamento, Pinho, até a sabe toda, assim como esse outro convencido e perpétuo da EDP, o Mexia. Pois. E agora? Agora “tudo está bem quando acaba em bem”, o que é costume acontecer com os poderosos e a tal justiça de pechisbeque que existe em Portugal, que é forte com os fracos e fraca com os fortes. O costume. Além disso há hoje mais Salgado de Molho Espírito Santo no Expresso. Ele anda à solta, em liberdade plena. Também é dono dessa tal coisa chamada "justiça"? Ooooh, tadinhos! Pode ler no Expresso: Processo Manuel Pinho. Ricardo Salgado foi ao DCIAP dizer que “o BES foi considerado o melhor banco em Portugal”

Para Salgado não é preciso mais "lata" porque ele a tem toda e mais alguma: BES, o melhor banco... Pois. Há algum banco bom? E bons banqueiros, haverá? Quando souberem  da existência dessas "belezas" avisem, sff. Os portugueses e outros cidadãos do planeta agradecem imenso.


O Curto de hoje (como tantos) tem pano para mangas. Não podemos prolongar por muito mais esta “converseta”. Por tal vamos sair de cena – até porque nem somos de cena, visto que dá para perceber e palpar que a populaça não conta para nada, a não ser para votar nas eleições ditas democráticas… Ora, ora!

Bom dia. Oxalá almocem como merecem e deve ser. E que jantem. Ao menos isso. Pois. Inté. (MM | PG)

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Trump insiste no discurso anti-imigração... e quer muito o Muro

Martim Silva | Expresso

Bom dia,
este é o nono dia deste ano de 2019 e este é o seu Expresso Curto.

Destaco dois temas: a assinatura do contrato para o novo aeroporto no Montijo, e as obras no Humberto Delgado, com todas as implicações que tem e polémicas que trás associadas.

E o discurso de Donald Trump aos norte-americanos, e ao mundo, na tentativa de pressionar o congresso para obter o dinheiro necessário par aa construção do muro na fronteira com o México.

E começo exatamente por este último.

Em pleno primetime televisivo, e falando ao país pela primeira vez de forma solene a partir da Sala Oval da Casa Branca, Donald Trump insistiu na necessidade de conseguir do parlamento as verbas necessárias para a construção do seu prometido muro (o assunto, recorde-se, está na origem do shutdown - encerramento - dos serviços do governo federal, que já vai no 18º dia).

Trump chegou mesmo a argumentar com a existência de uma "crise humanitária", para defender a construção do muro de dois mil quilómetros que prometeu na campanha. De qualquer forma, e ao contrário do que chegou a ser anunciado, não avançou para uma espécie de estado de emergência, que lhe permitiria contornar o bloqueio para a obtenção das verbas para a construção do muro.

O discurso de Trump, em que este procurou responsabilizar a oposição pelo que está a acontecer, foi imediatamente rebatido pelos líderes Democratas do Senado e Câmara dos Representantes. Chuck Shumer veio de imediato dizer que não se pode governar por "birras"

New York Times apresenta um excelente trabalho em que é analisado à lupa o que o presidente norte-americano disse e a sua adesão à realidade. O que é verdadeiro, o que é falso, o que é enganador, o que necessita de contexto...

Por exemplo: é verdade, tal como acusa Trump, que os Democratas se recusam a dar mais verbas para o controlo de fronteiras?

Deste lado do Atlântico, o Le Monde destaca o tom mais solene do que o habitual do presidente Trump, na análise à sua intervenção.

O Guardian realça que o discurso do presidente dos EUA vem inflamar o discurso anti-imigração.

Finalmente, e para os que tenham interesse em aprofundar o tema "shutdown" de um quarto do efetivo do governo federal, e que se chegar ao final da semana será o mais longo da história, pode ler este trabalho aqui.

AEROPORTO

A discussão sobre o novo aeroporto de Lisboa tem anos. Muitos anos. Décadas mesmo. Ontem, teve um momento decisivo, com a assinatura do acordo para ampliação do Humberto Delgado e construção de um novo aeroporto na base militar do Montijo.

O tema, claro está, é polémico.

Aqui pode começar, caso não o tenha feito, por ver o vídeo de apresentação da nova estrutura. Aqui explica-se l qual é "A história de um aeroporto que esteve para ficar em 17 sítios diferentes". Novo aeroporto pode criar 5000 empregos na fase de construção e alavancar dez a 20 mil empregos diretos e indiretos na fase de exploração, tendo um impacto igual ao superior ao da Autoeuropa na península de Setúbal.

No total, o novo aeroporto no Montijo prevê um investimento global de 1747 milhões de euros.
Já as obras no lotado Humberto Delgado só devem começarno final deste ano, anunciou o presidente da Vinci, a dona da ANA.

Neste trabalho do Observador, feito em perguntas e respostas, procura-se perceber por exemplo se o contrato que foi ontem assinado, e a decisão anunciada, são ou não irreversíveis.

Aqui, Santana Lopes questiona o momento escolhido pelo Governo para avançar com esta obra.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

Rio e Cristas pressionam Costa com alternativas à Lei de Bases da Saúde. PSD e CDS apresentaram as suas propostas de revisão da Lei de Bases da Saúde e há pontos de contacto com o projeto apresentado pelo Governo, apesar de darem mais realce ao papelo dos privados. Socialistas terão de decidir se salvam o diploma à esquerda ou à direita.

Professores, direita e Marcelo, eis os três temas deste episódio da Comissão Política, o podcast de política do Expresso, para ouvir AQUI.

Manuela Ferreira Leite mostra-se muito crítica do encontro das 'direitas' que vai realizar-se amanhã e sexta-feira.

Portugal não assistirá à tomada de posse do Presidente da Venezuela. O ministro dos Negócios Estrangeiros tornou públicoque Portugal não se fará representar na cerimónia oficial, que decorre esta quinta-feira. Há amizades que não duram para sempre.

MNE aconselha “prudência” a portugueses que viajem para a região brasileira do Ceará. Estado do Ceará tem sido palco de vários ataques que já levaram ao envio de vários reforços policiais para a região

Advogados de Mexia e Pinho combinaram estratégia perante o Ministério Público. Em julho os advogados João Medeiros e Ricardo Sá Fernandes concertaram uma posição comum para evitar incongruências entre a argumentação da EDP e a de Manuel Pinho junto dos procuradores do DCIAP. É o que consta de um e-mail que Medeiros enviou nessa data, 3 de julho, a Sá Fernandes, e que faz parte de um lote de documentos da sociedade de advogados PLMJ recentemente descarregados no blogue “Mercado de Benfica”, a mesma plataforma que tem divulgado documentação e correspondência de responsáveis da sociedade anónima desportiva (SAD) do Benfica.

A equipa de direcção da Polícia Judiciária já está completa, com o recrutamento de um elemento do DCIAP.

Tribunal de Contas põe o dedo na ferida: Saúde e Proteção Social vão precisar de mais dinheiro

O tema fez manchete da edição do Expresso no último sábado e continua a ter desenvolvimentos. Transparência Internacional escreve ao Governo pedindo que não pressione OCDE sobre corrupção. João Paulo Batalha, presidente da associação Transparência e Integridade, diz ao Expresso que o “arrufo do Governo com a OCDE é mais próprio de regimes autoritários do que de democracia aberta” e pede um debate alargado sobre o tema.

O Governo voltou a adiar as novas regras para as empresas enviarem ao Fisco a sua informação contabilística.

Este ano, uma em cada cinco câmaras municipais vai alterar o valor do IMI cobrado e neste trabalho do Negócios é explicado o que vai acontecer em cada autarquia.

