sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Organização Mundial de Saúde descarta caso suspeito em Timor Leste após analises


Díli, 28 fev 2020 (Lusa) -- O responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Timor-Leste garantiu hoje que não há qualquer caso suspeito do coronavírus Covid-19, depois de ter sido despistado o caso de um tripulante de um navio de carga.

"A OMS e o Ministério da Saúde investigaram conjuntamente o caso que surgiu. Com base na investigação, não se trata de um caso suspeito de Covid-19", disse Rajesh Pandav, em declarações à Lusa.

"Trata-se de um tripulante vietnamita de um navio de carga que chegou a Díli a 24 de fevereiro. Tinha febre e mais nenhum sintoma", afirmou.

Rajseh Pandav explicou que o tripulante continua sob observação médica dentro do navio que está no Porto de Díli.

O responsável da OMS reiterou a informação de que "não há qualquer caso suspeito" em Timor-Leste e que as autoridades continuam a acompanhar a situação em permanência.

Notícias do caso do cidadão vietnamita espalharam-se rapidamente nas redes sociais em Timor-Leste, causando grande preocupação.

O Covid-19, detetado em dezembro na China e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram.

Além de 2.788 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

ASP // JMC

Sem comentários:

Mais lidas da semana