quarta-feira, 3 de abril de 2019

Economia chinesa cresce 6,3% este ano e 6,1% no próximo - Banco Asiático de Desenvolvimento


Pequim, 03 abr (Lusa) - A economia chinesa vai crescer 6,3%, este ano, e 6,1%, em 2020, previu hoje o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), dentro da meta estabelecida por Pequim, e apesar das disputas comerciais com os Estados Unidos.

Na atualização do relatório Asian Development Outlook (Perspetivas para o Desenvolvimento Asiático), o economista-chefe do BAD, Yasuyuki Sawada, considerou que a economia chinesa "permanece forte".

Em 2018, a economia da China cresceu 6,6%, o ritmo mais lento dos últimos 28 anos.

Para Sawada, a incerteza causada pela guerra comercial com os EUA poderá prolongar o abrandamento económico, mas as medidas promovidas por Pequim, como reduções no imposto sobre rendimento ou nas contribuições para a segurança social, contribuíram para diminuir o efeito da menor subida dos salários e impulsionar o consumo.

O relatório analisa um total de 45 países asiáticos vinculados à instituição, uma região que, no conjunto, deve crescer 5,7%, em 2019, e 5,6%, em 2020.



Em março, o Governo chinês estabeleceu como meta para 2019 um crescimento económico "entre 6% e 6,5%".

Trata-se de um ritmo ligeiramente abaixo daquele alcançado no ano anterior, mas ainda assim entre os mais rápidos do mundo.

Na segunda metade do ano passado, China e EUA aumentaram as taxas alfandegárias sobre centenas de milhões de dólares de produtos de cada um.

O presidente norte-americano, Donald Trump, exige que a China ponha fim a subsídios estatais para certas indústrias estratégicas, à medida que a liderança chinesa tenta transformar as firmas do país em importantes atores em atividades de alto valor agregado.

Washington quer também mais acesso ao mercado, melhor proteção da propriedade intelectual e o fim da ciberespionagem sobre segredos comerciais de firmas norte-americanas.

JPI // EA

Sem comentários:

Mais lidas da semana