quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Portugal | Os Ruis Pintos nas celas e os Donos Disto Tudo em que não se toca


O Curto aqui está. Bom dia. Hoje a estrela é Rui Pinto. Aquele que se pôs a bisbilhotar na net os podres de uns quantos criminosos (diz ele) mas que se vê acusado de 147 crimes, além de que de futebol a justiça nem quer saber. Talvez porque andam todos com barriguinha (cheia) naquele setor da justiça. Falta de exercício, meus caros concidadãos das batinas negras, mais negras que o céu hoje em Portugal. Não admira, estamos no inverno e os deuses despejam grandes latões com água, cântaros e descargas de autoclismos cá para baixo. Certamente para encher as barragens e contribuir para a estabilização dos nabos, couves e outras verduras. Adiante.

Pois Rui Pinto começa hoje uma sequência do processo infindo que o mantém detido numa cela com seis metros quadrados. Em contrapartida os Ricardos Salgados dos Espíritos Santos e Outros continuam a gozar de liberdade depois de terem destruído a vida de imensos portugueses. Milhões deles. A justiça é assim. Coisa de pisca-pisca, depois de ver bem se os criminosos são os das carradas de bagalhoça ou da plebe perrapada ou só assim-assim. Dizem que essa dita justiça é cega. Sim, encandeia-se com os dos diversos poderes. Farinha do mesmo saco, dizem. Talvez, ou de todo. Basta observar e conclua-se.

Entretanto há vontades de sacar da Delação Premiada. Saca-se de um bufo criminoso e premeia-se o energúmeno com barras de ouro que são o perdão e a liberdade. Então e agora querem manter o Rui Pinto preso numa cela ínfima. Afinal ele também é um delator. É a tal coisa, o pisca-pisca da senhora hipoteticamente de olhos vendados, a Judite… Aliás, a Justiça – barriguda e velha como os trapos – sempre a fazer das dela.

Quem escreve profusamente sobre o Rui Pinto no Curto que pode ler a seguir é Rui Gustavo, do Expresso. Vá ler. Inteire-se. E confirme, se puder, que há Salgados a viajarem supimpamente pelo mundo e de barriga ao sol em Portugal, impunemente, num processo que vai para além da sua morte e que por justiça será arquivado. Já é de esperar. A magana da Justiça quando quer é lenta, anda mais parada que devagarinho. Nos DDTs (donos disto tudo) não se toca, esses maganões... E assim se faz Portugal, uns poucos vão bem em contraste com muitos milhões que vão mal.

Siga para o Curto. Bom dia e boa chuva.

Mário Motta | PG



Bom dia, este é o Expresso Curto

Rui Pinto tem uma cyberduna pela frente

Rui Gustavo | Expresso

Começa hoje a fase de instrução da Operação Cyberduna. É normal que esta designação não lhe diga nada porque é um dos raros nomes inventados pela PJ que não pegou. Vou tentar outra vez: começa hoje a fase de instrução do processo Rui Pinto, o génio informático formado em História que é acusado de 147 crimes pelo Ministério Público português, incluindo uma tentativa de extorsão à Doyen a quem o alegado hacker terá pedido um valor entre os 500 mil e o milhão de euros para não expor segredos e supostos crimes desta empresa de agenciamento de jogadores.

Se quisesse, Rui Pinto podia ter pedido à juíza Cláudia Pina para prestar declarações mas nesta fase processual optou pelo silêncio. Pelo menos em tribunal. A partir da cela individual de seis metros quadrados que ocupa no Estabelecimento Prisional da PJ desde março deste ano, Rui Pinto tem escrito e feito publicar no Twitter - mesmo sem acesso a um computador – os argumentos chave da sua defesa: “Enquanto a França e outros nove países europeus querem avaliar os dados que recolhi e investigar a fraude fiscal, em Portugal sou perseguido. A manutenção da prisão preventiva é só mais um exemplo do terrorismo judicial de que tenho sido alvo”.

Aníbal Pinto, advogado e comentador ligado ao FC Porto que é acusado de ter feito de intermediário entre Rui Pinto e a Doyen, vai prestar declarações e até pediu à juíza que Rui Pinto fosse interrogado, mas Cláudia Pina negou esta pretensão com o argumento de que Rui Pinto já prestou declarações perante um juiz quando foi detido na Hungria e depois extraditado para Portugal. Ou seja, já conhece os seus argumentos.

Durante a fase de instrução, um juiz avalia os indícios recolhidos pelo Ministério Público e confronta-os com os argumentos da defesa dos arguidos. A de Rui pinto optou por discutir questões de Direito e não de facto. Isto é, não vai argumentar se o acusado cometeu ou não algum dos crimes que lhe é imputado, mas sim alegar que não há base legal para que o ataque informático à Doyen seja julgado em Portugal porque “deve ser declarada a incompetência internacional dos tribunais portugueses para abrir inquéritos por factos praticados por um cidadão nacional, noutro país, contra uma sociedade estrangeira”.

A defesa de Rui Pinto alega ainda que a instrução devia estar a correr num tribunal de Oeiras e não em Lisboa já que a alegada tentativa de extorsão à Doyen decorreu numa bomba de gasolina da A5, a auto estrada que liga Lisboa a Cascais. E que a acusação tem de ser declarada nula porque o ataque informático foi dirigido à Doyen Capital, de Londres; mas quem apresentou queixa foi Doyen Investments, de Malta. Questões técnicas.

Rui Pinto já admitiu que a suposta tentativa de extorsão foi “um erro” e que nunca teve qualquer intenção de ficar com o dinheiro pedido ao português Nélio Lucas, que na altura geria a Doyen. E que o que sempre quis foi denunciar os esquemas de evasão fiscal que minam o futebol. A verdade é que as denuncias do blog Football leaks – de quem Rui Pinto era fonte – serviram para espoletar vários de processos de evasão fiscal em Espanha em casos que envolveram, por exemplo Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Xabi Alonso e outros jogadores representados por Jorge Mendes.Mas em Portugal não. Num dos tuítes que publicou, Rui Pinto queixa-se de nunca ter sido interrogado pelo MP ou pela PJ a propósito dos casos que denunciou. Portugal ainda não adaptou a diretiva europeia que instituiu a figura do Whistleblower e que poderia beneficia-lo. E a colaboração premiada que o Governo quer alargar não se aplica neste caso porque Rui Pinto não é suspeito nos casos que quer denunciar.

Falta explicar porque é que acedeu ao sistema informático da PGR, da PJ, do Sporting, do Benfica ou até do escritório de advogados PLMJ. Ou porque é que foi forçado a fazer um acordo com um banco das ilhas Caimão depois de supostamente ter desviado dinheiro daquele banco. Ou porque é que acedeu a documentos da Operação Marquês ou do processo de Tancos. Cláudia Pina só vai ter de decidir se as provas são suficientes para o levar a julgamento e não terá de responder já à pergunta de um milhão de euros: Herói ou vilão?

OUTRAS NOTÍCIAS

Dois dias depois de ter apresentado o Orçamento do Estado, o Governo desdobra-se em explicações. Um anormalmente crispado Mário Centeno, ministro das Finanças, garantiu em conferência de imprensa que o balanço positivo (o primeiro desde o 25 de abril) não vai ser conseguido à custa de um aumento da carga fiscal. Depois, foi à TVI para garantir que "o excedente não é um íman, continua a não ser". Mas "tem um valor intrínseco para a credibilidade". A direita, com Rui Rio à cabeça, insiste no aumento "evidente" da carga fiscal. Mas não diz se vai votar contra. Confuso? Também eu. Afinal o Governo teve de corrigir os números para garantir que não haverá um aumento dos impostos mas terá de acolher um aumento da despesa. Hoje, no Público, António Costa, que não tem maioria absoluta no Parlamento nem uma Geringonça II, pressiona a esquerda para aprovar o documento essencial à governação: “Não creio que seja de esquerda promover défices e aumento de dívida.”

Ainda António Costa: o primeiro ministro português chega hoje de manhã ao Iraque para uma curta visita de seis horas ao contingente militar português e segue ao fim do dia para a Índia onde será o convidado de honra do 150º aniversário de Mahatma Ghandi, o líder espiritual do país assassinado em janeiro de 1948.

A Câmara dos representantes dos Estados Unidos, controlado pelo Partido Democrata, deverá avançar hoje com duas acusações formais contra Donald Trump no processo de impeachment. .Numa carta dirigida a Nancy Pelosi, o presidente americano acusa os democratas de "tentativa de golpe ilegal" e de serem "inimigos da democracia".

Xin Jiping chega hoje a Macau para dar posse ao novo Governo do antigo território português e para participar nas comemorações dos vinte anos da transferência da soberania para a China. Segundo a Lusa, O presidente chinês deverá anunciar a criação de uma bolsa de valores imobiliários, garantindo terras para o território se desenvolver na China e conferir políticas favoráveis ao setor financeiro, em pé de igualdade com a vizinha Hong Kong que tem estado a ferro e fogo. Na sexta-feira, vai presidir à tomada de posse do novo chefe do Executivo, Ho Iat Seng, ex-presidente da Assembleia Legislativa. Rocha Vieira, o último governador português do território, escreveu esta semana no Expresso sobre Macau e o futuro.

Hoje é dia das migrações e apesar de a população estrangeira estar a subir em Portugal há três anos, ainda somos um dos dez países da União Europeia onde menos de 5% da população é estrangeira.

A União europeia aprovou um aumento de 17 por cento na quota das pescas. Apesar do discurso da sustentabilidade, na prática vamos poder, por exemplo, pescar mais 24 por cento de carapau, quando chegou a estar em cima da mesa uma redução de 50 por cento. Portugal vai poder pescar mais sarda e linguado; mas menos lagostim e pescada.

O Ministério Público acusa oito portugueses de terrorismo por apoiarem e fazerem parte do Daesh, o autodenominado Estado Islâmico. A Sábado revela que pelo menos cinco dos suspeitos não vão ser julgados porque foram mortos ou estão dados como desaparecidos. Um sexto estrará detido na Síria,. O Expresso explica que há um nome novo: Cassimo Turé, irmão de um dos operacionais que combateu na Síria. O último suspeito, Rómulo da Costa, que se apresenta como produtor de hip-hop sedeado em Stradford, Inglaterra, está em prisão preventiva na cadeia do Monsanto depois de ter sido detido quando visitava a família em Massamá.

Benfica e Braga disputam hoje no Estádio da Luz os oitavos de final da Taça de Portugal. Os encarnados estão numa excelente fase e numa série de vitórias desde que perdeu com o FC Porto; os arsenalistas vêm de duas derrotas seguidas mas têm mostrado especial apetência para os jogos mais complicados.

FRASES

"Cristiano só há um, ele é único. Eu estou simplesmente a tentar fazer melhor do que ele"
João Félix, jogador do Atlético de Madrid, em mais uma demonstração que não há mais complicado do que ser simples

“Ele não é normal”
Benatia, sobre Ronaldo que o convidou para uma sessão de ginásio depois de um jogo da Juventus em que não saíram do banco de suplentes.

"Quero é descobrir quem é o boi"
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, sobre a alegada agressão de um elemento portista ao treinador do Belenenenses, Pedro Ribeiro, que aparece numa imagem a queixar-se de ter levado "um murro" de um "boi". O técnico andou pegado com Sérgio Conceição

"Primeiro levei uma bofetada. Depois, murros e pontapés"
Marcos Acuña, um dos alvos dos "adeptos" do Sporting que estão a ser julgados pelo ataque à Academia de Alcochete durante a sessão de ontem

"Sabemos onde moras e a escola dos teus filhos"
Palavras de incentivo para o mesmo jogador pelos mesmos adeptos

"É o jogo mais importante da minha carreira"
Jorge Jesus, sobre a final do campeonato do mundo de clubes que vai disputar este sábado

"Se isto não é verdade, convido-a a pôr-me um processo crime"
Ana Gomes, que está a ser julgada num tribunal Cível por ter chamado corrupta a Isabel dos Santos

O QUE ANDO A LER

“London Calling” faz 40 anos. A história da obra-prima dos Clash que 'matou' o punk mas salvou muitas vidas

João Bonifácio

Este texto foi publicado na Blitz em 2009 quando o álbum clássico dos Clash fez 30 anos. E ambos envelheceram muito bem. Conheci o disco no século passado, quando tinha uns 16 anos, na casa do meu primo João Francisco. Lemos as letras ao som da música e fiquei logo esmagado por um facto que ainda hoje se mantem: TODAS as 19 músicas são boas. Até aquela em que assassinam o castelhano enquanto denunciam as “Spanish bombs”. É um daqueles álbuns – e este é duplo – que se ouve de uma ponta a outra sem saltar uma música. Até os fãs dos Sex Pistols – na minha terra eram uns três – se renderem a esta viagem alucinante pelo mundo do punk, do rock e do raggae. O texto do João Bonifácio ensinou-me um facto divertido: os Clash eram a única banda punk que mudava de roupa antes dos concertos. Ainda bem só soube disso agora.

Hoje vai falar-se muito do tempo. Não por falta de assunto mas porque a depressão Elsa chega à costa portuguesa e com ela vem chuva, frio e vento. Abrigue-se. Porque como nota Zé Menos, sem folhas não há vento, só ramos que dançam.
Bom dia.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana