segunda-feira, 29 de abril de 2019

Timor-Leste | Xanana Gusmão admite dissolução do partido que lidera


Díli, 29 abr 2019 (Lusa) -- Xanana Gusmão pediu aos militantes do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), maior força política da coligação do Governo timorense, uma reflexão sobre o futuro do partido, que lidera, admitindo, até, a sua possível dissolução.

"O partido tem de fazer uma forte reflexão. Quadros e militantes têm de analisar a ética política, sobre as várias manobras, as propagandas que surgem, para compreender melhor as pessoas que gerem a nação, e as suas visões e comportamento políticos", disse numa mensagem ao partido, durante o fim de semana.

"O que tem acontecido no partido tem de ser mesmo analisado como uma lição para o partido", disse, numa mensagem em vídeo gravada por ocasião dos 12 anos do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT).

Para Xanana Gusmão, as mudanças verificadas em Timor-Leste entre 2007 e 2017 -- com mais investimento privado e uma economia mais robusta -- "não são valorizadas" com o partido a continuar a ser acusado de ser "um partido corrupto, que roubou milhões de dólares ao Estado, e que tudo o que o CNRT fez foi errado".

Moçambique | Fábrica de fazer ladrões


@Verdade | Editorial

A cada dia que passa fica claro que o partido Frelimo é uma fábrica de fazer ladrões. Aliás, quando o assunto é produzir ladrões dos cofres de Estado, o partido Frelimo não tem mãos a medir. A actual situação que se vive no nosso país é paradigmático da qualidade e quantidade de indivíduos que se apoderam dos bens públicos para o benefício próprio e do partido no poder, deixando os moçambicanos cada vez mais na mais desgrenhada miseria.

O mais curioso é que esta fábrica produz ladrões de grande gabarito, todos eles ocupando posições chaves no Governo. Desde o então ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, passando pela antiga PCA do Fundo de Desenvolvimento Agrário.

Aliás, para além do ex-ministro das Finanças e a sua turma que deixaram o país à beira do abismo, também a antiga ministra do Trabalho fez das suas durante o seu reinado. Ela recebeu subornos de 100 milhões de meticais para favorecer empresas de construção civil e do sector gráfico em contratos com a Segurança Social.

À semelhança de outros ladrões fabricados pelo partido Frelimo, quando questionada, a ex- -governante afirmou que parte do valor foi usado para o partido, especificamente para apoiar a campanha eleitoral de Filipe Nyusi. E o mais caricato é o silêncio do partido e do seu presidente, o que de certa maneira demonstra a sua cumplicidade nesses rombos.

Sobe para 38 número de mortos em Moçambique após a passagem do Kenneth


Quase 35 mil casas foram parcial ou totalmente destruídas e 31.256 hectares de culturas afectadas

As autoridades moçambicanas actualizaram para 38 mortos e 39 feridos o número de vítimas do ciclone Kenneth na província de Cabo Delgado, num total de mais de 168 mil pessoas afectadas.

De acordo com o mais recente ponto de situação, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), a passagem do ciclone Kenneth pela província moçambicana de Cabo Delgado, no Norte, causou 38 mortos, 39 feridos e afectou 168.254 pessoas.

Quase 35 mil casas foram parcial ou totalmente destruídas e 31.256 hectares de culturas afectadas.

Angola | PGR sem contemplações para crimes de corrupção


O subprocurador-geral da República titular da província do Namibe, Pedro Fonseca, afirmou, em Moçâmedes, que a instituição está firme no combate aos crimes de peculato, corrupção, impunidade e nepotismo.

O magistrado do Ministério Público afirmou que os funcionários da PGR na província não terão contemplações para levarem às barras do tribunal todos aqueles que praticarem actos ilícitos no país.

“Não haverá trégua para os criminosos que lesam bens públicos ou privados, por isso, a PGR está a afinar cada vez mais os seus mecanismos de combate à criminalidade, para desencorajar tal prática”, disse o responsável.

Pedro Fonseca esclareceu que algumas entidades gozam de imunidades no aparelho do Estado, mas alerta que podem perde-la no caso de praticarem crimes.

O magistrado esclareceu que essas individualidades, para serem arguidos os processos têm de, em primeiro lugar, ser analisados por órgãos do poder legislativo, judicial e Executivo, no sentido de lhes serem retiradas as imunidades.


Angola arrecadou 330 milhões de euros da venda de diamantes no primeiro trimestre


Luanda, 29 abr 2019 (Lusa) - A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) arrecadou 368,66 milhões de dólares (320 milhões de euros) pela comercialização de 2,6 toneladas de diamantes, no primeiro trimestre de 2019, anunciou hoje a administração da empresa.

Segundo a SODIAM, o volume total de vendas corresponde a um aumento de cerca de 31,5% em relação ao similar período de 2018.

Os dados relativos às realizações do mercado de diamantes em Angola durante o aos primeiros três meses de 2019 e perspetivas do segundo trimestre foram apresentados hoje, em Luanda, numa cerimónia que decorreu na sede do Ministério dos Recursos Mineiras e Petróleos.

Mobilidade no espaço lusófono será maior a breve prazo, diz secretário da CPLP


O projeto visa "aproximar a CPLP aos seus cidadãos" através da mobilidade de estudantes e empresários. Ribeiro Telles afirma que a CPLP tem hoje uma grande valorização no plano internacional.

O secretário executivo da CPLP afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que, a breve prazo, vai haver uma “maior facilitação na circulação” dos cidadãos no espaço lusófono, sublinhando que todos estão a trabalhar nesse sentido.

Francisco Ribeiro Telles, que chegou esta segunda-feira a Angola para uma visita de dois dias, recordou que, na semana passada, houve uma reunião, em Cabo Verde, dos ministros do Interior da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa (CPLP) em que a mobilidade foi a principal questão a ser analisada.

Penso que sim, que, a breve prazo, haverá uma maior facilitação na circulação de cidadãos do espaço CPLP. É isso que estamos a trabalhar, é isso que Cabo Verde está a trabalhar, enquanto Presidência, e Angola, enquanto futura Presidência também, trabalhará nesse sentido”, referiu o diplomata português.

São Tomé | PR e PM recebidos pelo povo do Príncipe em luto


O Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus e o Presidente da República Evaristo Carvalho, chegaram esta manhã (27.04) à ilha do Príncipe. No aeroporto de Santo António foram recebidos por uma manifestação silenciosa do povo da ilha do Príncipe.

Uma manifestação de luto, que suplica por medidas do poder central, para pôr fim de uma vez por todas às sucessivas mortes dos cidadãos nacionais durante a travessia marítima entre as duas ilhas.


Abel Veiga | Téla Nón

Guiné-Bissau | Juventude de Madem pede intervenção da comunidade internacional


Solicitam ajuda na resolução do impasse no parlamento guineense

A Juventude do Movimento para Alternância Democrática (JUADEM-G15) pede a intervenção da comunidade internacional em relação ao impasse que se verifica no parlamento que motiva a vacatura no posto do segundo vice-presidente da mesa da ANP

A exortação da juventude do MADEM acontece horas antes da chegada da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que visa inteirar da actual situação política, no país.

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira (29), Fidélis Biombo Cá, em nome da juventude, responsabiliza ainda o PAIGC pela actual situação no parlamento por não estar em condições de dar ao povo guineense o desenvolvimento almejado.

As inquietantes reuniões do governo português


Os EUA afirmam que Portugal participou na reunião realizada em Washington a 11 de Abril para debater o financiamento da Venezuela quando Nicolás Maduro for derrubado. Mais uma vez, o Governo nada diz.

José Goulão | AbrilAbril | opinião

No dia 11 de Abril, a duas escassas semanas das celebrações dos 45 anos da revolução que devolveu a Portugal as condições e o poder de ter voz na cena internacional, o governo português fez-se representar numa reunião em Washington tutelada pelo secretário das Finanças do presidente Donald Trump, precisamente Steven Mnuchin, alguém que fez a indispensável recruta no Goldman Sachs – o «banco que governa o mundo».

O leitor mais desatento às permanentes tropelias que o executivo de Lisboa comete em matéria de política externa pode interrogar-se sobre a relevância desta anotação. Tanto mais que se tornou um hábito, desde que Novembro se vingou, como sublinha o José Mário Branco, os consecutivos governos nacionais actuarem, sem excepção, sob vozes de comando externas, mesmo que a Constituição da República tenha vindo ditar exactamente o contrário.

A norma tem sido, de facto, o comportamento internacional de Portugal regular-se pelas instruções dos nossos «aliados», que quase sempre ordenam o contrário do espírito da Revolução de Abril e da letra da Constituição.

Portugal | Pedro Costa em estreia no IndieLisboa


O realizador Júlio Alves estreia em maio no festival IndieLisboa o documentário 'Sacavém', um ensaio visual sobre o cinema de Pedro Costa, a partir de alguns objetos associados à rodagem dos filmes do autor.

Em declarações à agência Lusa, Júlio Alves explicou que 'Sacavém' tem a génese numa tese de doutoramento, na qual um dos capítulos foi dedicado aos objetos do cinema de Pedro Costa, como o caderno de colagens que funcionou como guião de 'Casa de Lava' (1994).

"Eu não estava a fazer um filme sobre Pedro Costa, mas uma viagem ao cinema dele, à estrutura, à forma como é concebido, sentido e construído", explicou.

'Sacavém', que integra a competição de longas-metragens do IndieLisboa, põe em diálogo excertos dos filmes de Pedro Costa, em particular os que se relacionam com o Bairro das Fontainhas, imagens dos objetos que lhe serviram de suporte e declarações de conversas entre os dois realizadores.

Portugal | Camionistas de matérias perigosas iniciam hoje negociações com patrões


O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) começa hoje a negociar melhores salários e condições de trabalho com a ANTRAM, conforme foi acordado na sequência da greve que afetou a distribuição de combustíveis em todo o país.

O SNMMP vai pedir salários de 1.200 euros para os profissionais do setor, um subsídio de 240 euros e a redução da idade de reforma. Estas reivindicações são a base da proposta de Acordo Coletivo para os motoristas de matérias perigosas, que o sindicato vai apresentar à associaçõa empresarial do setor, a ANTRAM.

"Se somarmos todos os complementos que são atribuídos aos motoristas e o salário base de 630 euros dá um valor próximo de dois salários mínimos e é isso que reivindicamos para salário base, que ficaria indexado ao salário mínimo nacional, acompanhando os respetivos aumentos", disse o presidente do sindicato, Francisco São Bento, à agência Lusa.

Espanha, um país partido e com Vox


Pedro Ivo Carvalho | Jornal de Notícias | opinião

Espanha acorda hoje partida ao meio. Esta é a primeira conclusão a tirar do resultado das eleições legislativas mais importantes e participadas da História daquela democracia. A segunda, mais previsível, é a de que se confirmou não só a vitória do socialista Pedro Sánchez, como a necessidade que terá de promover uma coligação para governar, no âmbito da qual os independentistas poderão ser novamente a chave para um entendimento, gorada que ficou a possibilidade aritmética de um acordo natural com o Podemos ser suficiente para alcançar a maioria absoluta. E a terceira conclusão, que pairava como um fantasma sobre grande parte da nação, é a de que a extrema-direita, protagonizada pelo Vox, não capitalizou eleitoralmente ao ponto de influir na esfera do poder, mas irrompe no Parlamento com uma força tremenda, ao ter sido capaz de eleger 24 deputados. A balança só não pendeu de forma mais notória para o partido de Santiago Abascal porque a forte mobilização do eleitorado favoreceu a Esquerda nos territórios que, há quatro anos, foram da Direita.

Espanha/Eleições | A vitória do PSOE e o fracasso do PP nas capas dos jornais


A vitória do PSOE (socialista) de Pedro Sánchez em Espanha e o fracasso do PP (direita) dominam esta segunda-feira as primeiras páginas dos jornais espanhóis.

"Sánchez vence, mas necessitará de chegar a acordos e o PP [Partido Popular, direita] sofre um desaire", titula o "El País", que recorda que "os socialistas voltam a ganhar as eleições depois de 11 anos" em que foram o segundo partido mais votado no parlamento.

Nas eleições gerais realizadas no domingo o PSOE elegeu 123 deputados (28,68% dos votos), o PP 66 (16,70%), o Cidadãos (direita liberal) 57 (15,86%), o Unidas Podemos (extrema-esquerda) 42 (14,31%) e o Vox 24 (10,26%).

O "El País" também dá conta de que "Os populares assumem o seu colapsoresponsabilizando a divisão da direita" e que o "Cidadãos aumenta o número de lugares, apesar de [o seu líder Albert] Rivera não conseguir superar o PP".

Mais lidas da semana