A invasão do "quintal
da América"
Michel Chossudovsky | Global
Research
Este artigo aborda a suposta
interferência de “potências estrangeiras” sem nome nas eleições do Canadá, bem
como o processo histórico de interferência dos EUA, incluindo uma invasão
secreta militar do Canadá pelos EUA, formulada na década de 1930.
As relações EUA-Canadá não são um
assunto para debate na campanha eleitoral de 2019 no Canadá.
***
“ Em 1934, o War Plan Red
foi emendado para autorizar o primeiro uso imediato de gás venenoso contra
os canadenses e para usar bombardeios estratégicos para destruir Halifax,
caso não pudesse ser capturado. ...
“Em agosto de 1935, os EUA
realizaram suas maiores manobras militares em tempos de paz na história, com
36.000 soldados convergindo na fronteira canadense ao sul de Ottawa e outros
15.000 em reserva na Pensilvânia. (11-13 de fevereiro de 1935, audições da
Comissão de Assuntos Militares, Câmara dos Deputados, nas Bases de Defesa Aérea
(HR 6621 e HR 4130. Esse testemunho era secreto, mas foi publicado por engano.
Veja o New York Times, 1 de maio de 1935, p.
Detalhes
Os russos estão vindo para
atrapalhar nossas eleições agendadas para 21 de outubro? Em julho, a
Ministra das Instituições Democráticas do Canadá, Karina Gould,
sugeriu que as eleições de 2019 no Canadá poderiam ser alvo de interferência de
potências estrangeiras.
Embora Ottawa não tenha
explicitamente apontado o dedo para o Kremlin, a declaração oficial e os
relatórios da mídia sugeriram que poderia ser a Rússia (e possivelmente a
China) porque Vladimir Putin supostamente interferiu em favor de Donald Trump
nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA. E, aparentemente, Moscou
também interveio nas eleições francesas.
O Serviço Canadense de
Inteligência de Segurança (CSIS) e o RCMP estavam "monitorando a atividade
de ameaças estrangeiras no Canadá e em todo o mundo".
"No momento, não vimos
ameaças diretas às eleições gerais de 2019", disse a autoridade.
O CSIS continua observando atores
estrangeiros hostis "tomando medidas para se posicionar para influenciar
clandestinamente, promover ou desacreditar certas mensagens, candidatos ou
grupos durante a campanha", acrescentou o funcionário. ( CBC, 09
de julho de 2019)
Três meses antes das eleições de
outubro de 2019, o governo Trudeau emitiu uma " Diretiva de Gabinete
sobre o Protocolo Público sobre Incidentes Críticos de Eleições" (CEIPP) para
"proteger as Instituições Democráticas do Canadá" contra potências
estrangeiras não identificadas.
A Diretiva do Gabinete sobre
o Protocolo Público sobre Incidentes Eleitorais Críticos estabelece as
expectativas dos ministros com relação às orientações gerais e aos princípios
para orientar o processo de informação ao público durante o período de
instrução de um incidente que ameaça a capacidade do Canadá de ter um livre e
justo eleição. Consulte
o documento aqui
No caso de uma ameaça de uma
potência estrangeira interromper as eleições, um painel de segurança nacional
de alto nível "informará o primeiro-ministro" (ver Global
News , 9 de julho de 2019)
Truques sujos da Rússia?
Com algumas exceções, a mídia do
Canadá permaneceu calada sobre o assunto. De acordo com um recente relatório " oficial "
da CTV, o
Kremlin está novamente com "Dirty Tricks", com a intenção de
manipular as eleições do Canadá. Qual partido eles vão apoiar?
Em uma tentativa de impedir a
interferência estrangeira durante as eleições federais canadenses de 2019, as
principais agências de segurança do Canadá estão monitorando a web 24 horas por
dia, 7 dias por semana. O CSIS (Canadian Security Intelligence Service)
trabalha em conjunto com uma organização amplamente secreta, o Communication Security
Establishment (CSE),…
... O ex-troll russo Vitaly
Bespalov acha que os russos já criaram novas maneiras de se intrometer em
nossas opiniões políticas. Depois de serem implicados por interferir na
campanha presidencial dos EUA em 2016, eles precisam ser mais criativos à
medida que os canadenses se preparam para ir às urnas.
“Então agora eu acho que eles vão
inventar outros esquemas de influenciar o público. Isso será feito de uma
maneira diferente. Não há necessidade de procurar trolls no Facebook, eles
encontrarão um novo caminho. ”
Intervenção de uma potência
estrangeira sem nome: Estados Unidos da América
Há ampla evidência de
interferência estrangeira por uma "potência estrangeira sem nome",
que mal foi mencionada no decorrer da campanha eleitoral.
Na história do Canadá, bem como
durante o mandato do governo de Justin Trudeau, os Estados Unidos da América
(em vez de "potências estrangeiras não nomeadas") intervieram no que
é eufemisticamente chamado de "Pátio da América", ou seja, um
estado-nação dentro da esfera americana. influência.
E não estou me referindo à
recente declaração do ex-presidente Obama em apoio a Justin Trudeau.
Washington registra ter
interferido nas eleições em 45 países, de acordo com o cientista
político Dov H. Levin, da Universidade Carnegie Mellon.
Embora o Canadá não seja
mencionado no estudo de Don H Levin, a história da interferência dos EUA nos
assuntos internos do Canadá vai muito além do processo de intromissão nas
eleições canadenses.
Os agricultores canadenses estão
cientes de como o governo Trump em 2017 impôs sem negociação real, uma revisão
completa das relações comerciais e de investimentos, levando à formação do
chamado acordo comercial USMCA dos Estados Unidos, México e Canadá, que
visa substituir o NAFTA.
Políticos do governo Trudeau
foram cooptados. Os impactos econômicos deste acordo na economia do Canadá
são potencialmente devastadores.
Mas há muito mais em nossa
história que tem relação direta com a soberania nacional e a democracia no
Canadá. Embora o intervencionismo americano faça parte de nossa história,
as relações EUA-Canadá não são um assunto para debate na campanha eleitoral.
Flashback de 1930…
Plano da América para invadir o
Canadá
Enquanto o plano dos EUA
para anexar o Canadá em 1866 (um ato de guerra de fato formulado como um
projeto de lei pelo Congresso dos EUA) está registrado, a maioria dos
canadenses não sabe que os EUA no final da década de 1920 haviam formulado
um plano detalhado para invadir o Canadá , intitulado “Plano Básico
de Guerra do Exército e da Marinha - Vermelho” . O plano foi aprovado
pelo Departamento de Guerra dos EUA sob a presidência de Herbert Hoover em 1930.
Foi atualizado em 1934 e 1935
durante a presidência de Franklin D. Roosevelt. Foi retirado em 1939, após
o início da Segunda Guerra Mundial. (O texto completo do plano de invasão
de 1935 está em anexo)
Essa agenda militar insidiosa,
que pretendia finalmente anexar o Canadá aos EUA e desativar o Império
Britânico, envolvia os atentados planejados de quatro grandes cidades:
Vancouver, Montreal, Quebec City e Halifax.
E adivinhe quem foi designado
para supervisionar esses atentados: General Douglas MacArthur (imagem
à esquerda, década de 1940), que era chefe de gabinete do Exército dos EUA
(1930-37). O mandato de MacArthur coincidiu com a liberação do plano de
invasão de 1930 e 1935 do Canadá. Como lembramos, MacArthur foi
posteriormente encarregado de liderar os bombardeios contra o Japão durante a
Segunda Guerra Mundial. ( Veja
Floyd Rudman )
O plano de 1935 para invadir o
Canadá consistia em um documento de 94 páginas "com a palavra SECRETO
estampada na capa". Ele foi formulado por um período de mais de cinco anos
(ver texto completo no anexo).
Em fevereiro de 1935, o
Departamento de Guerra [dos EUA] organizou uma dotação do Congresso de US $ 57
milhões para construir três bases aéreas na fronteira com o objetivo de
ataques surpresa preventivos nos campos aéreos canadenses. A base na
região dos Grandes Lagos deveria ser camuflada como um aeroporto civil e
"ser capaz de dominar o coração industrial do Canadá, a Península de
Ontário" (da p. 61 de 11-13 de fevereiro de 1935, audiências do Comitê de
Assuntos Militares, Câmara dos Deputados, nas Bases de Defesa Aérea (HR 6621 e
HR 4130) .Este testemunho era secreto, mas foi publicado por engano.Ver The New
York Times, 1º de maio de 1935, p.
Em agosto de 1935, os EUA
realizaram suas maiores manobras militares em tempo de paz na história, com
36.000 soldados convergindo na fronteira canadense ao sul de Ottawa e outros
15.000 em reserva na Pensilvânia . O cenário do jogo de guerra foi
uma invasão motorizada dos EUA no Canadá, com as forças defensoras inicialmente
repelindo as forças azuis invasoras, mas eventualmente perdendo "em menor
número e menos que armas" quando os reforços azuis chegarem. Isso de
acordo com o panfleto do exército “Lembrança das primeiras manobras do
exército: o maior evento de tempo de paz na história dos EUA” (p.2). ( Universidade
Kingston, Ontário, do professor FW Rudmin Queen, comentários sobre
"Plano de guerra vermelho",
Uma das atualizações do plano de
invasão de 1930 foi o uso de armas químicas contra civis:
“ Em 1934, o Plano de
Guerra Red foi alterado para autorizar o primeiro uso imediato de gás
venenoso contra os canadenses e usar bombardeios estratégicos para destruir
Halifax, caso não pudesse ser capturado.” (Ibid)
Vale a pena notar que, durante a
Segunda Guerra Mundial, foi tomada uma decisão pelo Departamento de Guerra de
manter o plano de invasão nos livros. O Plano de Guerra Vermelho foi
desclassificado em 1974.
Invadindo a caixa de gelo. Como
a mídia dos EUA trivializa a história
O Washington Post, que descartou
casualmente o significado histórico do "Plano Básico de Guerra do
Exército e da Marinha - Vermelho", reconheceu a natureza agressiva do
empreendimento militar proposto:
Um plano ousado, um plano
corpóreo, um plano passo a passo para invadir, apreender e anexar nosso
vizinho ao norte . … Primeiro, enviamos uma força conjunta da Marinha
do Exército para capturar a cidade portuária de Halifax, afastando os
canadenses de seus aliados britânicos.
Em seguida, confiscamos usinas de
energia canadenses perto das Cataratas do Niágara, para que elas congelem no
escuro.
Então o Exército dos EUA invade
em três frentes - marchando de Vermont para tomar Montreal e Quebec, saindo de
Dakota do Norte para pegar o centro ferroviário de Winnipeg e saindo do
meio-oeste para capturar as minas estratégicas de níquel de Ontário.
Enquanto isso, a Marinha dos
EUA apreende os Grandes Lagos e bloqueia os portos do Atlântico e Pacífico do
Canadá. … “( Invadindo a caixa de gelo; por trás de sua frente
calorosa, os Estados Unidos fizeram cálculos frios para subjugar o Canadá, por
Peter Carlson, Washington Post, 30 de dezembro de 2005, grifo nosso )
Os documentos originais
referentes à invasão do Canadá, incluindo o "Plano
de Guerra Vermelho" e o "Esquema de Defesa Nº 1" estão nos
arquivos do Colégio de Guerra do Exército dos EUA em Carlisle, Pensilvânia
(o link da URL não funciona mais)
O plano é detalhado. Envolve
componentes militares e de inteligência. De acordo com o historiador John
Major, "War, Plan Red" também consistiu em "uma série de possíveis
campanhas americanas preventivas para invadir o Canadá em várias áreas e
ocupar portos e ferrovias importantes antes que as tropas britânicas pudessem
reforçar os canadenses ..."
Comentários finais sobre a
interferência dos EUA
Embora a invasão do plano do
Canadá em 1935 nunca tenha sido realizada, historicamente "a ameaça
militar de um plano de invasão serviu para obrigar o Canadá a finalmente se
render às pressões políticas e econômicas dos EUA".
Na história recente, esse
objetivo hegemônico foi alcançado em 2002 com a criação do Comando Norte dos
EUA (NorthCom).
O secretário de Defesa Donald
Rumsfeld anunciou unilateralmente que o Comando Norte dos EUA teria jurisdição
sobre toda a região norte-americana. A jurisdição do Comando Norte dos
EUA, conforme delineado pelo Departamento de Defesa dos EUA, inclui, além dos
EUA continentais, todo o Canadá, México, além de partes do Caribe, águas
contíguas nos oceanos Atlântico e Pacífico a até 800 quilômetros do México,
EUA. e costas canadenses, bem como o Ártico canadense.
Diz-se que Rumsfeld se gabava de
que:
“O NORTHCOM - com toda a América
do Norte como seu comando geográfico - 'faz parte da maior transformação do
Plano de Comando Unificado (UCP) desde o seu início em 1947.'”
O mandato declarado da NorthCom é
“fornecer um foco necessário para as aeroespaciais [continentais], defesas
terrestres e marítimas e apoio crítico às autoridades civis [da] nação em
tempos de necessidade nacional”. (Relações Canadá-EUA - Parceria
de Defesa - julho de 2003, Revisão Estratégica da Americanos Canadenses (CASR),
ANEXO
O texto completo da
invasão do Canadá em 1935 pode ser consultado aqui (Introdução
pelo Prof Floyd Rudmin, Queens University) Veja abaixo
Veja
também Michel Chossudovsky, o
plano da América de anexar e invadir o Canadá e o plano da
América de invadir o Canadá
Plano de invasão do Canadá pelos
EUA
.
Reprodução em texto integral do
plano de 1935 para uma invasão americana do Canadá, preparada no US Army War
College, divisão de inteligência G-2, e apresentada em 18 de dezembro de 1935.
.
A seguir, é apresentada uma
reprodução em texto completo do plano de 1935 para uma invasão americana do
Canadá, preparado no US Army War College, divisão de inteligência G-2, e
enviado em 18 de dezembro de 1935. Este é o plano de invasão desclassificado
mais recente disponível em as fontes de arquivo dos EUA. A paginação
centralizada é a do documento original.
.
A ortografia e pontuação do
documento original são reproduzidas como no documento original, mesmo quando
incorretas pelas normas atuais. Este documento foi identificado pela
primeira vez por Richard Preston em seu livro de 1977, "A defesa da
fronteira indefesa: planejando a guerra na América do Norte 1867-1939"
(Montreal: McGill-Queen's University Press.)
.
A citação de referência de
Preston (p. 277) identificou isso como arquivado na US Military History Collection,
Carlisle Barracks, Pensilvânia, codificado AWC 2-1936-8, G2, no. 19A. Foi
localizado pelos Arquivos Nacionais dos EUA e fornecido em microfilme.
SUPLEMENTO NO. 3
PARA
RELATÓRIO DO COMITÊ NO. 8
SUJEITO:
ÁREAS CRÍTICAS DO CANADÁ E
APROXIMADAMENTE O TERETO
_______________________________________________
.
Preparado por:
SUBCOMISSÃO NO. 3
Major Charles H. Jones,
Infantaria, Presidente.
Tenente-coronel HW Crawford,
Engenheiros.
I. Acompanhamento de Trabalhos.
___________________
1. Bibliografia. (Omitido, arquivado em
Rec.Sec.)
2. Lista de slides. "
3. Apêndices (1 e 2). "
4. Anexos. (Incl. A, B, C, D, E, F, G, H, K
e L) "
II O estudo apresentado.
___________________
Determinar, sob o fator geográfico, as
áreas críticas em
Crimson (Canadá) e as melhores abordagens
para Blue. Uma crítica
supõe-se que a área seja de qualquer
importância estratégica para
beligerante que seu controle possa ter um
impacto material sobre
vem da guerra.
III Fatos relacionados ao estudo.
__________________________
1. Considerações gerais:
Uma área no território carmesim pode
ser de importância estratégica
o ponto de vista de considerações táticas,
econômicas ou políticas. No
análise final, contudo, áreas críticas devem
ser amplamente determinadas no
luz da provável linha de ação de Red e da
contribuição de Crimson para isso
esforço.
2. Características geográficas do Canadá.
uma. Localização e extensão. A localização
e extensão do domínio de
_
O Canadá é mostrado no mapa (ver Anexo A). Compreende
o
metade norte inteira do continente
norte-americano, exceto apenas
Alasca e na costa do Labrador, uma
dependência da colônia de New-
terra firme.
As principais subdivisões políticas
são aquelas localizadas ao longo da
fronteira dos Estados Unidos. Estes de leste
a oeste são:
(1) As províncias marítimas:
Ilha Principe Edward.
Nova Escócia.
New Brunswick.
(2) Quebec.
(3) Ontário.
(4) Províncias da pradaria:
Manitoba.
Saskatchewan.
Alberta.
-41-
(5) Colúmbia Britânica.
Terra Nova, embora não faça parte do
Domínio do Canadá,
indubitavelmente colabore em qualquer
esforço carmesim.
b. Topografia. (Slide 14852)
_
A grande área no leste do Canadá,
sustentada por rochas pré-cambrianas
idade é conhecida como o escudo canadense. Sua
fronteira norte atravessa o
Arquipélago do Ártico; a fronteira oriental
fica além da ilha de Baffin e
Labrador, e chega à área deprimida ocupada
pelo St. Lawrence, um
esporão curto atravessando este vale a leste
do lago Ontário para se juntar ao Adirondack
Montanhas de Nova York. A fronteira sul vai
deste esporão oeste até
Baía da Geórgia daí ao longo da costa norte
do Lago Huron e do Lago Superior,
daí, noroeste do lago dos bosques até o
extremo oeste do lago
Athabaska. Sua elevação média não excede
elevações conhecidas estão na parte oriental
da ilha de Baffin e ao longo da
costa do norte do Labrador. Picos das
montanhas Torngat do Labrador
tem elevações entre 4000 e
mais ousado e robusto do mundo, com muitos
penhascos verticais subindo
relevos de várias centenas de pés, como nas
colinas ao longo da costa norte de
Lago Huron e Lago Superior. A área é
pontilhada de lagos, grandes e
pequeno e de contorno irregular. Planície de
extensão considerável
estende-se por alguma distância em Ontário e
Manitoba da Baía de Hudson.
Estendendo-se para sul e oeste,
forma-se o Escudo Canadense, entre
montanhas palacianas a leste e as
cordilheiras a oeste, fica a
Grande planície norte-americana. A porção
nordeste desta planície chamada
As planícies de St. Lawrence ocupam o sul de
Ontário, ao sul de uma linha
tendendo da Baía da Geórgia até o extremo
leste do Lago Ontário; Ontário oriental
situada entre os rios Ottawa e St. Lawrence
e a parte de Quebec
deitado ao lado do St. Lawrence entre
Montreal e Quebec.
A planície a oeste do escudo canadense,
conhecida como planícies do interior,
estende-se para o norte, até o Oceano
Ártico, entre uma linha aproximadamente
Lago Winnipeg e Athabasca, Great Slave Lake
e Great Bear Lake
no leste, e no sopé das montanhas rochosas
no oeste.
A
parte das planícies de St. Lawrence, situada no ângulo oriental de
Ontário e Quebec, ao sul de Montreal e
estendendo-se pela St.
a razão é relativamente plana e fica a menos
de
No baixo St. Lawrence, é bastante reduzido
pela aproximação próxima de
sistema apalaches ao escudo canadense. A
parte situada ao lado de
Lakes Ontario, Erie e Huron é de superfície
menos uniforme, tem seu maior
elevação de mais de
os grandes lagos.
A região de Interior Plains é, em
geral, um país de rolamento com ampla
ondulações e uma inclinação para leste e
norte de alguns pés por milha,
descendo de uma elevação de
oeste a menos de
da área é aliviada por várias colinas
planas, por áreas planas que
formavam leitos de extensos lagos e por
vales profundos do rio.
As regiões de Appalachain e Arcadian
ocupam praticamente toda essa parte
do Canadá, a leste de St. Lawrence, com
exceção das terras baixas
oeste de uma linha que une Quebec City e
Lake Champlain. The Applachain
A região é uma continuação no Quebec de três
cadeias do Applachain
sistema de montanhas. A mais ocidental
dessas cordilheiras, as Montanhas Verdes
de Vermont, estende-se para nordeste na
península de Gaspe, onde forma
colinas planas com cerca de
-42-
New Brunswick, Nova Escócia e Prince Edward
Island é uma alternância de
planalto com colinas e cordilheiras subindo
Bay of Fundy é uma série de cumes subindo em
lugares a
estes dois planaltos de New Brunswick, que
convergem para o sudoeste, é um
planície formando toda a parte oriental da
província. Esta planície
tende a leste para incluir a Ilha do
Príncipe Edward, a orla ocidental de Cape
Ilha Breton e no continente da Nova Escócia,
ao norte da montanha de Cobequid.
tains, que têm uma altitude de
Montanhas fica uma planície longa e estreita
que se estende da Baía de Chedabucto até
Bacia de Minas e ao longo do vale de
Cornwallis Annapolis, entre o norte e
Montanhas do Sul. Ao sul desta planície
existe um planalto que se inclina para o Atlântico
Costa. A parte norte da Ilha Cape Breton é
um planalto de
alto, com sua parte central subindo a uma
altitude de mais de
A região de Cordelleran, uma área montanhosa
na fronteira com o Pacífico
se estende dos Estados Unidos através do
Canadá até o Alasca e abraça
quase toda a Colúmbia Britânica e Yukon e a
borda oeste de Alberta
e os territórios do noroeste. A parte
oriental da Cordilheira é
perfurado pelas Montanhas Rochosas, com
picos subindo para
pés. Eles se estendem a noroeste e caem em
direção ao rio Liard. o
parte oeste da Cordilheira é ocupada pela
Cordilheira da Costa e pela
montanhas de Vancouver e Queen Charlotte
Islands. A Cordilheira da Costa sobe
a alturas de
A faixa fica em um vasto platô de
vales.
3. População.
Segundo o censo de
10.376.786, dos quais 5.374.541 eram do sexo
masculino. As áreas habitadas do
O domínio está essencialmente confinado a
uma faixa estreita ao longo dos Estados Unidos
fronteira, geralmente ao sul do 56º paralelo
de latitude a oeste do lago
Winnipeg e sul do 49º paralelo de latitude a
leste do Lago Superior.
Aproximadamente 10% da população total são
encontrados nas províncias marítimas,
61% em Quebec e Ontário, 23% nas províncias
da pradaria e 6% nos britânicos
Columbia.
Da população atual, 51,86% são
descendentes de britânicos, 28,22%
Francês e o restante da natividade
amplamente dispersa.
4. Clima.
O clima do sul do Canadá é comparável
ao do norte do Canadá
nível dos estados dos Estados Unidos. A
costa oeste da Colúmbia Britânica
temperado pelo Oceano Pacífico é suave e
úmido. As províncias da pradaria
geralmente experimentam clima frio extremo
de novembro a março, com fortes
queda de neve. O clima do sul de Ontário, o
vale de St. Lawrence e as
Províncias Marítimas é muito mais suave que
a das províncias da pradaria, mas
temperaturas de congelamento são gerais
entre o final de novembro e o primeiro
abril, e o chão é geralmente coberto com um
a três
pés de neve. Quaisquer operações militares
extensas no Canadá entre novembro
1º e 15 de abril seriam extremamente
difíceis, se não impossíveis.
5. Comunicações.
uma. Ferrovias.
_
Existem apenas dois sistemas
ferroviários no Canadá, ambos cruzando o Canadá
leste e oeste do Atlântico ao Pacífico. Essas
linhas geralmente
paralelo à fronteira dos Estados Unidos, em
alguns casos atravessando o
Estados Unidos.
-43-
(1) O sistema ferroviário nacional
canadense (ver anexo B) pertencente
operado pelo governo, possui terminais
orientais em Halifax, NS,
Portland, Maine (Grand Trunk), e através do
Central Vermont, em Boston,
Nova Londres e Nova York. Os terminais
ocidentais são Vancouver e Prince Rupert
BC Uma extensão de Cochrane, Ontario, para
Moosonee, Ontario on James
Bay, foi concluída pela província de Ontário
em julho de 1932, para se conectar com
rotas aquáticas para Churchill, Hudson Bay e
com a rota norte para a Europa.
(2) O sistema do Pacífico canadense (ver
anexo C) tem seu leste
terminal em Saint John, NB e terminal
ocidental em Vancouver, BC
Conforme indicado nos mapas do sistema,
existem inúmeras linhas de filiais que servem
áreas industriais e agrícolas do Domínio e
linhas de conexão tipificadas
com várias ferrovias dos Estados Unidos.
Do ponto de vista militar, essas
ferrovias fornecem excelentes
instalações de transporte para Blue, se for
decidida a invasão de Crimson, e
estar localizado próximo da fronteira são,
do ponto de vista carmesim
ponto, muito susceptível de interrupção. Isto
é particularmente verdade em Winnipeg
cerca de
sistemas agora passam. Esse fato
provavelmente encorajou o Canadá a construir o
ferrovia de The Pass, Manitoba e desenvolver
o porto de Churchill.
Detalhes completos sobre todas as
ferrovias do Canadá estão contidos em
Apêndice No. 1.
b. Rodovias.
_
Nos últimos anos, o Canadá aumentou
muito e melhorou suas con-
construção e, embora haja enormes extensões
de países, particularmente
na porção norte do Domínio, com poucas ou
nenhuma estrada, o sul
porção é bem servida com estradas
melhoradas. Um certo número de
rodovias estão em construção ou projetadas,
sendo a mais importante
a "Kings International Highway" de
Montreal a Vancouver, via Ottawa,
Baía norte, Sudbury, Sault Ste. Marie,
Winnipeg, MacLeod, Crow's Nest Pass,
Fernia e Cranbrook. Outra rodovia está sendo
construída a partir de
Calgary para Vancouver.
As principais estradas de Ontário, Quebec
e Províncias Marítimas
são mostrados no Inclosure D, a seguir. Estradas
nas Províncias da Pradaria e
Colúmbia Britânica são mostrados na E.
A maioria das estradas melhoradas é
classificada como cascalho; macadame e
construção de concreto no valor de apenas
sob tráfego intenso de veículos,
especialmente durante a primavera.
c. Transportede água.
_
(1) Vias navegáveis interiores.
Os Grandes Lagos, com o rio St.
Lawrence, é o mais importante
importante sistema de transporte de água
doce no mundo. No presente
tempo permite um calado de
o Welland Canal para o St. Lawrence. Do
Oceano Atlântico a Mon-
treal, o atual chefe de navegação oceânica
no St. Lawrence, um esboço
de
Por alguma distância acima de Montreal, o
canal atual tem uma profundidade disponível
de apenas
A via navegável interior é de
primordial importância para a vida econômica
Estados Unidos e Canadá para o transporte de
mercadorias a granel
especialmente para o movimento do trigo das
planícies ocidentais para
centros de expedição na costa leste; de
minério de ferro das minas em
Minnesota aos fundadores ao longo do lago
Ontário; e para o carvão das minas de
Pensilvânia e Virgínia Ocidental até
Ontário, Quebec e noroeste.
-44-
As fechaduras em Sault Ste. Marie,
os canais de fronteira entre Port
Huron e Detroit e, em menor grau, o Canal
Welland são os pontos críticos
pontos nesta hidrovia e o controle efetivo
de tais áreas é vital para
Azul.
A navegação nos Grandes Lagos é
geralmente fechada pelo gelo de
entre o final de novembro e o primeiro de
abril.
O rio St. Lawrence normalmente fica
com gelo por um período semelhante,
mas um pouco mais tarde, no início de
dezembro, até a última parte de abril.
Embora existam vários portos canadenses
importantes, Montreal é
o único que não seria fechado
automaticamente pelo controle azul do
Lagos. Montreal também é um porto oceânico
importante e será considerado
junto com outros portos de alto mar.
(2) transporte marítimo.
O Domínio do Canadá possui e opera
uma carga e passageiros
frota de transporte composta por cerca de 57
navios de carga e 11 navios de passageiros.
Os principais portos oceânicos e a
magnitude do oceano canadense
o tráfego é indicado pela seguinte
tabulação:
A. Número e tonelagem de navios de mar
entrados e desembarcados no
principais portos do Canadá. (Para o ano
encerrado em 31 de março de 1934.)
NAVIOS DE MAR
PORT chegou com partida TOTAL DE
TONELADAS (REGISTRADAS)
____ _______ ________
_______________________
Halifax, NS * 1259 1484 7.540.990
Yarmouth, NS 535 519 1.102.191
São João, NB * 684 688 2.924.822
Montreal, Quebec * 1078 907 7.266.569
Quebec, Que. * 397 308 3.388.829
Prince Rupert, BC 1141 1155 251.881
Vancouver, BC * 2332 2137 11.705.775
Victoria, BC 1927 1938 8.874.481
New Westminster, BC 678 700 3.123.606
PORTAS SECUNDÁRIAS
IMPORTANTES.
Churchill, cara. * 15 15 132.000
Three Rivers, Que 79 79 424,560
Windsor, NS 56 69 201.032
Nota: Os números acima não indicam
quantidade de comércio; Registrar toneladas
______
são toneladas brutas. (Ou seja, conteúdo
cúbico em pés cúbicos dividido por 100)
menos deduções para tripulações, lojas, etc.
Uma breve descrição das portas
acima para indicar tamanho, disponibilidade
profundidades disponíveis e importantes
instalações terminais estão incluídas no Apêndice
2)
Enquanto a tabulação acima lista as
principais portas, ela deve ser
_________
percebeu que há um grande número de portas
menos desejáveis tendo
profundidades disponíveis em baixa água de
instalações terminais da fábrica, que podem
ser usadas em situações de emergência para pouso
tropas ou suprimentos. Exemplos desta classe
de portos são:
Pictou, NS
Sydney, NS
Canso, NS
Gaspe ', Quebec
Sorel, Quebec
-45-
O porto de Montreal, localizado
favoravelmente na cabeceira da navegação oceânica,
São Lourenço e o pé da navegação interior do
Grande
Lakes, é um centro de transporte e ferrovia
natural. O porto de Quebec é
menos favorável situado economicamente sendo
mais de 160 quilômetros a nordeste
de Montreal. Estrategicamente, no entanto,
Quebec controla o comércio do Canadá
mudar para ou a partir da costa atlântica. Sua
posse por Blue seria
interromper a comunicação ferroviária e
hídrica oriental entre a Inglaterra e o
Províncias e no resto do Canadá.
O porto de Halifax é um dos melhores
portos da costa atlântica
e o principal porto de inverno do leste do
Canadá. O porto foi explorado
desenvolvido intensivamente pelo governo
Dominion como um moderno terminal oceânico
e base naval. É fortificado, embora grande
parte do armamento seja obsoleta.
cento. Em caso de guerra com Red, Halifax se
tornaria de primordial importância
para Red como base naval e como ponto de
desembarque para expedições no exterior
no caso de Blue controlar o St. Lawrence. No
entanto, as rotas disponíveis
para um avanço vermelho de Halifax para o
nordeste dos Estados Unidos ou para
Quebec e Montreal são bastante difíceis.
O porto de Saint John, New Brunswick é
semelhante em muitos aspectos ao
o porto de Halifax. Está aberto durante todo
o ano e equipado com o
instalações terminais mais modernas,
incluindo uma das maiores docas secas de
o mundo. É um importante centro de expedição
de grãos e laticínios.
Devido à proximidade do porto à fronteira
com os Estados Unidos e ao fato de
que as principais conexões ferroviárias (CP
Ry.) passam pelo estado de
Maine, o porto seria de pouca utilidade para
Crimson ou Red, pelo menos no
estágios iniciais da guerra, desde que Blue
fizesse qualquer esforço para controlar essa área.
O porto de Vancouver, BC, ganhou
destaque com a abertura de
Canal do Panamá, fornecendo uma rota
alternativa à do canal transcontinental
ferrovias para grãos, laticínios, madeira
serrada e outros produtos do oeste do Canadá
para a Europa.
O porto de Victoria, na ilha de
Vancouver, está similarmente situado,
mas devido à ausência de conexão ferroviária
com o continente está mais preocupado
com tráfego de passageiros e correio do que
com mercadorias a granel. Esquimalt, dois
milhas a oeste de Victoria e a única base
naval canadense na costa oeste,
equipado com uma grande doca seca moderna e
oferece boa ancoragem para o
maiores embarcações. Consequentemente, esta
área é de primordial importância para o Crimson.
Com o fechamento do Canal do Panamá ao
tráfego Vermelho e a presença de
Forças navais azuis baseadas em Honolulu,
seu valor comercial é amplamente
troyed. Supondo que Blue controla o St.
Lawrence e corta o Crimson's
comunicação oriental com a Red, a
importância das áreas é reforçada, embora
continua sendo uma saída decididamente
insatisfatória. Se Red deve ganhar o controle de
nas vias a vapor do Pacífico, a área se
torna de primeira importância para Red.
Todos os fatores considerados, devem ser
controlados pelo azul.
O porto de Prince Rupert é um porto de
primeira classe com terminal moderno
instalações e excelentes e extensas
ancoragens. Torna-se de extrema
importância para Crimson, se e quando for
negado o uso do sudoeste
Portos da Colúmbia Britânica, embora, como
no caso de Vancouver, ofereça
uma rota insatisfatória e perigosa para a
Europa. Ocupação física
do porto de Prince Rupert por Blue não é
vital, mas fechar o porto para o oceano
o tráfego deve ser efetuado.
O porto de Churchill, Manitoba, oferece
agora um bom porto e uma quantidade limitada de
modernas instalações terminais, oferecendo
uma porta dos fundos para a Província da Pradaria
ces e, por Moosonee, Ontário, e Temiskaming
e Northern
Estrada de ferro de Ontário, com Ontário
central e ocidental. Baía de Hudson e James
Bay estão abertos à navegação apenas cerca
de 4 meses do ano, mas essa condição
é parcialmente compensado pelo fato de que a
distância das províncias da pradaria
-46-
para a Europa, via Churchill é de
rota da água via Montreal. No caso de Red
ser negado o uso do Atlântico
portos do Pacífico, ou ambos, Churchill
oferecerá uma saída para grãos e
produtos de carne de Ontário, Manitoba e
Sasketchewan e uma entrada para
suprimentos e tropas da Europa, a menos que
a rota comercial do norte
O estreito de Hudson é controlado pela frota
azul, e isso é improvável.
d. Transporte Aéreo (Civil).
_
Durante 1933, havia 90 operadores de
aeronaves comerciais no Canadá.
Suas atividades incluíam patrulhas de
arquivos florestais, cruzeiros de madeira, fotos aéreas
transporte, transporte expresso de
passageiros, correio expresso, etc.
Incentivar um interesse e conhecimento
mais difundidos da aviação
o Departamento de Defesa Nacional, desde
1928, emitiu duas aeronaves leves
aviões e fez certas doações para cada um dos
23 clubes voadores e um grande
terminal foi construído em St. Hubert, sete
milhas ao sul de Montreal e
aeródromo terminal em Rimouski, Quebec, para
a recepção de transatlânticos
mails.
No final de 1934, havia 101 campos
aéreos de todos os tipos, 368
aeronaves civis e 684 pilotos licenciados no
Canadá. Alguns detalhes de aeroportos
em New Brunswick e Nova Escócia são dadas em
uma carta do Escritório de
o Chefe do Corpo Aéreo, com isso. (Ver anexo
F)
e Telefone e telégrafo.
_
(1) cabos.
Seis cabos transoceânicos têm
terminais no Canadá, cinco no Atlântico
e um no Pacífico. Os cabos do Atlântico são
desembarcados em Halifax, embora
vários deles são encaminhados através da
Terra Nova. O cabo do Pacífico aterra
em Vancouver, de onde um cabo também leva
aos Estados Unidos.
(2) Rádio.
Um serviço de feixe de rádio
comercial transoceânico é realizado por um
estação de Drummondville, Quebec, com a
Austrália, Grã-Bretanha e
Estados Unidos. Em 1932, um circuito
telefônico via rádio direto com a Grã-Bretanha
foi aberto através do meio desta estação de
feixe.
(3) Geral.
O Canadá é bem fornecido com
telefone, telégrafo e rádio locais
serviço.
Interrupção do serviço de telégrafo
e rádio transoceânico do Canadá
prejudicará seriamente a cooperação
Red-Crimson.
6. Outros fatores econômicos.
uma. Agricultura.
_
A agricultura, incluindo criação de
gado e horticultura, é a principal
indústria única do povo canadense. O Canadá
não é apenas auto-sustentável,
no que diz respeito aos alimentos, mas
possui um grande excesso de exportação. Alimentos
a produção é variada e distribuída por todo
o domínio que cada
seção é praticamente auto-sustentável e
cortá-la do lado de fora
serviria apenas para negar ao seu povo
certos luxos, como
café, chá, açúcar, especiarias e frutas
tropicais.
As Províncias Marítimas são conhecidas
por suas frutas e vegetais,
particularmente para as culturas de aveia e
batata da Ilha Prince Edward e New
Brunswick e maçãs em Nova Escócia. Quebec e
Ontário são agricultura mista
comunidades da península do Niágara,
especializadas em frutas. Manitoba,
Saskatchewan e Alberta são os principais
centros produtores de trigo, com
outros grãos e criação de gado de
importância crescente. Os vales ricos
da Colúmbia Britânica produz maçãs, outras
frutas e legumes.
-47-
b. Florestas.
_
As principais florestas estão nas
províncias da Colúmbia Britânica, Ontário,
Quebec, New Brunswick e Nova Escócia. A
fabricação de madeira serrada,
telhas e outros produtos, como polpa de
papel, é o segundo mais importante
Indústria canadense.
c. Recursos minerais.
_
O Canadá é um dos maiores países
produtores de minerais do mundo.
Nova Escócia, Colúmbia Britânica, Quebec,
Ontário, Alberta e Yukon Ter-
O território contém os principais distritos
de mineração. As seguintes notas resumidas
fatos pertinentes sobre minerais de
importância militar primária.
Alumínio. O alumínio foi o 16º ranking
de exportação canadense em 1934.
Grandes quantidades de bauxita, principal
fonte de suprimento, foram importadas
dos Estados Unidos.
Carvão.
Existem enormes depósitos de carvão no Canadá, principalmente em Nova
Soctia e New Brunswick, no leste e em
Alberta, Saskatchewan e
Colúmbia Britânica, a oeste. Devido
principalmente à distância dos campos de
Nos centros industriais e de manufatura,
cerca de 50% do carvão consumido
é importado dos Estados Unidos, através dos
Grandes Lagos. Estatísticas para
o ano civil de 1933 mostra:
Produzido:
Nova Escócia 6.340.790 toneladas
New Brunswick 314,681 "
Manitoba 3.036 "
Saskatchewan 903.776 "
Alberta 4.748.074 "
Colúmbia Britânica 1.484.653 "
Território yukon 638 "
Importado:
Dos Estados Unidos 8.865.935
toneladas
Do Reino Unido 1.942.875 "
Total - - - - - -
............................ 22.265.235 toneladas.
(ver slide 14855)
Em caso de guerra com os Estados
Unidos, as importações de carvão do Canadá
este país seria cortado e suas ferrovias e
atividades industriais
seriamente deficiente. Se Blue controlava a
área de Quebec e Winnipeg,
As ferrovias e indústrias do Canadá
dependentes de "energia a vapor" seriam
aleijado.
Cobre.
A produção mundial de cobre em 1933
foi (em toneladas curtas):
Canadá 149.992 México 43.900
Rodésia 144.954 Peru 28.000
Congo Belga 73.409 Espanha e)
Chile 179.200 Portugal) 34.720
Japão 75.459 Estados Unidos
196.190
A produção do Canadá foi distribuída aproximadamente da seguinte forma:
Toneladas da província
____________
Quebec 35.000 municípios do leste
Ontário 72.700 Sudbury area
Manitoba 19.000 Flin Flon
Saskatchewan 1.600
Colúmbia Britânica 21.600 Western
Manitoba
-48-
Ferro e aço.
O Canadá ocupa a sétima posição
entre os países como produtor de ferro e
aço, mas apenas uma pequena porcentagem de
sua produção é derivada de
em vista do suprimento abundante de minério
de grau superior na Terra Nova
e Minnesota. A seção Wabana de Terra Nova
contém os maiores
conhecido depósito único de minério de ferro
no mundo. Existem grandes minérios de ferro
depósitos no Quebec, norte de Ontário e
Colúmbia Britânica, mas por vários
razões pelas quais eles são deficientes para
o tratamento de alto-forno. Ferro e aço
são produzidos na Nova Escócia (Sydney) e em
Ontário. Minério de ferro é obtido
Mesabi, no Minnesota, através dos Grandes
Lagos e de Newfound-
terra. (Ver slide 14856) A maior parte dos
produtos de ferro e aço, no entanto, é
importados, principalmente dos Estados
Unidos e do Reino Unido.
Conduzir.
O chumbo é obtido no Canadá
principalmente de depósitos na Colúmbia Britânica,
o maior porto exportado para a Inglaterra.
Níquel.
A produção mundial de níquel em
1933 foi de cerca de 50.736 toneladas,
que cerca de 82% se originou no distrito de
Sudbury, ao norte de Georgian Bay
em Ontário. O restante veio principalmente
da Nova Caledônia (pe). Uma nova
O depósito de níquel foi descoberto
recentemente no norte de Saskatchewan, mas
ainda não foi trabalhado.
O níquel é necessário para a
indústria e indispensável na guerra. Ao controle
das minas de Sudbury, em caso de guerra, é
de importância vital.
Petróleo.
A produção de petróleo bruto ou
petróleo no Canadá durante 1934
totalizava 1.417.368 barris, principalmente
do campo de Turner Valley em
Alberta. Também é obtida uma pequena
quantidade de poços próximos a Monkton, New
Brunswick e no sudoeste de Ontário, entre o
Lago Huron e o Lago Erie.
Quantidades consideráveis também
são importadas dos Estados Unidos.
Zinco.
O Canadá ocupa o quarto lugar entre
os produtores mundiais de zinco. Ela fora-
colocado em 1934 totalizaram
localizado no distrito de Kootenay, na
Colúmbia Britânica e perto de Flin-Flon
no noroeste de Manitoba. Aproximadamente 2/3
do zinco exportado vai para a Grande
Grã-Bretanha.
d. Fabricação.
_
(1. Geral.
O Canadá é o segundo maior país
industrial dos britânicos
Empire, com Ontário e Quebec, os centros
industriais mais importantes. o
posição relativa das várias províncias
durante 1933, com base no valor
dos produtos fabricados, foi aproximadamente
o seguinte:
Ontário $ 1.000.000.000.
Quebec 650.000.000.
Colúmbia Britânica *
146.500.000.
Manitoba 91.000.000.
Alberta 55.000.000.
Nova Escócia 53.000.000.
New Brunswick 45.000.000.
Saskatchewan 36.000.000.
Ilha do Príncipe Eduardo
3.000.000.
* Inclui território de Yukon
-49-
As principais indústrias
classificadas de acordo com o valor bruto de
produtos (1932) são:
Celulose e Papel $ 123.415.492.
Estações elétricas centrais
117.532.081.
Fundição de metais não ferrosos
100.561.297.
Abate e acondicionamento de carne
92.366.137.
Moinhos de farinha e de alimentos
83.322.099.
Manteiga e Queijo 80.395.887.
Petroleum Products 70.268.265.
Pão e outros produtos de
panificação 51.244.162.
Fios e tecidos de algodão
51.197.628.
Impressão e publicação 50.811.968.
Fábrica de roupas femininas 44.535.823.
Automóveis. 42.885.643.
Artigos de borracha. 41.511.556.
Meias e artigos de malha
40.997.210.
Serrarias. 39.438.057.
(2) Munições.
a) Aeronaves.
Atualmente, existem seis empresas
fabricando aeronaves como segue:
Canadian-Vickers
............... Montreal, Que.
De Haviland
.................... Toronto, Ont.
Curtis Reid
.................... Cartierville, Que.
Fairchild
...................... Longueuil, Que.
Boeing
......................... Vancouver, BC
Ottawa Car Mfg. Co
............. Ottawa, Que.
As fábricas de motores Aero
foram estabelecidas por:
Armstrong-Siddeley Motors Co.
em Ottawa, Que.
Aero Engines do Canadá em
Montreal, Que.
Canadense Pratt-Whitney
Aircraft Co. em Longueuil, Que.
(b) Diversos.
Durante a Guerra Mundial, o
Canadá demonstrou sua capacidade de
desviar suas indústrias de tempo de paz para
a produção de munições, quando ela
fabricou e exportou grandes quantidades de
cartuchos, fusíveis, cartuchos
casos, explosivos, peças forjadas,
metralhadoras e munição para armas pequenas.
Esta produção não pôde ser obtida em caso de
guerra com a Blue, mas alguns
munições poderiam ser produzidas se suas
fábricas estivessem livres para operar e
materiais estavam disponíveis. O arsenal do
governo em Lindsey, Ontário, é
equipado para produzir munição para armas
pequenas e o arsenal do fabricante de Quebec
fabrica algumas armas pequenas e munição de
artilharia.
e Comércio.
_
A análise da indústria e dos recursos
do Canadá indica que ela tem um
suficiência ou excesso de certas
matérias-primas, mas deficiência de outras.
Os mais importantes desses materiais são os
seguintes:
(1) suficiência ou excedente;
Arsênico, amianto, cádmio, cobalto,
cobre, feldspato, óleo de peixe,
fluospar, alimentos, peles, ouro, grafite,
gesso, chumbo, couro, magnésio,
mica, níquel, prata, talco, madeira e zinco.
(2) deficiência;
Alumínio, antimônio, bauxita,
barites, cânfora, cromita, carvão,
algodão, linho, cânhamo, ferro, juta,
caulino, manganês, mercúrio, nitratos,
fosfato, petróleo, ópio, quinino, borracha,
seda, açúcar, enxofre, chá,
estanho, tabaco e lã.
-50-
7. Estimativa de combate.
uma. Todos os assuntos relativos à defesa
do Canadá estão sob um Departamento
_
de Defesa Nacional (Lei de 9 de janeiro de
1923) com um ministro da Defesa Nacional
luta na cabeça. Um Conselho de Defesa foi
constituído para assessorar o
Ministro.
b. A Marinha possui um complemento
autorizado de 104 oficiais e 812 homens, um
_
grande maioria servindo alistamentos menores
de 7 anos. Além disso, certas
Os internacionalistas são emprestados da
Marinha Real Britânica. A reserva consiste em
de
pessoal.
Os navios da Marinha Real Canadense
são:
Classe de deslocamento Nome da localização
Localização Status Armamento
1931 Destruidor 1337 toneladas Saguenay
Halifax, NS In comm. 4-4,7 "
1931 "1337" Skenna Esquimalt, BC
"" 4-4,7 "
1919 "905" Champlain Halifax, NS
"" 3-4 "
1919 "905" Vancouver Esquimalt, BC
"" 3-4 "
Varredora de minas de 1918 360
"Armentieres Esquimalt, BC" "
Reserva "Festubert Halifax, NS" de
1918 "
1918 "" 360 "Ypres Halifax,
NS" "
c. Exército.
_
(1) Pessoal: Força Estimada (por G-2):
Forças
organizadas.
________________
Total da Reserva Ativa
______ _______ _____
Milícia ativa permanente 403 403
Oficiais 403 403
Homens 3300 3.300
Milícia ativa não permanente
Diretores 6.911 6.911
Homens 44.962 44.962
Reservas não ativas
Diretores 10.000 10.000
Homens 30.000 30.000
__________________
Total organizado 3.703 91.873 95.576 *
Nota: O Canada Year Book, 1935, pp 1114,
fornece informações permanentes e não permanentes
milícia ativa 1934:
Oficiais permanentes e homens ---------
3.760
Oficiais e homens não permanentes -----
135.184
_________
Total
138.941
As informações mais recentes sobre a
distribuição das milícias ativas
é mostrado no mapa que o acompanha. (Incl. G)
(2) É provável que a Milícia Ativa Não
Permanente possa ser trazida
a uma força de 60.000 em M mais 15 e a uma
força total de 126.000 em M
mais 30 dias. (Nota: essa estimativa é
aproximadamente o dobro da do G-2,
Primeiro Exército.) Novas tropas começarão a
aparecer em 180 dias à taxa de
50.000 mensais.
d. Serviço Aéreo.
_
A Royal Canadian Air Force opera sob
uma direção no escritório
do Chefe do Estado Maior do Exército.
Força (1 de dezembro de 1934)
Ativo:
Oficiais 117
Homens 664
Reserva:
Oficiais 38
Homens 236
_____
1.055 total
-51-
O equipamento consiste em cerca de 84
aviões de combate, provavelmente com 20
ordem. (Estimativa G-2) O Anuário dos
Armamentos, Liga das Nações, fornece
um total de 166 aviões de todos os tipos e o
Statesman Year Book, 1935
189 aviões de todos os tipos. É provável que
cerca de um esquadrão de perseguição
e um esquadrão de observação poderia ser
organizado para atendimento imediato.
e Comente.
_
A localização da indústria e da
população do Canadá em uma extensão estreita
frente voltada para a fronteira norte dos
Estados Unidos e sua relativamente fraca
forças militares e navais, amplamente
dispersas, exigirão uma defesa
papel até as forças vermelhas são
desembarcadas. A rapidez e eficácia de
A ajuda britânica deve depender de pontos de
desembarque adequados no leste do Canadá
costa. A costa oeste não favorece operações
no exterior, a menos que a Red controle
Pacífico e, mesmo assim, é muito distante
das áreas azuis críticas.
f. Reforços vermelhos.
_
Foram feitas várias estimativas do
tamanho, composição e tempo de
colocação de reforços vermelhos no Canadá. Em
qualquer estimativa, o fator tempo
é de primordial importância, mas depende de
uma quantidade desconhecida, ou seja, "o período
de relações tensas ".
A seguinte estimativa é considerada
conservadora:
Forças inimigas prováveis
no
Canadá
_______________________________
Império
Dias após o Carmesim (Menos Carmesim) Total
M Dia homens Div. Homens Div. Divisões
masculinas
15 25.000 5 --- --- 25.000 5
30 50.000 5 --- --- 50.000 5
60 50.000 5 126.000 * 8 176.000 13
90 50.000 5 203.000 13 253.000 13
120 50.000 5 238.000 16 288.000 21
150 50.000 5 255.000 16 305.000 21
180 90.000 6 255.000 16 345.000 22
* Sob certas condições, essa força pode ser
desembarcada no Canadá em
Forças aéreas.
__________
O vermelho tem disponível 48 esquadrões
de
as seguintes forças provavelmente podem ser
desembarcadas no Canadá, conforme indicado.
Esquadrões de
Esquadrões
Esquadrões de
f. Conclusão.
_
Crimson não pode defender com sucesso
seu território contra os Estados Unidos
Unidos (azul). Ela provavelmente se
concentrará na defesa de Halifax
e a linha Montreal-Quebec, a fim de manter
as bases de operação da Red.
Importantes esforços secundários serão
feitos para defender sua área industrial e
pontos críticos em suas linhas ferroviárias
transcontinentais.
8. Áreas de importância estratégica.
A análise dos dados e discussão acima
indica determinadas áreas que
se tornaria de considerável importância
militar em caso de guerra com
Vermelho; nomeadamente,
uma. A área de Halifax Monkton St. John,
às vezes chamada de Martime
_
Área da província.
b. A área de Montreal Quebec, às vezes
chamada de St. Lawrence Area.
_
-52-
c. A área dos Grandes Lagos.
_
(1) Área do rio Niágara.
(2) Área Sarnia-Windsor.
(3) Sault Ste. Marie Area.
(4) Área Sudbury.
d. Área de Winnipeg.
_
(1) Cidade de Winnipeg e arredores.
(2) Churchill, região de Manitoba.
e Área Vancouver-Victoria.
_
(1) Portos de Vancouver e Victoria,
área.
(2) área do príncipe Rupert.
f. As razões pelas quais essas várias
áreas são estrategicamente importantes podem ser
_
resumidamente da seguinte forma:
(1) Área de Halifax Monkton St. John. (Província
Marítima)
O porto de Halifax é o ponto chave
na área, pois enquanto o
porto de St. John oferece excelentes
instalações para uma expedição no exterior,
é tão perto da fronteira dos Estados Unidos
que o uso ininterrupto da Red
não pode ser esperado. Em Monkton, a
península que liga Nova Escócia e
o continente reduz-se a
Esta área oferece a melhor posição defensiva
para impedir qualquer avanço oeste-
ala por Red.
(uma). O controle de Halifax pela
Blue:
1. Negue a Red o único porto
sem gelo na costa leste e na costa
_
apenas portos, exceto os portos do rio St.
Lawrence, adequados como
base.
2. Negue a Red uma base naval
preparada na costa leste, a partir da qual
_
para operar contra forças navais azuis ou
navios comerciais.
3. Interrompa o serviço de
cabo submarino transoceânico entre o Crimson
_
e Vermelho (exceto de Terra Nova) e entre
Carmesim e Índias Ocidentais.
4. Negue a Red o uso de certas
bases aéreas das quais operar
_
contra o nordeste dos Estados Unidos.
(b) O controle de Halifax pela Blue
torna o porto de St. John
e a área de Monkton de importância
secundária. Falha ao proteger Halifax
_______
controle da área de Monkton pela Blue:
___________________________
1. Negue a Red o uso de St.
John Harbour.
_
2. Corte as linhas de
comunicação entre o porto de Halifax
_
e São João e o restante do Canadá.
3. Coloque o azul diretamente na
única linha de avanço (por
_
Vermelho) de Halifax, na linha defensiva
mais curta possível.
4. Negue a Red o uso de certas
bases aéreas das quais operar
_
contra o nordeste dos Estados Unidos.
5. Dê à Blue o uso de vários
pequenos campos de ar em Monkton
_
e São João.
(2) Área de Montreal - Quebec (área do
rio St. Lawrence).
Os portos de Montreal e Quebec,
enquanto o gelo ligava cerca de quatro meses
do ano, ainda oferecem a melhor base no
exterior, tanto em instalações quanto
localização. Além disso, a área é de grande
importância comercial, pois
controla todas as linhas de comunicação, por
terra, mar e fio entre
centros industriais e agrícolas do Canadá e
da costa leste. Enquanto
Montreal tem as maiores e mais convenientes
instalações para portos e terminais,
Quebec, devido à sua localização física, é o
ponto principal da área.
O controle dessa área pela Blue:
(a) Negar o uso de todos os bons
portos do rio St. Lawrence para Red.
(b) Corte todo o Canadá, a oeste de
Quebec, viz. industrial e agrícola
urais da costa leste.
-53-
(c) Negar Red e Crimson e
disponibilizar para Blue, o principal
bases aéreas no leste do Canadá.
(d) Negar carvão e ferro carmesim
da Nova Escócia e da Terra Nova como
bem como todas as importações através do
Atlântico.
(3) A área dos Grandes Lagos.
Esta área compreende vários pontos
críticos:
a) travessias do rio Niágara e do
canal Welland.
b) As águas que ligam o lago Huron
e o lago Erie.
(c) A grande área industrial do
Canadá - a parte de Ontário situada
entre o Lago Huron e os Lagos Erie e Ontário.
(d) As águas que conectam o Lago
Superior e o Lago Huron, incluindo
o Soo Locks.
(e) As minas de níquel-cobre e
Sudbury.
O controle da hidrovia dos Grandes
Lagos é vital para Blue, para o transporte
minério de ferro, carvão e grãos e esse
controle exigirá ocupação
de uma ponte cobrindo as águas estreitas e
próximas ao Soo
Fechaduras e na área de Detroit. As pontes
sobre o rio Niagara e as
O Canal Welland, que liga o Lago Erie ao
Lago Ontário, é importante para
Azul para ocupação da importante área
industrial do Niagara-Ontario
Península. O Canal Welland se tornaria
importante como linha de comunicação
se Blue tomou a península. Embora o controle
dessa área seja de
importância na indústria carmesim,
provavelmente é de maior importância
em negar o inimigo Crimson e Red, uma base
mais conveniente para operações
contra áreas altamente industrializadas nos
Estados Unidos.
(4) Área de Winnipeg.
Winnipeg é o centro nervoso da
ferrovia transcontinental
sistema. O controle da Blue separará
efetivamente o leste e o oeste
Canadá e bloquear o transporte de homens,
grãos, carvão, carne e óleo para o
leste. A conclusão da Ferrovia Nacional
Canadense para Churchill
Manitoba na Baía de Hudson eo
desenvolvimento do porto de Churchill fornecem
uma rota alternativa para a Europa via
Moosonee, Ontário e Tem. e Ont.
Ry. para o nordeste de Ontário. Enquanto a
rota da água através da Baía de Hudson é apenas
aberto cerca de quatro meses do ano, e os
portos são fornecidos por uma única
ferrovias, uma quantidade considerável de
tráfego poderia ser desenvolvida
emergência.
(5) Área de Vancouver - Victoria.
Como indicado acima, os portos nesta área
são de importância secundária
importância apenas nas condições que possam
ser razoavelmente assumidas. Como-
sempre, a área tem certa importância
militar, devido à base naval em
Esquimalt, e é uma saída possível para as
províncias do plano canadense e
oeste do Canadá. Seu controle por Blue
negaria ao inimigo qualquer base ou saída
na costa oeste; simplificar o problema de
proteger nosso transporte no
Área de Puget Sound; e interrompa a
comunicação por cabo com o Extremo Oriente.
Embora o príncipe Rupert, BC tenha
um excelente porto e terminal
instalações com boas conexões ferroviárias
levando leste, bloqueio naval deste
seria facilmente possível, uma vez que a
área de Vancouver - Victoria estivesse
Controle azul.
9. Rotas de abordagem para as áreas de
importância estratégica.
uma. Halifax - Monkton - São João e Região
(Províncias Marítimas) (Incl. D & H).
_
Três possíveis rotas de abordagem são
consideradas, a saber:
(1) Via água de Boston ou Nova York
para Halifax ou arredores.
(2) Via água de Boston ou Nova York
para portos no oeste da Nova Escócia
e daí por terra até Halifax.
-54-
(3) Do leste do Maine, via St. John e /
ou Fredericton até Monkton -
Amherst - Truro para Halifax.
b. Discussão das rotas de abordagem para o
Halifax - Monkton - St. John
_
Área (Província Marítima).
(1) A distância por água de Boston a
Halifax é de
Nova York
O porto de Halifax é fortificado e sem
dúvida seria extraído. Um frontal
um ataque exigiria uma grande força e
envolveria atrasos indesejáveis.
Outros portos desenvolvidos da Nova Escócia
no Atlântico estão muito distantes
_________
Halifax e envolvem um longo avanço após a
aterrissagem e isso
o avanço seria sobre terrenos difíceis.
Várias baías não desenvolvidas ao
longo da costa leste oferecem condições favoráveis
condições para as operações de desembarque
e, destes, a baía de St. Margarets, a
est, sendo cerca de 26 quilômetros por
estrada a oeste de Halifax, parece satisfatório.
Águas profundas, com profundidade mínima de
7 braças, se estendem quase até a cabeça
Bay, não muito longe de Hubley e French
Village, que estão melhorando
estrada e na estrada de ferro de Yarmouth
para Halifax. A baía está protegida
de todos os ventos e mares, exceto os do sul
e é suficiente
tamanho para abrigar qualquer frota
necessária para a expedição. A amplitude das marés é a
mesmo que em Halifax, de
desembarques de barcos e barcaças nas
margens oeste, norte e leste da baía, de
de onde estradas melhoradas conduzem à
estrada principal.
A estrada Hubbard - French Village
- Hubley - Halifax tem 18 anos
de largura, de macadame, com degraus a leste
e com pontes de concreto capazes
de transportar artilharia pesada e tanques. A
ferrovia é de via única,
medidor padrão e paralelo à estrada. Tem
notas bastante pesadas e é
de construção leve.
As colinas arborizadas rochosas se
elevam bastante a uma altura de
pés ao redor de St. Margarets Bay, mas as
estradas estão a
o contorno e o terreno entre as estradas e a
água estão rolando bastante.
A estrada principal French Village -
Halifax, atravessa colinas rochosas baixas
e o movimento fora das estradas por veículos
com rodas seria praticamente
possível.
(2) Os portos na costa oeste da Nova
Escócia, ao largo da Baía de Fundy
estão sujeitos a marés extremamente altas -
limitadas instalações terminais e têm
profundidades geralmente inadequadas para
transportes de ancoragem. As correntes de
maré são fortes. De Windsor, na Avon
River, para Halifax, há uma estrada
melhorada e uma filial do Canadá
Estrada de ferro do norte. A distância é de
cerca de
posições defensivas no centro da ilha. Como
rota de abordagem para
Halifax é considerado inferior à rota da
Baía de St. Margarets.
(3) A rota All Land via Eastern Maine.
Esta rota envolve um avanço da
fronteira do Maine de aproximadamente
norte do Maine, flui para o sul, a leste da
fronteira Maine - New Brunswick
para Woodstock, daí geralmente sudeste
através de Fredericton para St. John. isto
é navegável da boca até as cataratas a
alguma distância acima de Woodstock, NB
A média das marés de St. John é de 20 1/2
pés, diminuindo o fluxo. o
rio é atravessado por uma rodovia e uma
ponte ferroviária em Fredericton, cada
quase meia milha de comprimento. Duas outras
pontes, uma ponte ferroviária em balanço e uma
a ponte suspensa atravessa o rio cerca de
Existem inúmeras balsas operando sozinhas no
rio. É evidente que
o rio St. John é um sério obstáculo para
qualquer avanço por terra
Maine. Embora o St. John pudesse ser
interligado, tais operações
resultar em atraso considerável.
-55-
As redes ferroviárias e rodoviárias
disponíveis são mostradas nas Inclinações B,
C e D. Eles são razoavelmente adequados para
uma força do tamanho provavelmente
necessário para esta operação.
(4. Conclusão.
Se Halifax deve ser capturado sem o
uso de grandes forças e
gastos de tempo e esforço consideráveis,
deve ser realizado imediatamente
antes que reforços vermelhos possam ser
desembarcados ou Crimson se organizar para sua defesa.
Qualquer avanço por terra do Maine
eliminaria todos os elementos de surpresa e
torne a captura extremamente difícil - uma
operação importante.
Uma expedição ao exterior é uma das
forças armadas mais incertas
operações, e com a frota vermelha em guarda
no Atlântico Norte, com
O objetivo militar imediato de Red: a
retenção de uma base no leste
Canadá para operações futuras contra a Blue,
uma operação conjunta contra Halifax
deve ser rápida e perfeitamente executada
para garantir qualquer esperança de sucesso. este
rota é considerada a melhor, mas as
condições existentes no momento podem fazer
esta via impraticável e toda a rota
terrestre necessária.
c. A área de St. Lawrence. (Quebec -
Montreal)
_
As únicas rotas de avanço praticáveis para
Blue nesta área são:
do norte de Nova York, New Hampshire e
Vermont e do noroeste do Maine.
(Ver mapa) (Incl. K)
(1) rios.
(a) O rio St. Lawrence flanqueia o
lado esquerdo de todas as rotas de
abordagem ao Quebec. De Montreal a Três
Rios, flui através de um
planície aluvial, com a margem sul
Três rios, as margens aumentam de altura
para Quebec, onde estão
é de
máximo de
Novembro a abril, mas os quebra-gelo podem
passar. O rio de Quebec
para Montreal, geralmente de
é navegável em um rascunho de 30 'para
Montreal. A distância de Quebec a Mon-
Treal é de
Na área ao sul de St. Lawrence,
entre Quebec e Mon-
treal, existem vários rios de importância
que naturalmente influenciarão
planos para um avanço em Quebec, a saber:
Richelieu River
Rio São Francisco
Rio Nicolet
Becancour River
Rio Chaudiere
Etchemin River
Outros fluxos criarão
obstáculos de menor importância.
b) O rio Richelieu flui para o
norte do lago Champlain para entrar
o St. Lawrence cerca de
Calado de 6 1/2 pés em todo o seu
comprimento.
(c) O rio St. Francis nasce no lago
St. Francis cerca de
noroeste de Jackman, Maine. Flui para
sudoeste, para Lennoxville, Quebec,
onde vira acentuadamente noroeste para fluir
para o St. Lawrence (Lake St.
Peter). As cabeceiras são controladas. O
fluxo regulado é de cerca de
por segundo ou mais, com uma queda média de
fordable abaixo de Sherbrooke.
-56-
(d) O rio Nicolet nasce no lago
Nicolet,
Alymer, e flui geralmente noroeste para
esvaziar no St. Lawrence no
extremidade leste do lago St. Peter. O fluxo
médio de água baixo é de cerca de
por segundo. Os bancos nos trechos
superiores - terrenos montanhosos e arborizados - são íngremes
e de
mas há várias barragens. De Arthabaska ao
lago São Pedro, o córrego
flui através de um país plano aberto, com
bancos de
para um desfiladeiro começando cerca de
do lago São Pedro. O rio não é um obstáculo
sério, mas há muitos
áreas pantanosas entre ele e o rio Becancour.
(e) O rio Becancour se ergue cerca
de
Francis e flui para o norte, depois para o
sudoeste e depois para o noroeste para entrar no St.
Lawrence, alguns quilômetros abaixo de Three
Rivers, Que. Os alcances mais baixos do
rio, abaixo da vizinhança de Lyster, Que,
flui através do país geralmente plano
de inclinação suave. O riacho tem em média
em alguns lugares. De Maddington Falls até
o rio corre através de um estreito
desfiladeiro de
país plano. O rio não é um obstáculo sério
para um avanço em Quebec,
em razão da direção geral do fluxo em seus
trechos mais baixos e
características do país.
(f) O rio Chaudierre nasce no lago
Megantic, cerca de
oeste de Jackman, Maine e flui geralmente
para o norte em direção a St. Lawrence,
posite Quebec. Do Lago Megantic a Hersey
Mills, flui rapidamente entre
margens íngremes em um vale estreito. O
terreno adjacente é acidentado e fortemente
madeira. De St. George a Valley Junction, o
vale se amplia materialmente
e o país é menos acidentado. Abaixo da junção
do vale o rio flui através
país ondulado suave entre bancos
relativamente baixos. O Chaudiere é um
fluxo rápido e forte com uma descarga média
de mais de
A largura varia de
alcança. De St. Maxine ao St. Lawrence, é de
Este rio deve ser considerado um sério
obstáculo.
(g) O rio Etchemin nasce no lago
Atchemin e deságua no noroeste
no Chaudiere. Tem
bancos geralmente altos e íngremes. Isso
constitui um obstáculo considerável.
(2) Terreno.
A porção sul da área que faz
fronteira com os Estados Unidos,
a leste do rio Richelieu, está montanhosa à
beira de montanhas (até 3000 ').
As montanhas de Notre Dame estendem as
montanhas verdes de Vermont na forma
de uma série de cordilheiras, diminuindo
gradualmente a altitude do Lago Champlain
nordeste do meridiano de Quebec, daí o
nordeste paralelo ao St.
Lawrence. Do St. Lawrence o terreno sobe
suave e gradualmente
em direção ao sudeste até o sopé das
montanhas de Notre Dame. No
linha Montreal Sherbrooke um grave de oito
colinas (arborizadas) subir acentuadamente
alturas que variam de
país.
