quarta-feira, 25 de setembro de 2019

ANGOLA “NAMORA” INVESTIDORES AMERICANOS


Para exploração de diamantes, ferro e fosfatos

Nova Iorque - No prosseguimento da sua ofensiva para atrair investimentos americanos para Angola, representantes do governo angolano têm hoje um encontro em Nova Iorque com potenciais investidores no sector mineiro do país.

Isto ao mesmo temo que a nível político os dois países intensificam os seus contactos agora directamente com a Casa Branca.

O ministro dos negócios estrangeiros angolano Manuel Augusto, que faz parte da delegação angolana avistou-se com Elizabeth Erring Walsh, responsável para África no Conselho Nacional de Segurança na Casa Branca.

Desconhecem-se pormenores concretos do encontro mas os media angolanos disseram que no encontro Walsh elogiou as reformas levadas a cabo pelo presidente João Lourenço e frisou que os Estados Unidos querem aprofundar as suas relações com Angola.

Hoje, representantes do ministério dos recursos naturais e petróleo vão “apresentar e clarificar a potenciais investidores, o potencial para a exploração e concessões para a exploração de diamantes, ferro e fosfatos nas províncias de Cabinda, Cuanda Norte, Lunda Norte, Lunda Sul e Zaire”, disse uma nota de imprensa daquele ministério.

Segundo essa nota companhias nacionais e estrangeiras, bancos, embaixadas, câmaras de comércio e indústria, associações profissionais “e outras partes interessadas” foram convidadas a participar.

Vários documentos sobre zonas de investimentos foram preparadas, incluindo dados sobre a prospecção de fosfatos em Cacata, Cabinda e Lucunga na província do Zaire, ferro em Kitungo no Cuanza Norte e diamantes na Lunda Norte e Lunda Sul.

Desde a sua chegada a Nova Iorque no fim-de-semana, a delegação chefiada pelo presidente angolano João Lourenço tem vindo a sublinhar em encontros e discursos a “nova Angola aberta ao mundo”.

O presidente participou num encontro porta fechada com o Conselho Empresarial para a Compreensão Internacional, falou sobre o programa do seu governo no Centro para Política Externa.

João Lourenço manteve também um encontro com o presidente da companhia petrolífera Chevron Mike Wieth com quem discutiu as actividades da companhia em Angola.

Wieth disse depois do encontro que a Chevron tenciona expandir as suas actividades em Angola acrescentando ter recebido do presidente angolano apoio para as suas actividades e projectos em território angolano.

João Santa Rita | VOA – Voz da América

Sem comentários:

Mais lidas da semana