domingo, 8 de março de 2020

COVID-19 | 30 casos em Portugal. Presidente em isolamento voluntário


Dois novos casos surgiram nas últimas horas, um em Portimão

Número de casos em Portugal sobe para 30

Estão confirmados mais dois casos em Portugal de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

De acordo com a RTP, um dos casos é o de uma adolescente de Portimão que esteve de férias em Itália com a família (os pais e duas irmãs). A mãe é professora também em Portimão.

A estação de televisão estatal adianta que a escola frequentada pela jovem, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes de Portimão, vai ser encerrada.

O outro caso foi identificado no Hospital de São João, no Porto, elevando para 18 o número de pessoas internadas nesta unidade hospitalar.

Presidente da República suspende agenda e fica de quarentena em casa

O Presidente da República decidiu suspender toda a agenda oficial durante duas semanas e vai manter-se em isolamento voluntário depois de ter sido confirmado que uma turma que visitou o Palácio de Belém na última terça-feira é da mesma escola de Felgueiras que foi entretanto encerrada devido ao internamento de um aluno infetado com o novo coronavírus.

Segundo a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "não apresenta qualquer sintoma virótico. Ainda assim decidiu cancelar toda a sua atividade pública, que compreendia várias presenças com número elevado de portugueses, assim como a própria ida a Belém, durante as próximas duas semanas. O mesmo fará com deslocações previstas ao estrangeiro. Será monitorizado durante esse período em casa".

Foram registados mais três casos, desta vez no Hospital de Santo António, no Porto. São seis os doentes internados nesta unidade hospitalar.
Poucas horas antes já eram 28 os números de casos em Portugal

Depois de estabilização dos 25 casos hoje de manhã foram registados mais três casos no Hospital de Santo António, no Porto. Somados horas depois  a mais dois casos os números subiram para 30 afetados com o coronavírus em Portugal.

Já morreram 17 "aqui ao lado"

Espanha com mais sete mortos, todos idosos com patologias prévias

Espanha registou nas últimas horas sete novos mortos por infeção pelo novo coronavírus, todos idosos com patologias prévias, o que elevou para 17 o número de vítimas mortais no país devido à epidemia.

Três dos mortos tiveram origem na Comunidade de Madrid, três no País Basco e um em Aragão, e todos tinham patologias prévias e idades compreendidas entre os 73 e os 92 anos, de acordo com a agência espanhola Efe.

No total, as autoridades de Saúde espanholas registaram hoje um aumento de 159 casos de infeção por Covid-19, o que eleva o número total de casos para 589 pessoas infetadas.

Na Comunidade de Madrid, uma das vítimas mortais foi um homem de 77 anos, que deu entrada na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital de Torrejón, em Madrid, com pneumonia, e era um dos primeiros casos de coronavírus não importado.

Os outros dois mortos na região da capital espanhola correspondem a um idoso de 88 anos e a outro de 73 anos.

No País Basco, as mortes associadas ao surto Covid-10 foram três mulheres de 99, 88 e 87 anos.

Em Saragoça, na comunidade de Aragão, a morte ligada ao novo coronavírus foi de um homem de 85 anos, numa região que registou dez novos casos, a maioria em lares de idosos.

Numa conferência de imprensa, o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, disse que o nível de alerta se mantém igual ao previamente anunciado, que corresponde à "fase de contenção".

Com TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana