quinta-feira, 10 de outubro de 2019

UE acusa Boris Johnson de jogar com o futuro da Europa


Bruxelas, 8 Set (Prensa Latina) O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, considerou hoje que com seus obstáculos nas negociações do Brexit, o PM britânico, Boris Johnson, está jogando com o 'futuro da Europa e do Reino Unido'.

Tusk publicou em sua conta na rede social Twitter: 'Boris Johnson, o que está em jogo não é ganhar um estúpido jogo de cruzes do jogo da velha . O que está em jogo é o futuro da Europa e do Reino Unido, bem como a segurança e interesses de nossos cidadãos'.

'Não quer um trato, não quer uma prorrogação, não quer revogar, Quo vadis?', escreveu também o político polaco, em uma mensagem direta ao chefe do Executivo britânico, solicitando-lhe mais clareza sobre seus planos.

Nos últimos dias, Johnson não tem parado de tentar culpar a União Europeia (UE) de uma eventual falha nas negociações para a saída do Reino Unido do bloco comunitário.

Se não se atingir nenhum arranjo entre ambas  as partes, o Reino Unido deixará de ser um Estado membro no próximo dia 31 de outubro, tenha ou não um acordo que sente as bases para um divórcio ordenado.

OIT, o antes e o depois


– A esperança reside nas nossas lutas

George Mavrikos [*]

Caros amigos, colegas, senhoras e senhores,

Completou-se este ano o centenário da fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e esta é uma oportunidade para fazer uma avaliação objetiva, a partir da perspetiva da Classe Operária Mundial. Para tirar as verdadeiras conclusões, por parte do movimento sindical militante. Para avaliar os resultados.

Acreditamos que a história da OIT está dividida em dois períodos principais. Da sua fundação até 1990 e de 1990 até hoje. No primeiro período, desempenhou, em geral, um papel positivo e muitas vezes funcionou como um mecanismo de proteção dos direitos dos trabalhadores. As correlações de forças internacionais beneficiaram e apoiaram o papel da OIT, com a ação decisiva da União Soviética, da República Popular da China, de muitos outros países socialistas e do movimento dos países não alinhados. Essas favoráveis correlações tiveram do seu lado um importante aliado. O movimento sindical militante, com papel de liderança, na altura, da Federação Sindical Mundial. Tinham também do seu lado as grandes lutas de classe de todos os trabalhadores.

Os sucessos na institucionalização de notáveis conquistas, como acordos coletivos de trabalho, previdência social, gastos sociais, melhores salários e condições de trabalho das mulheres trabalhadoras, tempo de trabalho, aumentos salariais, progresso das liberdades democráticas e sindicais, foram o resultado dessas circunstâncias. Os sindicatos desenvolveram-se em todos os cantos do planeta.

Não importa a tinta que está a ser derramada pelos modernos caluniadores, sempre a verdade brilhará.

Após as derrotas de 1989-1991 e das mudanças ocorridas, a situação e o papel da OIT, assim como de todas as organizações internacionais, também mudaram.

A construção fisiológica do discurso autoritário


Neurociências apontam: falas que provocam medo, tensão e estresse estimulam o cérebro a reagir primitivamente e bloqueiam o pensamento elaborado. A ultradireita aprendeu a manipular este mecanismo. É preciso desarmá-lo

George Monbiot | Outras Palavras | Tradução: Inês Castilho

Será a espiral de morte da democracia? Estaremos mergulhando, em todo o mundo, num ciclo letal de fúria e reativismo, que bloqueia a conversa fundamentada da qual depende a vida cidadã?

Oportunistas políticos que usam agressão, mentiras e indignação para abafar os argumentos existiram em todos os tempos. Mas, ao menos desde a década de 1930, nunca tantos deles foram bem sucedidos ao mesmo tempo.

Donald Trump, Bois Johnson, Narendra Modi, Jair Bolsonaro, Rodrigo Duterte, Nicolás Maduro, Viktor Orbán e muitos outros descobriram que a era digital oferece farto leque de escolhas. A raiva e os desentendimentos que as redes sociais geram, exacerbados por fábricas de insultos, robôs e publicidade política secretamente financiada, vazam para a vida real.

A GERINSONSA

O Partido dito Socialista está em conversações com cerca de uma dezena de outros partidos (os que se sabem e os que não se sabem) votados para a Assembleia da República, entre os quais o BE, o PCP e o PAN. O objetivo é formar governo sem maioria e sem acordos no papel. 

A inexistência de acordos específicos lavrados em papel e ou em imagens e som, algo que prove das suas intenções e compromissos, é importante para o PS e outros, porque assim cada um poderá puxar a brasa à sua sardinha, à sua maneira. Assim podem contar mentiras sempre que queiram e sejam úteis às suas estratégias. Como sempre quem se lixa é o mexilhão, os plebeus, o povinho, os comidos e mal-pagos. A Geringonça passou à fase insonsa. Uma Gerinsonsa, para não dizer uma trampa futura que os portugueses conhecerão e sofrerão através das práticas de governação do Partido dito Socialista a navegar para a direita e a governar também nesse sentido.

Nem carne nem peixe, algo sem sal, mas com muito sentido de privilegiar os mesmos de sempre com uma componente grosseira de publicidade enganosa.

Que é o mal-menor. Será? Para ver, sentir e desesperar, esperemos sentados.

Mário Motta | PG

Portugal | Costa não terá uma nova geringonça. Terá várias


O líder socialista olha para o copo meio cheio: ninguém na esquerda o rejeita ou quer derrubar, e todos se dizem dispostos a negociar, em particular sobre os Orçamentos do Estado. A várias velocidades, cada um à sua maneira, ninguém fechou a porta. Mas só o BE propôs um acordo de papel passado

Ao fim de uma maratona de cinco reuniões, que começaram às dez da manhã desta quarta-feira e acabaram quase às oito da noite, António Costa ficou a saber o que já sabia: não haverá nova geringonça, e dos cinco partidos com quem o PS abriu negociações à procura da maioria que lhe falta, só o BE propõe um acordo de legislatura com papel passado. Sobre isso, ficaram de voltar a falar para a semana que vem. Mas Costa tudo fez para relativizar este passo em frente dos bloquistas (já lá vamos).

Para já, o "otimista irritante" opta por olhar para o copo meio cheio: não terá geringonça 2.0, mas terá várias, cada uma à medida do respetivo interlocutor. O primeiro-ministro indigitado recebeu de todos os partidos que se sentarão à esquerda do PSD a garantia de que deixarão passar o Governo do PS e ainda a disponibilidade para negociações ao longo da legislatura.

Milhares de soldados dos EUA em grandes exercícios militares na Europa


20 mil soldados norte-americanos vão participar, em Abril e Maio do próximo ano, nos maiores exercícios miltares em solo europeu desde a Guerra Fria. A foto é de Stars and Stripes, em AbrilAbril

Os exercícios «Defender Europe-20» terão lugar em Abril e Maio em dez países europeus, com Alemanha e Polónia a acolherem a acção principal. Estarão envolvidos 37 mil tropas, 20 mil dos quais norte-americanos.

O Comando Europeu dos Estados Unidos (EUCOM) declarou esta segunda-feira que Washington irá enviar 20 mil soldados para a Europa na próxima Primavera, para participarem nos maiores exercícios militares dos últimos 25 anos em território europeu, informa o diário Stars and Stripes.

De acordo com o periódico centrado em questões das Forças Armadas norte-americanas, as manobras, lideradas pelos EUA, irão envolver, no total, 37 mil tropas, incluindo 20 mil provenientes dos Estados Unidos.

Os exercícios irão ainda envolver 14 bases aéreas e portos marítimos em oitos países: Alemanha, Bélgica, Estónia, Geórgia, Holanda, Letónia, Lituânia e Polónia, indica a mesma fonte.

Mais lidas da semana