sábado, 14 de março de 2020

169 infetados com Covid-19 em Portugal. Dez estão no UCI


Acompanhe as últimas atualizações sobre o novo coronavírus por cá e lá fora, ao minuto

No primeiro fim de semana após o Governo ter decretado estado de alerta em todo o país até ao dia 9 de abril e ter anunciado diversas medidas em Portugal para conter a pandemia, o país continua sem registo de mortos devido ao novo surto do coronavírus, contando com 169 casos confirmados e um caso recuperado

Esta sexta-feira, a Sonae Sierra anunciou que todas as lojas dos 21 centros comerciais geridos pela empresa poderão abrir até às 12h00 e encerrar a partir das 20h00, como medida de prevenção. Os supermercados Pingo Doce já tinham indicado que passarão a fechar "no máximo" às 19h00.

Na próxima segunda-feira, todas as escolas, públicas ou privadas irão encerrar, sendo que discotecas e bares já se encontram de portas fechadas. Há também limitações para shoppings e restaurantes. Foi ainda proibido o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e foram suspensas as visitas a lares em todo o território nacional.

11h23 - A Malásia anunciou 41 novos casos de Covid-19, este sábado, todos ligados a um evento religioso nos arredores de Kuala Lumpur, no qual participaram cerca de 10 mil pessoas de vários países. Este país do sudoeste asiático conta já com 238 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

11h55 - De acordo com o novo balanço da Direção-Geral de Saúde, divulgado no final da manhã de hoje, em Portugal, o número de casos confirmados subiu para 169, mais 57 doentes do que ontem. Há 1.704 casos suspeitos, dos quais 126 se encontram à espera de resultado laboratorial, e 5.011 pessoas estão sob vigilância pela autoridade. Dez dos 169 pacientes infetados estão nos Cuidados Intensivos (UCI). Não há registo de vítimas mortais.

11h48 - O Vietname confirmou este sábado mais cinco casos de coronavírus, incluindo um cidadão britânico, um checo e três vietnamitas. São 53 casos confirmados com Covid-19 no país, 16 já recuperados.

11h43 - A Apple anunciou que vai fechar todas as suas lojas fora da China até 27 de março para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, revelou o presidente da empresa, Tim Cook.

11h37 - A televisão estatal do Irão noticiou hoje que o surto do novo coronavírus matou mais 97 pessoas, elevando o balanço de mortes, no país, para 611, em 12.729 casos confirmados.

11h16 - A Diocese do Algarve anunciou, durante esta manhã, que suspendeu as visitas à Sé de Faro e à de Silves para evitar os habituais aglomerados de visitantes que se concentram naqueles espaços e combater a propagação da doença Covid-19.

11h09 - A Comissão Nacional de Saúde da China recomenda aos pacientes que receberam alta após contaminação pelo novo coronavírus que façam uma quarentena de 14 dias em casa após recuperarem da doença, noticia hoje a cadeia estatal CCTV.

11h00 - O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra implementa a partir de segunda-feira dois postos de atendimento prévio para avaliação da situação dos doentes e acompanhantes, na sequência da Covid-19.

10h58 - A Rússia fechará, a partir das 00h00 de domingo, as fronteiras terrestres com a Noruega e a Polónia, para evitar a propagação no novo coronavírus, informou hoje o primeiro-ministro russo num comunicado.

10h46 - Com base em dados atualizados às 9h00 de hoje, no total, o número de pessoas infetadas desde dezembro pelo novo coronavírus no mundo aumentou para 143.400 e o número de mortes subiu para 5.402.

10h43 - Tem de ir à farmácia? Saiba que as farmácias únicas nas localidades sem cobertura farmacêutica a um raio de dois quilómetros devem garantir o atendimento ao público por postigo ou sem entrada de utentes nas instalações por causa do surto de Covid-19.

10h41 - O Lidl acaba de informar que, a partir de domingo, todas as lojas da empresa em Portugal vão fechar às 19h00.

MAFALDA TELLO SILVA, NATACHA NUNES COSTA | Notícias ao Minuto | Imagem: © Global Imagens

CONTINUA

Sem comentários:

Mais lidas da semana