sábado, 29 de fevereiro de 2020

A aposta perdida da Turquia na Síria


Tony Cartalucci | Global Research, 28 de fevereiro de 2020

A Turquia supostamente perdeu outras 33 tropas na Síria nesta semana, em meio a sua recusa em se retirar do território sírio em meio a ganhos do governo sírio na província de Idlib, no norte. 


Pelo menos 33 soldados turcos foram mortos em um ataque aéreo pelas "forças do regime" sírias no noroeste da Síria, disse uma alta autoridade turca.

Mais foram feridos na província de Idlib, disse Rahmi Dogan, governador da província de Hatay, na Turquia. Outros relatórios elevam o número de mortos.

A Turquia mais tarde retaliou contra os alvos do governo das tropas sírias.

A guerra por procuração liderada pelos EUA contra a Síria acabou. É apenas uma questão de tempo até Damasco e seus aliados restabelecerem o controle sobre toda a nação e começarem a se reconstruir.

Os terroristas armados e financiados pelos EUA que assolam o país desde 2011 foram expostos, esgotados e encurralados. Tão desesperado é o estado dessa guerra por procuração que, nos últimos anos, os EUA e seus aliados, incluindo Turquia e Israel, recorreram cada vez mais à ação militar direta contra Damasco, já que seus procuradores não são mais capazes de realizar operações militares sustentadas.

E, apesar da agressão descarada contra Damasco e suas forças - o poder militar combinado dos EUA, Turquia e Israel não conseguiu obter ganhos notáveis ​​ou sustentáveis ​​em contraste com a vitória iminente de Damasco.


Desistir de uma Saída Graciosa 

A Turquia é membro da OTAN desde a década de 1950 e participou ativamente da guerra por procuração de Washington na Síria, permitindo que seu território e recursos sejam usados ​​para inundar a Síria com terroristas, armas, equipamentos e dinheiro para alimentar o destrutivo conflito de 9 anos.

Apesar do papel integral da Turquia na facilitação da malícia de Washington e da guerra destrutiva por procuração, os aliados da Síria - vendo o conflito terminando a favor de Damasco - tentaram criar uma saída graciosa para a Turquia e a possibilidade de desempenhar um papel mais construtivo na região em que eles - não Washington - agora estaria moldando.

Isso incluiu laços económicos e militares com a Rússia e o Irão para ajudar a aliviar a pressão de Washington, que estava tentando cortar os dois para punir e Ancara cada vez mais inconformada.

No entanto, eventos recentes parecem indicar que a Turquia rejeitou essa saída graciosa. As forças turcas se vêem cada vez mais escalando diretamente contra as forças sírias e agora até seus aliados russos com armas nucleares.

Nada que a Turquia possa fazer antes da guerra total no norte da Síria reverterá sua fortuna.

A ocupação do norte da Síria através do uso de proxies esgotados não é mais sustentável. A invasão e ocupação do norte da Síria por forças turcas capazes de repelir forças do governo sírio apoiadas pela Rússia com armas nucleares também não é uma política viável.

Descobrir o que quer que Ancara ainda esteja sendo prometida - ou ameaçada - por Washington para continuar sua política de beligerância e ruptura no norte da Síria será a chave para dissuadir a cooperação turca com os EUA - ou formular uma estratégia para frustrar e derrotar as maquinações remanescentes de Washington e seus dois principais parceiros - Turquia e Israel.

A Turquia agora se encontra na posição invejável de ter abandonado todos os laços promissores com os vencedores do conflito sírio e um papel construtivo na reorganização da região após o conflito - e agora também se dobrando em uma guerra claramente perdida que não custará à Turquia apenas sangue e tesouro, mas também sua posição na região no futuro próximo ao intermediário.

*Este artigo foi publicado originalmente no blog do autor, Land Destroyer Report.

A fonte original deste artigo é Global Research
Copyright © Tony Cartalucci , Global Research , 2020

Sem comentários:

Mais lidas da semana