André Silva, do PAN, quer que a venda de canábis para fins recreativos possa ser feita em farmácias.

Está frio, está mesmo muito frio por estes dias. Ainda assim, a gripe está mais moderada do que na época passada. Atividade gripal na época 2018/2019 está muito abaixo da registada no período anterior, quando o pico de infeções se registou durante o mês de dezembro de 2017. Na época a decorrer, foi no passado fim de semana que, até agora, os portugueses mais telefonaram para a Saúde 24

No Desporto, Pepe voltou ao FC Porto depois de 11 anos. Rui Vitória ruma à Arábia Saudita (o seu destino continua a cruzar-se com o de Jorge Jesus). E a melhor atleta europeia de dezembro é portuguesa.

Lá fora,

Banco Mundial revê em baixa crescimento da zona euro para 2019. Estimativas apresentadas esta terça-feira apontam para que a economia da zona euro tenha crescido 1,9% em 2018 e que progrida 1,6% este ano.

Brexit. Lei do orçamento alterada por deputados contra saída sem acordo. Emenda à legislação foi promovida pela deputada trabalhista Yvette Cooper e pela conservadora Nicky Morgan, e contou com o apoio de parlamentares de vários partidos.

O produtor cinematográfico Harvey Weinstein vai começar a ser julgado pelos cinco crimes sexuais de que é acusado no próximo dia 6 de maio, em Nova Iorque.

Itál
ia. Salvini insiste na recusa em acolher imigrantes bloqueados no Mediterrâneo.

Iémen. Quatro anos de guerra, um acordo de cessar-fogo, mas Hodeida ainda não é livre. O prazo para a retirada dos combatentes houthis da cidade e do porto de Hodeida, no Iémen, por onde passa grande parte das importações e da assistência ao Iémen, terminava esta terça-feira mas eles continuam lá

Julian Assange não colaborou com a Rússia, não cheira mal, não dorme num armário... De que se trata? A organização fundada pelo australiano que se encontra refugiado numa embaixada enviou aos media uma lista de "falsidades" que eles não devem repetir.

Governo de Bolsonaro confirma saída do Brasil do pacto de migração da ONU. O documento, que a BBC News Brasil teve acesso, refere que o Brasil não deverá "participar em qualquer atividade relacionada com o pacto ou a sua implementação".

Resgatados no México dois irmãos raptados por uma seita judaica ultraortodoxa.

A missão da NASA que anda em busca de novos planetas fora do sistema solar já descobriu três planetas e seis supernovas.

FRASES

"Duvido que Miguel Macedo se queira meter outra vez na política. É pena, porque era (é) um ótimo quadro. E vai ter trabalho em meter-se na advocacia a sério e com o retorno a que já esteve habituado", Ricardo Costa, no Expresso Diário, sobre o desfecho do caso dos Vistos Gold

"A guerra de audiências é uma guerra de audiências. Assim, o crime maior de Goucha foi ter feito uma escolha patética, tendo evidenciado que, nesta guerra, não há limites. Banalizar um criminoso em nome de uma estratégia publicitária é vergonhoso", Francisco Louçã, no Expresso Diário

"Sérgio Figueiredo está-se nas tintas para a censura política do Presidente. Já um telefonema que põe a concorrência no meio desta polémica incomoda-o bastante", Daniel Oliveira, Expresso Diário

O QUE ANDO A LER

Neste início de ano, regresso a um dos nomes grandes da literatura inglesa, com "Autor, Autor", de David Lodge, a biografia romanceada de Henry James.

No Expresso, e mesmo estando já a meio da semana, regresso a alguns dos temas principais da Revista do último sábado. Como a entrevista a Jonathan Littell, o autor das "Benevolentes" que agora regressou com um novo romance. Ou a reportagem com a equipa que no Hospital Amadora Sintra cuida dos bebés que nascem prematuros.

Tenha boas leituras. E um excelente dia. Agasalhado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana