sábado, 19 de janeiro de 2019

Portugal | O Diabo do Rui


Miguel Guedes | Jornal de Notícias | opinião

O tempo que uma semente demora a morrer após brotar na face oculta da Lua não é muito menor do que o tempo que o PSD demorou a tentar enterrar Rui Rio num vaso. Apenas um ano após o mais recente Congresso do partido, assim é quando a terra aparenta não ser fértil. O PSD apresenta-se, aos olhos dos eleitores, como uma laranja espremida à espera de um desastre. Não será fácil conviver com esta realidade num partido com profundas convicções de baronato que se vê a perder povo todos os dias. Nas palavras de Rui Rio, o "espectáculo pouco dignificante que estamos a dar aos portugueses" é isso mesmo: um circo de poder daqueles que há um ano não quiseram apresentar-se como alternativa interna e que agora avançam pela pressão de uma horda de deputados e autarcas que sentem que vão perder o seu lugar de pousio. Este é o PSD entregue à sua falta de fé. Este é o partido mais preocupado com os seus dramas internos do que comprometido em romancear com o país. Personagens, figurinhas, barões assinalados. Afinal o Diabo chegou e para os "passistas" dá pelo nome de Rui Rio.

A herança de Rui Rio era pesada e árdua, sabia-se. Rio ganhou o Congresso num partido que ainda não se tinha sequer convencido que perdera o Governo ganhando eleições. É coisa para abalar qualquer democrata, mesmo aqueles que não estavam bem cientes de como funcionava o sistema parlamentar português. E esse inconformismo nunca foi verdadeiramente resolvido pelos "passistas" eleitos, sentados agora na sombra de um líder que não os escolheu e que os deixará inapelavelmente na mão pelas listas eleitorais que se aproximam. Ou pelos votos que, provavelmente, perderão nas urnas. Eis uma catástrofe anunciada que só pode ser erradicada pela raiz antes da contagem decrescente. Pé em riste, cartão laranja-avermelhado, a queimar. Antes da razia, a azia. O PSD faz tiro ao boneco, dispara o seu fogo-amigo ao líder que elegeu para um período de transição onde se esperava que, pelo menos, a "geringonça" perdesse peças ou que Rio coisificasse a purga interna. Acabou por ser uma aparente perda de tempo e um exercício de baixa autoestima para todos.

A crispação e guerrilha interna à liderança de Rui Rio não encontra paralelo em nenhum exercício comparativo de semelhanças. A intensidade da contestação foi sempre tão gritante que mais parecia que o PSD havia descido à adolescência, à procura de conformar o Mundo à sua medida. É, neste momento, um projecto político de personalidades, dividido por dois rumos antagónicos e dissensões num contexto de PREC à Direita. Demasiadas borbulhas, mesmo para um adolescente.

*Músico e jurista

O autor escreve segundo a antiga ortografia

Foto: Mário Cruz/Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana