segunda-feira, 29 de abril de 2019

Portugal | Pedro Costa em estreia no IndieLisboa


O realizador Júlio Alves estreia em maio no festival IndieLisboa o documentário 'Sacavém', um ensaio visual sobre o cinema de Pedro Costa, a partir de alguns objetos associados à rodagem dos filmes do autor.

Em declarações à agência Lusa, Júlio Alves explicou que 'Sacavém' tem a génese numa tese de doutoramento, na qual um dos capítulos foi dedicado aos objetos do cinema de Pedro Costa, como o caderno de colagens que funcionou como guião de 'Casa de Lava' (1994).

"Eu não estava a fazer um filme sobre Pedro Costa, mas uma viagem ao cinema dele, à estrutura, à forma como é concebido, sentido e construído", explicou.

'Sacavém', que integra a competição de longas-metragens do IndieLisboa, põe em diálogo excertos dos filmes de Pedro Costa, em particular os que se relacionam com o Bairro das Fontainhas, imagens dos objetos que lhe serviram de suporte e declarações de conversas entre os dois realizadores.



"Se não fosse a sua participação jamais teria chegado àquele acervo no qual trabalhámos. Foi-me abrindo o seu espaço de trabalho, os objetos que o rodeiam. Foi um processo de paciência mútua", recorda Júlio Alves sobre os dois anos que demorou a cumprir este filme.

Em 'Sacavém', Pedro Costa aparece de forma difusa e resguardada, com Júlio Alves a fazer sobressair sobretudo o pensamento do cineasta em relação ao ofício e ao processo de fazer cinema.

É ele que diz que não quer fazer filmes inconsequentes e que "o cinema tem-se tornado muito impaciente". "Não só os filmes são impacientes, carregados de precipitação e de urgência, por vezes isso não ajuda, mas a maneira como se fazem os filmes tem sido muito... o tempo tem-se tornado um inimigo. (...) Devia ter o tempo do meu lado", ouve-se Pedro Costa dizer no filme.

Além do caderno de colagens utilizado para 'Casa de Lava', outro dos objetos referido no filme é uma câmara que permitiu a Pedro Costa autonomia para rodar 'No quarto da Vanda' (2000) e que o próprio descreveu como cúmplice e testemunha do que estava a filmar.

"Penso que o cinema de Pedro Costa é o que é hoje dependendo de um conjunto de objetos que não estão necessariamente no filme. (...) O que me interessa no cinema português é os seus autores e a forma de eles se relacionarem com aquilo que é a sua contemporaneidade", sustentou Júlio Alves.

Além das referências a 'Casa de Lava', 'Ossos', 'No quarto da Vanda', 'Juventude em Marcha' e 'Cavalo Dinheiro' - que Júlio Alves considera ser o corpo central do cinema de Pedro Costa -, o documentário inclui ainda material do mais recente filme, 'Vitalina Varela', ainda por estrear.

Enquanto 'Sacavém' tem estreia no IndieLisboa, Júlio Alves termina a rodagem da primeira longa-metragem de ficção, intitulada "A arte de morrer longe" a partir do romance homónimo de Mário de Carvalho.

O 16.º Festival Internacional de Cinema IndieLisboa decorrerá de 2 a 12 de maio em várias salas da capital.

Lusa | Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana