terça-feira, 4 de junho de 2019

Portugal | Transportes públicos ou transportes de gado?


Os transportes públicos são tema da TSF no Fórum em que Manuel Acácio vai gerindo o descontentamento maioritário dos ouvintes que participam. O espelho daquilo que é Portugal, de como sobrevivemos neste inferno à beira mar plantado, sobre a tal doentia e falsamente propagandeada mobilidade está a ser ali escarrapachada para mal das táticas governamentais. Quem sofre não se cala, mas só falar e exigir condições decentes e humanas, verificando sistematicamente que quase tudo cai em saco roto, conduz a que se avance para outro estádio. Simplesmente tem de se agir. 

Não existem condições para sermos transportados decentemente neste país, assim como as falhas a imensos níveis também são flagrantes, não ouvem os portugueses com ações passivas, orais e democráticas, então só resta não pagar onde nos transportamos, principalmente na grande cidade de Lisboa. Dir-se-á que é uma ilegalidade. Pois será. Mas o que está a dar força a esta opinião, cada vez mais generalizada, são as condições horríveis em que somos transportados.


Nos transportes públicos já não conta ser criança, doente, velho, incapacitado, porque a certeza é ir para o monte dos que são transportados como gado. De nada vale um autocarro indicar no painel de destino para onde vai porque a qualquer momento a central ordena ao motorista que tem de encurtar o destino. Que tem de mudar o destino. Que tem de esvaziar a mole do “gado” que transporta porque de tal parte não passa e os utentes têm de se amanhar… Isto acontece em Lisboa. Isto revolta os maltratados utilizadores de transportes públicos, neste caso, concretamente, os utilizadores da Carris. Explicações plausíveis não existem e as que são prestadas por funcionários da empresa não são de fiar porque logo de seguida são desmentidas, principalmente quando alegam que a viatura se avariou. Logo de seguida lá vai ela normalmente a rodar. “Questões de gestão de serviço”, responderam do outro lado do telefonema que só queria entender porque assim tanto acontece. A carreira X que vai de A a Z, normalmente, afinal basta-se por ir somente até P, quase só até metade do percurso.

São estes os transportes públicos que existem na Grande Lisboa, transportes de gado… e às vezes nem isso mas muito pior. Carris, Metro, Linha de Cascais, Linha Curta do Norte, Linha de Sintra, etc., etc. Assim é por todo o país.

Vergonha na cara e mordidelas na língua não se vê que seja prática dos altos responsáveis de empresas e muito menos de governantes da área correspondente. O que da boca deles sai é somente conversa de chacha (treta; léria) e 31 de boca (desonestidades intelectuais) peculiar de políticos. Ainda mais em situações préeleitorais.

O panorama é exatamente este acerca de transportes públicos e mobilidade apregoada mas não cumprida convenientemente, decentemente. Não só neste setor mas englobar sobre outros seria muito fastidioso. Certo é que o trato dos pagantes portugueses, dos cidadãos, é abaixo de gado. E certo é que os poderes responsáveis e decisórios se estão nas “tintas”. Usam de demagogia a torto e a direito e provavelmente não há quem lhes diga que são uns grandessíssimos aldrabões. No caso e no momento o governo é do PS. Anteriormente foi do PSD/CDS. São principalmente esses os responsáveis pela degradação dos transportes públicos. Assim como não dar ouvidos às reclamações dos que são vítimas transportadas como gado e terem trato de polé, desprezados.

Dirão: mas temos um passe que facilita a mobilidade e é muito mais barato. Sim, é verdade. Os portugueses têm de experimentar a montarem no tal passe e transportarem-se ao estilo das bruxas que usam o cabo de vassoura. É para isso que serve o tal passe milagroso?

No tempo decorrido no Fórum TSF - cerca de uma hora e meia - podemos ver a votação acerca das questões propostas. O resultado é o seguinte: 93% NÃO – 6% SIM.

A pergunta TSF:

Fórum TSF: Livro de reclamações sobre a qualidade dos transportes públicos

Que problema é urgente resolver? Os transportes públicos têm perdido qualidade? O Governo fez o investimento necessário nesta área? Houve resposta ao aumento da procura causada pelos passes mais baratos?

Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana