quarta-feira, 3 de abril de 2019

No mundo, só Israel ainda vê EUA como nação amiga


O juiz libanês Ahmad Mezher ordenou que se investiguem e determinem-se as condições em que estão os territórios libaneses ocupados nas Fazenda Shebaa, Kfarshouba, Huneen, Ideise e Bleeda. Todas essas vilas fazem fronteira com Hasbaiya, Rashaya al-Fukhar e Kiyam estão sob ocupação israelense desde 1981 – como as colinas do Golan Sírio, também ocupadas por Israel desde 1967. A medida coincide com o ‘presente’ ilegal – as colinas do Golan Sírio – que o presidente Donald Trump dos EUA fez ao seu mais próximo aliado o primeiro-ministro Benyamin Netanyahu. Apesar de o movimento de Trump ter sido condenado verbalmente pela comunidade internacional, nenhum outro Estado ou organismo internacional dá sinais de se opor abertamente à ‘doação’ feita a Israel.

Mas o Líbano decidiu, sim, se opor diretamente, mostrando que o país está disposto e em prontidão para defender o próprio território, no caso de os ‘presentes’ que os EUA decidam fazer inclua territórios libaneses ocupados. A presidência, o parlamento e o governo do Líbano decidiram conjuntamente que é direito do Líbano recuperar seu território ocupado, e que o conjunto “Exército, povo e Resistência” está coeso e unido sob a mesma bandeira. Implica dizer que a possibilidade de confronto direto entre a Resistência – i.e. o Hezbollah nesse caso – e Israel está agora sobre a mesa.

O nível de tensão e possibilidade de confronto subiram muito durante a visita do presidente Michel Aoun do Líbano a Moscou. Nas reuniões com o presidente Vladimir Putin da Rússia, o presidente Aoun, que é cristão, rejeitou as pressões que os EUA têm feito sobre seu país. O establishment norte-americano, incluindo o secretário de Estado Mike Pompeo e seus enviados ao Líbano, querem impedir que os mais de 1,5 milhão de refugiados sírios que vivem no Líbano voltem para casa. O presidente Aoun também rejeitou o ‘presente’ de Trump a Netanyahu. Disse com todas as letras que as Colinas do Golan são território sírio ocupado ilegalmente por Israel, não são propriedade dos EUA, para que disponham dela como bem entendam.

Jornalistas essenciais no escrutínio às contas públicas timorenses - embaixador


Díli, 03 abr (Lusa) - Uma ação "informada, rigorosa e responsável" dos jornalistas timorenses fortalece o escrutínio dos cidadãos à ação das instituições do Estado no que toca a questões como as finanças públicas, disse hoje o embaixador de Portugal em Díli.

"Num momento em que Timor-Leste pretende consolidar a sua democracia, estabilizar a segurança e reforçar o investimento no desenvolvimento socioeconómico, num processo que apresenta ainda algumas fragilidades, a proximidade (...) como [a que] os meios de comunicação social têm com as comunidades revela um imenso potencial para contribuir para garantir a paz e o desenvolvimento inclusivo e sustentável do país assim como o seu regular processo de descentralização", disse José Pedro Machado Vieira.

"Uma atuação dos jornalistas e outros profissionais da área mais informada, mais rigorosa e responsável contribui para um melhor escrutínio por parte dos cidadãos, com impacto direto nas decisões públicas do Estado", frisou.

O diplomata falava em Díli no arranque do seminário "As Instituições Superiores de Controlo e o Estado de Direito Democrático: o Papel da Comunicação Social", realizado no âmbito da parceria para a melhoria da prestação de serviços através do Reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas.

Indonésia acolhe a 17 de abril uma das maiores eleições do mundo

Joko Widodo
Jacarta, 03 abr (Lusa) -- Nas atafulhadas ruas de Jacarta, onde o caótico trânsito se adensa na época das chuvas, proliferam os capacetes verdes das motas de transporte, que circulam ao lado dos multicoloridos cartazes e bandeiras das eleições nacionais de 17 de abril.

Tal como há cinco anos, os rostos dominantes nos pósteres de campanha são os dos dois principais candidatos presidenciais: de um lado o atual chefe de Estado, Joko Widodo, quinto Presidente desde a queda do antigo ditador Suharto, do outro o ex-general das Forças Especiais e ex-genro de Suharto, Prabowo Subianto.

As sondagens indicam uma ligeira vantagem para Joko Widodo, numa campanha onde se mistura de tudo, desde economia a educação, ao debate do secularismo 'versus' o conservadorismo ou até as alterações climáticas e a política externa.

Até Timor-Leste já foi falado, de passagem, num dos debates presidenciais, com Prabowo a referir-se ao referendo de há 20 anos - ainda que o seu passado como militar nas Kopassus, as Forças Especiais indonésias, seja praticamente ignorado.

Macau quer transformar 'resorts' e consulados em galerias de arte durante cinco meses


Macau, China, 03 abr (Lusa) -- Macau vai realizar, entre junho e outubro, um "festival internacional" que propõe transformar, ao longo de cinco meses, vários 'resorts' e consulados da cidade em galerias de arte, indicou hoje a organização.

Além de integrar outros eventos já existentes no território, o "Arte Macau" estabeleceu parcerias para levar exposições a diferentes palcos: consulados estrangeiros, hotéis e 'resorts'.

As seis operadoras de jogo já deram o 'sinal verde' ao Governo, disponibilizando-se a sediar nos seus espaços várias exposições naquele período, disse à Lusa fonte do Instituto Cultural (IC), que organiza o certame a par da Direção dos Serviços de Turismo.

Quanto às representações diplomáticas, o IC escusou-se a nomear as participantes, adiantando apenas que "diferentes consulados" já aceitaram sediar as mostras.

Os "pré-eventos" arrancam já na próxima semana, com destaque para a inauguração da exposição "Desenhos da Renascença Italiana do British Museum", no Museu de Arte de Macau, no dia 12.

A mostra "explora a importância do desenho no processo criativo dos artistas entre 1470 e 1580" e apresenta "52 desenhos originais de 42 mestres da Renascença italiana", entre Mantegna, Correggio, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Ticiano, Rafael e Rosso Fiorentino, de acordo com o IC.

Apesar do secretismo à volta da programação, o IC já anunciou o espetáculo de dança contemporânea "O Cerco por Yang Liping" e concertos pela Orquestra de Macau e pela Orquestra Chinesa de Macau.

Este "novo produto turístico" foi também apresentado pelo secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, numa recente visita a Lisboa.

Para Alexis Tam, Macau tem "todas as condições para ser um palco privilegiado das artes contemporâneas", assinalou à data, em conferência de imprensa.

O 30.º Festival de Artes de Macau, as comemorações do dia de Portugal, em junho, e a 16.ª edição do Festival Juvenil Internacional de Dança, eventos já anunciados, vão ser integrados no festival.

FST (MIM) // VM

Hong Kong apresenta revisão de lei de extradição de condenados em fuga


Macau, China, 03 abr (Lusa) - O Governo de Hong Kong apresentou hoje a revisão da lei de extradição de condenados em fuga para a China, Macau e Taiwan, "um golpe devastador às liberdades prometidas" à ex-colónia britânica, acusou a Human Rights Watch.

De acordo com as emendas apresentadas ao Conselho Legislativo, a chefe do executivo da região administrativa especial chinesa, Carrie Lam, terá o poder de ordenar a extradição de criminosos procurados pela China continental, Macau e Taiwan, bem como para outros países não cobertos pelos tratados de extradição de Hong Kong.

O Governo de Lam argumentou que as revisões eram necessárias para colmatar lacunas legais.

Se a lei for aprovada, o empresário e milionário de Hong Kong Joseph Lau, condenado em Macau, em 2014, por corrupção por ato ilícito e branqueamento de capitais, poderá ter de cumprir pena no território.

Economia chinesa cresce 6,3% este ano e 6,1% no próximo - Banco Asiático de Desenvolvimento


Pequim, 03 abr (Lusa) - A economia chinesa vai crescer 6,3%, este ano, e 6,1%, em 2020, previu hoje o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), dentro da meta estabelecida por Pequim, e apesar das disputas comerciais com os Estados Unidos.

Na atualização do relatório Asian Development Outlook (Perspetivas para o Desenvolvimento Asiático), o economista-chefe do BAD, Yasuyuki Sawada, considerou que a economia chinesa "permanece forte".

Em 2018, a economia da China cresceu 6,6%, o ritmo mais lento dos últimos 28 anos.

Para Sawada, a incerteza causada pela guerra comercial com os EUA poderá prolongar o abrandamento económico, mas as medidas promovidas por Pequim, como reduções no imposto sobre rendimento ou nas contribuições para a segurança social, contribuíram para diminuir o efeito da menor subida dos salários e impulsionar o consumo.

O relatório analisa um total de 45 países asiáticos vinculados à instituição, uma região que, no conjunto, deve crescer 5,7%, em 2019, e 5,6%, em 2020.

Argélia | Bouteflika envia pedido de demissão ao Conselho constitucional


Presidente Abdelaziz Bouteflika, da Argélia, notificou oficialmente o presidente do Conselho constitucional da decisão de se demitir, anunciou esta noite a televisão argelina ao citar fonte da Presidência da República.

Previamente, o Ministério da Defesa da Argélia tinha pedido esta tarde a demissão "imediata" de Bouteflika, referindo ser necessário avançar com os procedimentos constitucionais para o retirar do poder. 

Segundo o comunicado do ministério, liderado pelo chefe do Estado-Maior do Exército argelino, general Ahmed Gaid Salah, "não existe mais tempo a perder" para declarar Abdelaziz Bouteflika como inapto para o cargo, dando voz à população da Argélia.

Angola | "Não são decretos que trarão honra para Savimbi"


Ainda não há data para o funeral de Jonas Savimbi, a família e o seu partido aguardam ainda pelo resultado do teste de ADN. Assim já não há cerimónias fúnebres a 6 de abril, como estava inicialmente previsto.

Os filhos de Jonas Savimbi e a UNITA, o maior partido da oposição em Angola, entendem que o ideal seria fazer o enterro depois da época chuvosa, que vai até princípios de maio. Rafael Savimbi, um dos filhos do fundador e ex-líder da UNITA, estima que a partir da segunda quinzena de maio, se os resultados do teste de ADN estiverem prontos, então tal possa acontecer. A DW África conversou com Rafael Savimbi sobre esse processo e não só: 

DW África: Depois de vários anos de espera finalmente os restos mortais do seu pai serão entregues a família e a UNITA. É um gesto do novo Governo angolano que em muito se distancia do anterior Governo...

Rafael Savimbi (RS): Este processo não começou com o novo Governo, começou há vários anos, na altura era José Eduardo dos Santos a dirigir o país, mas infelizmente não teve a postura necessária. Deve ter havido algum interesse que fez com que o processo não fosse muito bem sucedido. Aquando do último encontro entre o Presidente da República e o [presidente da UNITA] houve o relançar desse processo, que felizmente está a correr bem e hoje as coisas estão muito avançadas.

DOIS LIVROS E O ESTADO DO MUNDO! – Martinho Júnior


- Extraído dos meus correntes comentários

Martinho Júnior, Luanda 

1-ACERCA DE "APONTAMENTOS SOBRE ÁFRICA":

Em Angola e estritamente em função da disponibilidade do Editor, o Instituto de Informações e Segurança, darei a conhecer as disponibilidades a todos os interessados.

Agradeço todos os apoios e, para aqueles que em Angola pretendem adquirir o livro, agradeço também a paciência e a compreensão...

Para os que em Portugal pretendem adquirir o livro, devo dizer que todos nós somos vítimas de algo desigual: é milhares de vezes mais fácil que cheguem a Angola as publicações portuguesas, tanto mais quando o regime oligárquico português tudo faz para que continuem a haver assimilados em Angola, que as publicações angolanas a Portugal, pelo que para já fico por este "pequeno" reparo!...

2- ACERCA DE "EN EL SUR DE ANGOLA":

Devo dizer por fim, que ainda está a ser mais difícil a Angola chegarem livros de autores cubanos, quando a revolução cubana tanto tem a ver com a libertação de África do colonialismo e do "apartheid"!...

Foi infinitamente mais fácil a Cuba destacar centenas de milhar de internacionalistas cubanos para África, do que chegarem a África os livros sobre a sua imensa dádiva!...

Quão injusto continua a ser este mundo!

Martinho Júnior. | Luanda, 1 de Abril de 2019.

Fotos: eu e dois livros.

Académicos do IMETRO debatem a qualidade do ensino superior em Angola


O Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior de Angola, debateu a importância da inovação curricular e novas competências para o professor do ensino superior.

O debate aconteceu na segunda quinzena do passado mês de Março, em Luanda, no Auditório Principal do IMETRO, no âmbito de uma Aula Magna intitulada “Inovação Curricular e Competências do Professor em contexto de Ensino Superior”, proferida por M. Azancot de Menezes, PhD em Educação pela Universidade de Lisboa.

A temática abordada aconteceu num momento em que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de Angola, após a expansão quantitativa do Ensino Superior caracterizada pela abertura de mais sete regiões académicas e de dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, pretende imprimir qualidade nas IES legalmente reconhecidas, principalmente ao nível das competências dos docentes.

No acto de abertura solene do evento, o Director-Geral do IMETRO, Prof. Doutor Luís Kandjimbo, destacou a importância da qualidade do Ensino Superior em todo o país, relembrando que Angola só será uma Nação verdadeiramente desenvolvida e independente se tiver um sólido sistema de educação superior.

Mais lidas da semana