segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Liberdade de imprensa condicionada na televisão de Cabo Verde


PP: Código de Ética da RTC é uma forma de “intimidar, condicionar e limitar” o trabalho dos jornalistas

O presidente do Partido Popular, Amândio Barbosa Vicente, considerou hoje, 24, que o Código de Ética da Radio Televisão Cabo-verdiana é uma forma de “intimidar, condicionar e limitar o trabalho dos jornalistas”, face a aproximação das eleições de 2020.

Na sua reunião quinzenal, o PP analisou a questão da reestruturação da RTC e o Código de Ética, e segundo o seu presidente, neste processo, a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) e os trabalhadores não foram ouvidos.

“Essa perspectiva visa intimidar os jornalistas, visa condicionar e limitar os jornalistas no seu trabalho com a aproximação das eleições de 2020. Esse Governo e essa maioria não querem que os jornalistas divulguem coisas que não vão bem com essa governação”, considerou em declarações à Inforpress.

Ainda durante esta reunião, o PP criticou o Governo por estar a “desviar cerca de 350 mil contos” do programa PRAA, um programa com foco na requalificação urbana, “para entupir” na obra do mercado de coco.


“Um mercado que começou com um orçamento de 350 mil contos, à porta das eleições de 2012, e até hoje não terminou e ainda se prevê que o orçamento vai triplicar para um milhão e tal contos. Deixamos também esse cartão vermelho a autarquia da Praia”, fez saber Amândio Barbosa Vicente, notando que o PP vai apoiar o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) com a entrada de uma acção judicial no sentido de apurar a transparência e o uso de recursos públicos.

As obras na Gamboa e em frente ao Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, foram outros assuntos abordados na reunião quinzenal do PP, pois, segundo Amândio Barbosa Vicente, o partido é contra a execução dessas obras.

Sem avançar que obras estão a ser feitas na praia da Gamboa e quem é o proprietário, Amândio Barbosa Vicente disse apenas que a câmara e o Governo não deviam permitir que se façam obras a menos de 800 metros da linha da costa da praia.

Segundo a mesma fonte, esta obra, considerou o líder do PP, viola o projecto inicial de requalificação da praia em que se defendia que Gamboa deveria ser um espaço aberto, e ainda questionou para onde vão os pescadores e a Capitanias dos Portos depois desta “venda da praia”.

No que toca à obra de requalificação do centro histórico do Platô, que decorre em frente ao hospital central, disse que é “uma má ideia” estreitar essa via porque em caso de emergência, a polícia e os bombeiros vão ter o acesso condicionado e isso pode perigar a vida humana.

Outro ponto em análise foi a questão dos vigilantes privados e o partido mostrou-se solidário pela situação que estes vêm vivendo.

“Nós entendemos que os vigilantes privados configuram, até certo ponto, a escravidão moderna em Cabo Verde. Baixo salário, sem condições de trabalho e ainda violação da lei da greve com a mão invisível do Governo de Cabo Verde. Apelamos aos vigilantes que continuem na luta pela melhoria das condições de vida”, disse.

Ainda face a notícia de contratação de três funcionários na Câmara Municipal de São Miguel que não terão passado por concurso público, o PP aproveitou para solicitar uma auditoria nesta câmara, refere a Inforpress.

A Semana

Sem comentários:

Mais lidas da semana