quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Moçambique | Terroristas usam equipamento da polícia nos ataques


Um carro patrulha e uniformes policiais roubados estão a ser usados pelos jihadistas islâmicos que têm espalhado a violência nesta província moçambicana

A Polícia de Moçambique admitiu que os terroristas islâmicos que têm espalhado o terror na província de Cabo Delgado, rica em gás natural, roubaram um carro patrulha e uniformes policiais, equipamento que estão a usar nos ataques, noticia a BBC.

Fotos dos insurgentes a pavonearem-se com o carro patrulha e os uniformes foram partilhadas nas redes sociais. Segundo o chefe da polícia, Bernardino Rafael, foi aberto um inquérito para apurar como é que o grupo terrorista teve acesso ao equipamento policial. O responsável avançou que, entretanto, os jihadistas lançaram fogo ao veículo.

"O carro patrulha foi adquirido por eles em circunstâncias estranhas. O veículo é nosso. Confirmamos que o carro é nosso e foi incendiado em circunstâncias que estamos a investigar", adiantou Bernardino Rafael.

O grupo terrorista é conhecido localmente por al-Shabab e tem realizado ataques esporádicos na região há já dois anos. Não tem qualquer associação com o grupo jihadista baseado na Somália que tem o mesmo nome.

Os ataques têm incluído decapitações, assaltos a esquadras de polícia e incêndios a casas, o que levou muitos habitantes a fugirem das suas aldeias.

Sem comentários:

Mais lidas da semana