quinta-feira, 4 de abril de 2019

Os bancos chineses e russos autonomizam-se face ao sistema ocidental


Desde há cinco anos, a China e a Rússia tentam pôr em acção um sistema alternativo ao das transações interbancárias SWIFT.

O sistema SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), sediado em Bruxelas, é controlado pelos Estados Unidos.

A 18 de Setembro de 2014, o Parlamento Europeu, na sua resolução «Sobre a situação na Ucrânia e o estado das relações UE-Rússia» (Ref: 014/2841 (RSP)), preconizava desconectar a Rússia do sistema SWIFT. Em resposta, Moscovo (Moscou-br) começou a montar um sistema alternativo para o seu comércio interno, o SPFS (Система передачи финансовых сообщений). Este entrou em funcionamento em Dezembro de 2017. Mais de 500 bancos russos estão agora aí conectados e alguns bancos estrangeiros começam a ser nele integrados.

O problema da China é diferente do da Rússia. Não se trata de se prevenir contra sanções políticas e de criar um sistema de transferências bancárias independente, mas de realizar transferências em yuans quando esta moeda não é totalmente convertível nos mercados de câmbio. Desde 8 de Outubro de 2015, Pequim desenvolve um sistema para transferências de yuans para o exterior, na sequência de um acordo com o SWIFT: o CIPS (primeiro Cross-Border Inter-Bank Payments System, depois China International Payments System - Sistema de Pagamentos Internacional da China).

Seja como for, segundo o Banco Central da Rússia, o SPFS e o CIPS estão conectados um ao outro desde a semana passada.

Voltaire.net.org | Tradução Alva

Sem comentários:

Mais lidas da semana