terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Global: Covid-19, mais de 80 mil casos | Carnaval de Veneza está imune?


No Expresso pode inteirar-se do Balanço global do Covid-19, que já ultrapassa os 80 mil casos por todo o mundo. Trabalho aturado dos jornalistas indicados na peça dão-nos conta do panorama a nível mundial. Destaque para o surto na Europa concentra o foco em Itália. Nesse país europeu já foram registada mortes e os infetados constatados ultrapassam em muito mais as 100 vítimas.

Carnaval de Veneza sem controlo

De salientar que ainda ontem, segunda-feira, em reportagem da TSF, foi testemunhado em Veneza a comemoração do famoso Carnaval veneziano que irresponsavelmente estava (está ainda?) a ser desfrutado por milhares de pessoas, entre as quais turistas, sendo que estão incluídos portugueses que brevemente regressarão a Portugal. É facto que as autoridades retiraram das comemorações do evento patrocínios seus, dando-lhe um carater não oficial. Mas é igualmente facto que o Carnaval de Veneza segue de vento em popa com celebrantes italianos e de vários países, numa potencial caldeirada de contágios. Sobre isso nada de relevante em notícias nos proporciona conhecimento de que a promiscuidade das celebrações foi devidamente interrompida. A irresponsabilidade impera em Itália, pelo menos em Veneza, com pertença de responsabilidades aos cidadãos mas principalmente às autoridades que reconhecem aos foliões o direito a eventuais contágio do Covid-19.

Pelo menos em Veneza o risco de contágio é enorme, não só para os italianos mas também para os que nestes dias ali fazem turismo. Cidadãos europeus e de outras nacionalidades que aos magotes celebram o Carnaval. Cidadãos que vão regressar aos seus países sendo portadores do vírus? As autoridades dos países europeus e outros que respondam. Ser otimista não basta. Em Portugal talvez a senhora de Fátima colabore por bem...

Leia no Expresso o ponto da situação pelos países do mundo. Siga o Balanço Global AQUI.


Balanço global do Covid-19 já ultrapassa os 80 mil casos

Com mais de 80 mil pessoas infetadas pelo coronavírus, vários países estão a atualizar diariamente o balanço da doença. Em Tenerife a infeção de um italiano obrigou um milhar de turistas a ficarem fechados no hotel em que estavam alojados. Itália confirmou um primeiro caso na região Sul. E o Irão elevou de 12 para 15 o número de vítimas mortais.

Leia mais em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana