terça-feira, 30 de julho de 2019

Arsénio Bano assume interinamente liderança na região timorense de Oecusse

Arsénio Bano (esq) e Mari Alkatiri (dir)
Pante Macassar, Timor-Leste, 29 jul 2019 (Lusa) -- O primeiro secretário da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA), Arsénio Bano, foi hoje indicado para liderar interinamente a região depois do final do mandato do atual responsável, Mari Alkatiri, que termina na terça-feira.

A decisão, que carece ainda de aprovação por parte do primeiro-ministro, foi tomada durante a última reunião, hoje, da Autoridade da RAEOA, encabeçada pelo presidente regional Mari Alkatiri, segundo comunicado da região.

Recorde-se que na semana passada Alkatiri comunicou ao primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, e ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a "cessação definitiva das suas funções no termo do seu mandato, por não se rever na proposta de alteração à Lei da Criação da RAEOA" que foi aprovada no Parlamento e está agora a ser analisada na Presidência.


Durante a reunião de hoje, e segundo comunicado da RAEO, foi ainda analisado "o grau de implementação das deliberações da Autoridade e das Recomendações da Auditoria, aprovado o Regulamento de Toponímia de Oecusse e discutida a implementação da Política de Saneamento".

No final do encontro, cada um dos secretários regionais fez um balanço dos últimos cinco anos, num "momento emotivo, em que recordaram a evolução da Região e o trabalho que permitiu retirá-la do isolamento crónico e elevá-la a exemplo nacional".

Saudando Mari Alkatiri pela liderança do projeto, os secretários destacaram algumas as obras concluídas, incluindo estradas e pontes, centros e postos de saúde, melhoramentos no hospital e construção da Clínica do Coração, o novo aeroporto e a central elétrica, entre outros.

Intervindo na reunião, Arsénio Bano lamentou que "o sucesso de uma gestão inovadora, criativa e rigorosa em Oecusse não tenha sido nem compreendido nem acompanhado por Díli, antes dando azo a invejas e a medidas políticas desfavoráveis".

Em declarações hoje, o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, disse que ainda não foi tomada a decisão sobre quem vai suceder a Mari Alkatiri na liderança da região, recordando que a lei dá um prazo de até 120 dias para que essa decisão seja anunciada.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana