sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

"Corrupção deve ser tema central" de visita de Merkel a Angola


O deputado dos Verdes no parlamento alemão, Ottmar von Holtz, defende que a luta contra a corrupção seja o tema central da visita da chanceler Angela Merkel, esta sexta-feira, a Angola.

"Especialmente depois do recente escândalo do Luanda Leaks, mas também de uma forma geral, a corrupção é um dos maiores desafios e entraves a um desenvolvimento sustentável e justo. É por isso que Angela Merkel deve colocar a corrupção no centro das suas conversas com o Presidente João Lourenço", defendeu à agência Lusa Ottmar von Holtz.

Para o deputado dos Verdes e porta-voz da área de prevenção de conflitos civis do grupo parlamentar do partido, tudo o resto, seja cooperação económica ou de desenvolvimento, "depende de um ambiente livre de corrupção".

No âmbito do processo Luanda Leaks vários meios de comunicação alemães deram conta, em janeiro, que a principal envolvida, Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, recebeu apoio do exterior, incluindo um empréstimo de cerca de 50 milhões de euros de uma subsidiária do banco público alemão de desenvolvimento KfW.

"Penso que a visita colocará em evidência este envolvimento e, espero, conduzirá a uma investigação completa e rápida do assunto aqui na Alemanha", sublinhou.


Ottmar von Holtz apresentou, um ano depois da eleição de João Lourenço, uma moção parlamentar com perguntas ao Governo alemão sobre o estado das relações entre os dois países e as mudanças no terreno.

"A resposta do Governo enfatizou que a corrupção era um dos desafios que precisavam de ser superados. As empresas alemãs hesitam em investir em Angola enquanto não podem confiar plenamente no Estado de direito, bem como em procedimentos justos e transparentes para todos", avisou.

O deputado do "Grüne" acrescentou: "A cooperação da sociedade civil também sofre com essa falta de fiabilidade devido à corrupção. Por isso, acredito que a luta contra a corrupção melhorará significativamente as relações entre a Alemanha e Angola".

Para este político alemão, os esforços anticorrupção precisam de incluir uma procura por "mais igualdade, mais acesso a todas as partes da população com o objetivo de melhorar o padrão de vida de todos os angolanos, concedendo-lhes acesso à educação, assistência à saúde e perspetivas para um futuro próspero".

De acordo com a imprensa alemã, a visita de Angela Merkel a Angola serve para reforçar o papel que o país tem na resolução de conflitos regionais e para vincar a importância do multilateralismo, para além de demonstrar apoio às reformas em curso.

"A chanceler vai fazer o possível para criar um ambiente favorável aos interesses económicos alemães. No entanto, acho que a tarefa mais importante para Angela Merkel será garantir que as organizações da sociedade civil e as iniciativas locais sejam ouvidas", admite Ottmar von Holtz.

Angela Merkel chega na sexta-feira a Luanda onde deverá, entre outros pontos da agenda, reunir-se com o Presidente angolano João Lourenço, assinar vários acordos de cooperação e participar no fórum económico Alemanha-Angola.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou em 19 de janeiro mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Isabel dos Santos, que foi constituída arguida pelo Ministério Público de Angola, por suspeita de má gestão e desvio de fundos da companhia petrolífera estatal Sonangol, disse estar a ser vítima de um ataque político.

A empresária já refutou o que descreveu como "alegações infundadas e falsas afirmações" e anunciou que vai avançar com ações em tribunal contra o consórcio de jornalistas que divulgou a investigação.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana