domingo, 1 de setembro de 2019

França tem um enclave na região da Amazónia quase do tamanho de Portugal


Foi terra de deportados políticos e presos de delito comum que, condenados a trabalhos forçados, caíam como tordos, vítimas de malária, picadas de cobra, difteria e outras maleitas do equador. Agora é um território francês, encravado entre o Brasil e o Suriname. Este território, vital para os programas espaciais da França e da União Europeia, está na origem da guerra de palavras entre os presidentes francês e brasileiro

A guerrilha verbal entre Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron tem razões políticas, diplomáticas, estratégicas e territoriais, que escondem uma disputa territorial que vem do tempo da colonização. O assunto é de tal forma pertinente que o jornal francês “Le Figaro” o destaca num artigo do escritor Sébastien Lapaque, intitulado “A terceira ‘guerra’ franco-brasileira da história”.

Nesse texto, Lapaque recorda que a “França e o Brasil nunca serão indiferentes um ao outro. Muitas memórias comuns unem as nossas duas pátrias, das profundezas míticas do século XVI, para que as nossas relações sejam estabelecidas um dia sem paixão. História, arquitetura, literatura, música, futebol: tudo nos une. Este corpo-a-corpo testemunha a mais importante fronteira terrestre da França, os 730 quilómetros que separam o Estado do Amapá e a Guiana” francesa.

(Texto parcial)

Manuela Goucha Soares | Expresso | Foto: Vista da capital da Guiana Francesa, Cayenne | Getty

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)

Sem comentários:

Mais lidas da semana