quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

QUAL A ORIGEM DO CORONAVÍRUS, ALIÁS, COVID-19?


Isabel dos Santos viu as suas contas congeladas. Ops! Acertaram na muche ou nem por isso? Os muito riquinhos passam a considerar-se umas vítimas quando estas coisas lhes acontecem, mesmo que à sua ordem ainda possuam milhões e milhões de dólares ou de euros. Certo é que as fortunas que possuem não foram conseguidas a trabalhar (no duro), contrariamente ao que dizem vangloriando-se. Quem não sabe que assim é? É dos canhenhos e dos anais da história da humanidade que não há quem super-enriqueça só a trabalhar. Ali têm de existir ações de debulho, e cambalachos que justifiquem as posses escandalosas dos tais podres de ricos. Disto nada mais merece adiantar, o que tão bem se sabe.

De Isabel é a abertura no Curto de hoje, no Expresso. Seguidamente vêm o coronavírus à baila, sob a pena livre de Pedro Lima, lá do burgo do tio Balsemão Impresa de Bilderberg. Covid-19, é como se chama a doença. Pois. Lê-se por aí em outros títulos e jornais que o coronavírus é maior ameaça da vida humana e países que o terrorismo. Terá a mutação do “bicho” sido “fabricada” em laboratório para servir como arma bacteriológica? Se assim foi (é), proveio via Made in USA?

Tirem o cavalinho da chuva porque se assim acontece sobre a proveniência do vírus só as gerações vindouras talvez venham a saber a verdade. Ou talvez nunca se venha a saber. Essas coisas são secretas, ponto final. Que os USA ou EUA dão imensas vezes, repetidamente, em Estado Terrorista ou aliado a organizações terroristas, já sabemos. de há muito. Lembram as esterilizações de mulheres que esse país praticou em países da América Latina sob falsos pretextos de ajuda na saúde dos cidadãos latino-americanos? Essa verdade só se veio a saber muitos tempos idos e com muitas manhas ianques à mistura. Parece que até pediram desculpa e tudo. Pois.

Sobre o Curto pode ver muito mais. Siga adiante. Hoje não damos mais para este semelhante ao café da manhã. Até porque daqui a pouco já é tarde e a manhã foi-se.

Saúde e um fardo de bacalhau para os que gostam do peixão. Comida dita saudável para os que dispensam aquele petisco devido ao “mau cheiro” do nadador implacável que é ceia de Natal para os lusófonos e outros. Principalmente para os portugueses.

Até à próxima ladaínha tendo o Curto por pretexto laudatório. Pois.

MM | PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Histórias que davam bons filmes

Pedro Lima | Expresso

Era uma questão de tempo: as contas bancárias que Isabel dos Santos tem em Portugal foram congeladas por ordem das autoridades judiciais portuguesas. O Ministério Público arrestou mais de 30 contas da empresária angolana em Portugal e que envolvem também o seu marido, o gestor Mário Silva, o seu advogado Jorge Brito Pereira e a sua sócia Paula Oliveira. Em causa está o alegado desvio de pelo menos 115 milhões de euros da Sonangol para duas sociedades no Dubai.

O pedido de arresto veio do Supremo Tribunal de Angola, que considera que Isabel dos Santos terá lesado Angola em cerca de 2 mil milhões de euros. É um desenvolvimento natural na sequência do arresto decretado a 30 de dezembro em Angola. E é o cerco a apertar (ainda mais) para a filha do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos.

É também mais um fator para acelerar o ruir de um império construído ao longo dos anos. Isabel dos Santos já vendeu a sua participação no EuroBic ao espanhol Abanca – que, a propósito, vai acabar com a marca EuroBic. E tem a sua posição na Efacec à venda – mas a Efacec assegura que mantém o apoio das instituições financeiras e dos clientes e que não tem quaisquer contas bancárias congeladas.

Em semana de rescaldo de Óscares, esta história tem claramente um argumento digno de filme. Mas não é a única.

