terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Inspetores russos realizarão vistoria em base militar dos EUA na Alemanha


Especialistas militares russos vão inspecionar uma instalação militar dos EUA na Alemanha em 28 de janeiro, disse Sergei Ryzhkov, chefe do Centro Nacional de Redução de Riscos Nucleares da Rússia.

Moscovo não esclareceu qual será a instalação militar estadunidense vistoriada.

"De acordo com o Documento de Viena de 2011 sobre medidas de fortalecimento da confiança e da segurança, um grupo russo de inspetores planeia fazer uma visita de avaliação a uma instalação militar dos EUA na Alemanha. A visita de avaliação será realizada em 28 de janeiro por um dia", disse Ryzhkov.

Segundo Ryzhkov, esse tipo de visita é realizado para confirmar as informações fornecidas sobre o contingente militar, bem como para verificar os planos operação dos sistemas de armamento e os equipamentos militares.

"Durante o briefing será apresentada informação do comando sobre os quadros, bem como sobre os principais sistemas de armamento e equipamentos", acrescentou o russo.

O Documento de Viena de 2011 contempla um amplo intercâmbio de informações sobre forças militares, planeamento e orçamentos de defesa. Os países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) também devem informar os membros do grupo sobre determinados tipos de atividade militar, convidar observadores e realizar inspeções. O documento busca fortalecer a confiança e a segurança dos países participantes.

Sputnik | Imagem: © AFP 2019 / Daniel Roland

Sem comentários:

Mais lidas da semana