segunda-feira, 3 de junho de 2019

Moçambique | Nyusi e Momade acordam assinar cessar-fogo em Agosto


O Presidente da República e o presidente da Renamo concordaram hoje assinar acordo de cessar-fogo em Agosto próximo. Nyusi e Momade chegaram ainda ao entendimento que o processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração dos homens da Renamo deve acontecer ainda neste mê de Junho.

O entendimento entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o Presidente da Renamo, Ossofu Momade, aconteceu, na tarde deste domingo, num encontro realizado entre ambos, na cidade Chimoio, província de Manica. A ideia dos dois dirigentes é garantir que os moçambicanos possam votar num ambiente de paz.

Nyusi e Ossufo Momade chegaram ainda ao entendimento que o processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração dos homens da Renamo deve acontecer ainda neste mês de Junho.

Filipe Nyusi disse ainda que o Governo e a Renamo devem mobilizar financiamento do oneroso processo de paz. Há também a ideia de se ver as condições em que Ossufo Momade viverá após deixar definitivamente as matas da Gorongosa.

Filipe Nyusi e Ossufo Momade deverão encontrar-se antes de Agosto para fazer o monitoramento das questões acordadas entre o Governo e a Renamo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana