quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Portugal motorista | Acordo FECTRANS-Patrões. Matérias perigosas continuam em greve


"O tempo da greve terminou", diz Pedro Nuno Santos

Liliana Valente

À saída da reunião entre a Antram e a Fectrans, o ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, apelou aos sindicatos que acabem com a greve para que haja negociação entre as partes: "O tempo da greve terminou, é tempo de parar a greve para garantir boas relações de trabalho", disse.

Na conversa com os jornalistas, o ministro insistiu na ideia que "há mecanismos na lei para promover negociação" que "devem ser explorados até ao seu limite" e por isso apela a que os dois sindicatos em greve a cancelem e que "explorem a via do diálogo". 

"O nosso desejo é que a greve termine o mais depressa possível", acrescentou Pedro Nuno Santos que referiu que o Governo "fez tudo para evitar a greve" e foi "sempre dizendo que as negociações eram fundamentais".

Acordo entre patrões e Fectrans melhora salário dos motoristas e altera clausula 61

Luísa Pinto

Muitas das questões nucleares que estão no braço-de-ferro entre trabalhadores e empresas de transporte na actual greve de camonistas foram debatidas – e ficaram resolvidas - no pré-acordo fechado esta tarde entre a Antram e a Fectrans.

A saída da reunião onde foi apresentar o acordo ao Ministro das Infra-estruturas, José Manuel Oliveira, coordenador da Fectrans, diz que houve alterações “no conceito da cláusula 61, nas regras de pagamento às ajudas de custo aos motoristas que fazem trabalho ibérico e internacional”, exemplificou.

Sobre a remuneração do salário base, José Manuel Oliveira diz que ficou acordado que o salário mínimo destes trabalhadores – que soma o trabalho base, complemento salariais, diuturnidade, a clausula 61 e subsidio nocturno – vai crescer 120 euros face ao que estava protocolado no acordo assinado a 17 de Maio.

O protocolo de 17 de Maio está assinado também pelos dois sindicatos que estão actualmente em greve, mas que depois afastaram-se das negociações, alegando que a Antram não estava a cumprir os termos do acordo.

José Manuel Oliveira recusa-se, no entanto, a dizer que este acordo esvazia os argumentos dos sindicatos que estão em greve.:“Quem convocou a greve é que tem de ver isso”

Patrões recusam negociar com greve a decorrer

Público

"Não podemos, infelizmente, reunir com a espada na cabeça". Foi esta a resposta da Antram ao desafio do sindicato para que haja esta quinta-feira uma reunião na Direcção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho. "Reunimos com quem se quer sentar à mesa de uma forma franca e transparente. Neste momento essas condições não estão reunidas nem com o SIMM nem com o SNMMP. Bem gostaríamos que as greves fossem levantadas", disse o vice-presidente da Antram, Pedro Polónio, depois de uma reunião no Ministério das Infra-estruturas, onde foi assinado o memorando com a Fectrans, federação sindical afecta à CGTP. 

Já sobre o acordo alcançado com a Fectrans, Pedro Polónio considerou "muito relevante para o sector que vive dias difíceis" e que os patrões foram "muito longe nas negociações". "Vamos ter de fazer sacrifícios, mas quisemos fazer uma aposta forte na manutenção de uma boa relação laboral".

*Apanhado de notícias publicadas no Público no final da noite de ontem, quarta-feira, 14.

Ler mais no Público

Pardal Henriques está mesmo a ser investigado por burla, confirma PGR -- Advogado que lidera greve dos motoristas negou há uma semana existência de inquérito no DIAP de Lisboa. A investigação, que está a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, surgiu na sequência de uma queixa-crime por burla apresentada por um empresário francês que queria abrir negócios em Portugal, e que alega que Pedro Pardal Henriques lhe ficou a dever mais de 85 mil euros, depois de se ter comprometido a comprar, em seu nome, uma propriedade no centro do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana