quinta-feira, 12 de março de 2020

Angola | Misérias públicas


Luciano Rocha | Jornal de Angola | opinião

Os doentes mentais, entregues à própria sorte na via pública luandense, por mais do que uma vez referidos neste e noutros espaços do Jornal de Angola, são espelhos das misérias da nossa sociedade.

Aqueles doentes, na maioria dos casos, sem culpa de o serem, pelo contrário, vítimas de uma série de circunstâncias, entre as quais a insensibilidade de uma sociedade empenhadamente construída por uns quantos, mas que todos estão obrigados a refazê-la em nome da consciência dos que a têm.

Aos doentes mentais a que nos referimos juntam-se muitos outros deserdados da sorte, crianças, adultos, mulheres, homens, novos e velhos. Dormem em qualquer canto da via pública, onde o cansaço os venceu, vasculham recipientes de lixo à procura de garrafas, latas, tudo o que possam vender, mas também roupa velha que lhes há-de encobrir os farrapos que trazem no corpo, porventura, quem sabe?, para se “darem ao luxo” de trocarem de traje, igualmente, restos de comida sobrada de quem não lhe sente a falta, beatas de cigarro para saciarem o vício, talvez, também, para relembrarem os dias em que as deitavam fora.

Os doentes mentais a que nos referimos, mais todos os outros que lhes fazem companhia na via pública, lembre-se, são seres humanos a quem as bassulas da vida deitou por terra e às quais não há quem não esteja sujeito. Ao Estado cabe, em primeira instância, encontrar soluções feitas de acção, sem anúncios, nem aproveitamentos. É forma de corrigir o que está mal.

Sem comentários:

Mais lidas da semana