Em geral, as colinas do teatro de
Quebec são arborizadas, as abaixo
o contorno de
do rio existem áreas densamente arborizadas
em intervalos.
(3) Estradas.
As principais estradas para
Montreal levam ao norte de Plattsburgh, Nova York e
Burlington, Vermont. Quebec pode ser
alcançado através das rotas nº 1 e 5, através
Sherbrooke, Que; pela rota n ° 3 ao longo da
margem sul do St. Lawrence;
ou via Montreal e a margem norte do St.
Lawrence. Este último é o
rota mais longa e, sem dúvida, a mais
difícil. Outra rota está disponível
de Jackman, Maine, pela rota nº 23 até
Valley Junction. A estrada
a rede disponível é mostrada no número de
ordem "D" e "K."
-57-
(4) Ferrovias.
As ferrovias disponíveis são
mostradas nas posições "B" e "C." Eles
são inteiramente adequados para qualquer
movimento provável contra essa área.
(5) Discussão de rotas.
a) Norte de Nova Iorque - Vermont
até Montreal
Estradas: Nº 9 de Plattsburgh
a St. Lambert e South Mon-
treal. Distância
No. 7 de Burlington,
Vt., Via St. John, Que. para
St. Lambert ou sul de Montreal. Distância
uma ponte sobre o rio Richelieu em St.
Johns. Existem duas rodovias
pontes sobre o St. Lawrence em Montreal.
Ferrovias: Delaware e Hudson -
Albany para Montreal.
New York Central -
de Malone a Montreal.
Rutland e CP -
Burlington para Montreal.
Vermont central e CN
Montpelier para Montreal.
Comentários: O terreno é favorável
e sem barreira física
para o avanço até o St. Lawrence, exceto a
travessia do Rich-
Elieu River, para uma força que se move de
Vermont. Um avanço em Quebec de
Montreal é possível, mas oferece a rota mais
longa, com muitos rios
pendular à linha de avanço (abaixo de São
Lourenço), que oferece
excelentes posições defensivas.
b) Northern Vermont e New Hampshire
até Quebec.
Características físicas: O
rio Richelieu, a oeste e o
Os rios Chaudiere e Etchemin, no leste,
tendem a delimitar a zona de avanço.
Estradas:
No. 5 - Newport, Vt. Para
Sherbrook, em seguida, No. 7 para Valley
Junção à ponte da rodovia em St. Lawrence e
Quebec, ou via
No. 23 de Scott Junction para Levis, Que e a
balsa para Quebec. Distância
a estrada através do país montanhoso é
pavimentada. No. 5 de Sherbrooke via
Victoriaville é uma rota alternativa.
No. 23, Jackman, Maine - junção do vale -
Levis. Este dis-
a distância é de
rota mais curta. Atravessa os rios Chauderie
e Etchemin. tem
inúmeras rotas alternativas e estradas de
conexão.
Ferrovias:
Canadian Pacific - Newport
para Quebec.
Canadian Pacific - Jackman
via Megantic para Quebec.
Canadian National -
Portland, Me., Via Sherbrooke para Quebec.
Comentários:
Enquanto o terreno neste
setor é montanhoso à beira do
montanhosa, com vários desfiladeiros e
travessias de rios, oferece as
est e melhor rota de avanço em Quebec.
d. A área dos Grandes Lagos.
_
Essa área deve ser considerada nas
seguintes subdivisões, como as
as rotas de abordagem variam, e a abordagem
deve ser feita a partir de todas essas direções.
ções.
A área de Buffalo - Rio Niágara.
The Port Huron - Área de Detroit.
O Sault St. Marie ou Soo Locks -
área de Sudbury.
(1) Área de Buffalo - Rio Niágara.
Pontes atravessam o rio Niagara
em Buffalo (ponte da paz);
nas Cataratas do Niágara (ponte suspensa) e
(ponte baixa do arco) e na
Lewiston, Nova Iorque. "" "
-58-
Estradas: a rede viária que se
aproxima do rio Niagara a partir da
Estados Unidos e levando através do rio para
o sul de Ontário e através
De Hamilton a Toronto e Montreal, é um dos
melhores da região
fronteira nacional e é inteiramente adequado
para qualquer movimento provável.
Ferrovias: O Pacífico Canadense e
o Ferroviário Nacional Canadense
estradas têm uma rede de ferrovias que
conectam Buffalo a Toronto e pontos
leste. As filiais levam a todas as partes
importantes da península do Niagara.
Comentário: As travessias sobre o
rio Niagara devem ser prontamente
garantido para garantir uma linha de avanço
na Península do Niágara de Ontário.
(2) A área de Detroit - Port Huron.
Esta área tem as mesmas
características que o Buffalo
Área do rio Niágara, mas além de garantir as
travessias além da fronteira
águas, área suficiente para cobrir as rotas
de água dos Grandes Lagos
Interferência carmesim é essencial.
Travessias:
Ponte do embaixador - Detroit -
Windsor.
Dois túneis (uma ferrovia)
Detroit - Windsor.
Inúmeras balsas.
Ferrovias e estradas: Existe uma
excelente rede ferroviária e rodoviária
disponível para qualquer avanço a leste de
Detroit e Port Huron.
Comentário: A Península de Ontário
é de grande importância industrial
para o Canadá e uma área militar de grande
valor estratégico, como base para o transporte aéreo
ou operações terrestres contra as áreas
industrializadas entre Chicago e
Búfalo. Qualquer operação Blue deve avançar
via Buffalo - Niagara Falls e
Port Huron - Detroit simultaneamente.
(3) Sault Ste. Marie - Sudbury e
Região, Estados Unidos
A melhor rota de abordagem para a
área de Sudbury, a cerca de
leste do Soo, é obviamente via Sault St.
Marie, ao longo da costa norte
do canal norte. Uma operação ao longo desta
rota cobre automaticamente o
Soo. A ferrovia do Pacífico canadense e uma
boa estrada de cascalho levam a leste
do Soo. Eles fornecem amplas instalações
para suprir as prováveis
força necessária. O flanco sul desta linha é
protegido pelo Norte
O som e o flanco norte por um terreno
densamente arborizado e totalmente desprovido
de estradas ou outras comunicações adequadas
ao movimento das forças armadas.
(4) Área de Winnipeg.
A rota principal dos Estados
Unidos para Winnipeg fica ao norte
de Grand Forks e Crookston através de
Emerson. Uma estrada principal segue a
margem oeste do rio vermelho, de Emerson a
Winnipeg. Uma boa e difícil
da estrada de Grand Forks e uma de Crookston
fornece uma
rede rodoviária a sul da fronteira. Existem
várias estradas secundárias em ambos
lados da fronteira para complementar as
estradas de superfície dura.
O Pacífico Canadense possui duas
linhas principais que se estendem para o norte
na fronteira, uma que leva de Fargo a Gretna
ao longo da margem oeste de
Rio Vermelho, e um de Thief River Falls,
através de Emerson ao longo da
margem leste do rio vermelho. O norte do
Canadá tem uma linha de Grand
Forks através da junção de Emerson para
Winnipeg, na margem oeste do Red
Rio e outra linha conectando-se a Duluth e
estendendo-se através
Warroad para Winnipeg.
A melhor e única via de abordagem
praticável é obviamente
norte de Grand Forks e Crookston. O terreno
é plano e aberto e
não oferece obstáculos naturais a um avanço.
-59-
Churchill, na Baía de Hudson, tem
conexão ferroviária do Canadá
Sistema nacional em Hudson Bay Junction,
cerca de
peg. A melhor e única via de abordagem para
cortar essa linha é ao longo do
ferrovia de Winnipeg.
(5) A região de Vancouver (Vancouver -
Victoria) (ver itens E e L) (omitido)
A melhor rota viável para
Vancouver é pela Rota 99 até
Bellingham, a uma distância de
e país agrícola. Uma rota secundária e mais
longa fica a cerca de
lá para o leste, atravessando Sumas, para
atingir as estradas que correm para o leste
de Vancouver no meridiano de Mission City.
A estrada de ferro Grand Trunk,
que se estende de Vancouver a Seattle,
garante um serviço ferroviário satisfatório.
Victoria e Esquimalt, na ilha de
Vancouver, podem ser alcançadas
somente pela água. O serviço de balsa é
mantido entre Vancouver e Nanaimo em
costa leste da ilha, cerca de
Vancouver, Burlingham e Port Angeles e
Victoria. A melhor rota de
A abordagem é feita por água de Port
Angeles, Washington.
IV Conclusões:
___________
a Que as áreas críticas do Canadá são:
_
(1) A área de
Halifax-Monkton-St.John (províncias marítimas).
(2) A área de St. Lawrence (Quebec
e Montreal).
(3) A área dos Grandes Lagos.
(4) A área de Winnipeg.
(5) A área de Vancouver (Vancouver
e Victoria).
b. Que as melhores rotas de abordagem
para essas áreas são:
_
Para (1) Por operações conjuntas por mar
a partir de Boston.
(2) Da região norte de New
Hampshire-Vermont.
(3) (a) De Sault St. Marie e da área
de Soo Locks.
(b) De Port Huron - Detroit Area.
e (c) da área de Buffalo-Niagara
Falls.
(4) De Grand Forks-Crookston até
Emerson.
(5) Ao longo de Puget Sound, através
de Everett e Bellingham, com suporte
por um ataque de água em Puget
Sound.
V. Recomendações.
_______________
Nenhuma.
VI Concorrências.
____________
O comitê concorda com as conclusões
anteriores.
CHARLES H. JONES
Infantaria,
Presidente do Subcomitê.
|
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Copyright © Prof Michel Chossudovsky , Global Research, 2019
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