Covid-19 é nome de doença

O último balanço da epidemia do coronavírus – a doença passou oficialmente a designar-se Covid-19 – aponta para 1113 mortos e 44.653 infetados na China. A Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou ontem em Genebra uma reunião de dois dias com cerca de 300 peritos internacionais na expectativa de definir um plano que possa mobilizar o mundo no combate à doença. O diretor geral da OMS estimou que a primeira vacina esteja pronta em 18 meses. Tedros Adhanom Ghebreyesus diz que estamos perante um teste de solidariedade financeira – “é preciso ver se o mundo vai investir agora para combater este surto ou se vai pagar mais, mais tarde, para lidar com as suas consequências”. E “é um teste de solidariedade científica”, acrescentou.

Enquanto o mundo tenta travar o avanço da Covid-19 – Portugal vai-se preparando como pode -, a forma como a China lidou com o aparecimento do vírus continua a dar que falar – vale a pena ler o texto “Coronavírus. Como o sistema político chinês agravou o desastre”.

Apesar dos receios em torno de uma propagação do vírus, as bolsas voltaram a bater máximos históricos, em especial nos EUA, com um triplo recorde no Dow Jones, Nasdaq e S&P500. O discurso do presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, no Congresso dos EUA terá contribuído para tranquilizar os ânimos.

OUTROS ASSUNTOS

Espionagem que também dava um filme Os serviços secretos norte-americanos e alemães espiaram durante décadas vários países através de uma empresa suíça especializada na encriptação de dados, a Crypto AG. A CIA chama-lhe o “golpe do século” no mundo da espionagem.

Está aí a polémica da Eutanásia A Igreja Católica é favorável a um referendo à eutanásia e a recolha de assinaturas nesse sentido vai de vento em popa. Diz que “não podemos permitir que alguns deputados queiram decidir por nós”. Mas os partidos políticos deverão inviabilizar essa pretensão. E entretanto Espanha deu ontem o primeiro passo para legalizar a consagração da morte a pedido.

Ainda a polémica da diretiva sobre os poderes das chefias do Ministério Público A Procuradora-geral da República suspendeu a diretiva que obrigava os procuradores a cumprirem ordens dos superiores nos processos judiciais. Em causa está, explicou Lucília Gago, a possibilidade de as ordens que forem dadas pela hierarquia não ficarem registadas nos processos judiciais. Para o Sindicato dos Magistrados, a procuradora quis antecipar-se a uma posição de força que o Conselho Superior do Ministério Público deveria tomar na reunião que teve ontem. O Presidente da República aplaudiu a suspensão decretada por Lucília Gago. E os partidos da oposição registaram com agrado o recuo da procuradora.

Ainda a linha circular do Metro de Lisboa Afinal é ou não possível utilizar noutros projetos os 83 milhões de euros de fundos europeus que estavam adjudicados ao projeto da Linha Circular do Metro de Lisboa, entretanto chumbado no Parlamento? A resposta foi mais ou menos dada por três ministros nos últimos dias. Ontem o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, veio dizer que dificilmente será usado em projetos de dimensão idêntica. E o Metro de Lisboa veio defender a linha circular, dizendo que “é a solução técnico-económica e ambiental mais favorável”. Mas o bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Alves, diz que “este projeto foi um erro”.

Sanders à frente nas primárias democratas em New Hampshire Bernie Sanders, senador do Vermont, venceu as primárias democratas desta terça-feira no estado de New Hampshire. O antigo vice-Presidente Joe Biden, que até há bem pouco tempo liderava as sondagens nacionais, deverá ter ficado em quinto lugar. É o Partido Democrata a preparar-se para o 'ataque' às presidenciais nos EUA.

Guaidó agredido na Venezuela Os episódios tristes mantêm-se na Venezuela: o líder da oposição, Juan Guiadó, regressou ao país após um périplo por vários países, iniciado a 19 de janeiro, e foi agredido por simpatizantes do regime liderado por Nicolás Maduro.

Galp: em Portugal pode-se fumar e beber café Foi ontem notícia o sistema de registo de tempo de trabalho aplicado em Espanha pela Galp, que obriga os trabalhadores a compensar a empresa pelas pausas realizadas ao longo do dia para fumar ou beber café. Mas o mesmo sistema não vai ser aplicado em Portugal. Isto apesar de a legislação portuguesa o permitir, já que em Portugal só são admitidas pausas para “satisfação de necessidades inadiáveis”.

Criptomoeda ‘oficial’ em euros Se não os podes vencer, junta-te a eles? O Banco Central Europeu (BCE) está a estudar a criação de uma moeda digital em conjunto com cinco bancos centrais nacionais, revelou ontem a presidente do BCE, Christine Lagarde. Que, durante o seu primeiro plenário no Parlamento Europeu, também pressionou a Comissão Europeia a avançar com um sistema europeu de garantia de depósitos.

O regresso do crédito à habitação Há dez anos que a concessão de empréstimos para comprar casa não era tão elevada. É o que nos mostram os dados tornados públicos esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

Guerra ao gasóleo Em 2019 venderam-se mais carros a gasolina do que a gasóleo em Portugal – 49% contra 40%, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACP), o que acontece pela primeira vez. Resultado do ‘alarme’ gerado com as declarações do ministro do Ambiente quando no início do ano passado disse que “quem comprar carros a diesel não terá valor de troca daqui a quatro anos”? É a questão que se coloca.

Banca espanhola continua à espreita Depois de o Abanca ter comprado o EuroBic, esta terça-feira o Bankinter disse que não fecha a porta a aquisições de bancos em Portugal, incluindo o Novo Banco.

Escócia independente? A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, admite realizar um referendo sobre a independência face ao Reino Unido sem o consentimento do governo britânico liderado por Boris Johnson.

Alertas em Marrocos A Amnistia Internacional denunciou uma campanha de “repressão” das autoridades marroquinas contra ativistas e críticos do regime.

Taça de Portugal: Benfica na final O Benfica é o primeiro finalista da Taça de Portugal apesar de ontem ter empatado frente ao Famalicão. Na primeira mão tinha ganho por 3-2. Hoje o FC Porto recebe o Académico de Viseu - o resultado foi 1-1 na primeira mão.

Sporting Sempre (em pé de guerra) A mesa da Assembleia Geral (AG) do Sporting deliberou por unanimidade indeferir uma AG destitutiva no clube. As reações não se fizeram esperar com mais declarações de guerra dos opositores a Francisco Varandas e à sua direção. Entretanto o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, garantiu que estão a ser tomadas medidas pelo Governo para pôr termo à violência no desporto.

FRASES

“Qualquer decisão que, enquanto cidadão, venha a tomar será sempre posterior à convocação das eleições. Quer dizer, o Presidente não deve convocar as eleições já tendo dito se é ou não é candidato presidencial” – Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República

“Matar alguém é sempre um crime” ” – António Luciano, bispo de Viseu

“As retenções na fonte comunicadas permitem dizer que pelo menos 1.300 pessoas já vieram para Portugal ao abrigo do Programa Regressar, o que é um bom número” – António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

“É completamente impossível, ao tempo que estamos do final do quadro comunitário de apoio, fazer um outro projeto com esta dimensão, mormente na Área Metropolitana de Lisboa, mormente na expansão do Metro de Lisboa” - João Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, referindo-se ao chumbo do projeto da linha circular do Metro de Lisboa

O QUE ANDO A LER

“Grupos de interesse e crise económica em Portugal” junta uma série de professores universitários e investigadores e é coordenado por Marco Lisi, professor auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como o próprio nome indica, este livro procura explicar qual o papel e como atuam os grupos de interesse no sistema político português – nele se analisam entidades como as confederações patronais, os parceiros sociais, sem esquecer a Igreja Católica, ordens profissionais como a Ordem dos Médicos ou a Ordem dos Advogados ou ainda a indústria farmacêutica.

O QUE ANDO A OUVIR

“A Garota Não”, projeto musical da cantora Cátia Oliveira, com o disco ‘Rua das Marimbas N. 7’: nove canções das quais se destaca “No dia do teu casamento”. Ao longo do disco vamos ouvindo frases como "que mão é essa que segura esse chicote" mas também temos ‘manifestos’ como “não quero a tua corda, Portugal/ Nem incendiar o teu tribunal/ Nasci no tempo errado/ Recibo verde é pior que mau olhado”.

Tenha um excelente dia na nossa companhia! Sempre em www.expresso.pt.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana