segunda-feira, 2 de março de 2020

Covid-19 | Portugal sem casos confirmados. Morre segunda pessoa nos EUA


AO MINUTO

O número de mortos provocados pelo vírus supera os três mil a nível global

A epidemia de Covid-19 continua a ser uma fonte preocupação a nível mundial. O novo coronavírus continua a propagar-se e a fazer mais vítimas. Segundo os dados mais recentes, o Covid-19 já causou a morte a mais de três mil pessoas e foram infetadas quase 90 mil. 

Nesta altura, o vírus está a registar um crescimento maior fora da China do que dentro do país onde teve origem o surto de Covid-19. 

Em Itália,  morreram pelo menos 34 pessoas e o número de infeções duplicou nas últimas 48 horas. No Irão, os dados do governo dão conta de 54 mortos. Na Coreia do Sul - a maior fonte de infeções fora da China - verificaram-se 476 novos casos. Morreu uma segunda pessoa nos Estados Unidos.  

Portugal mantém-se sem casos confirmados do novo coronavírus. Nos Açores há um segundo caso suspeito, o que aumenta para 13 o número de  casos suspeitos em análise. 

9h04 - Um dos membros do conselho do líder supremo iraniano, o Ayatollah Ali Khamenei, morreu devido ao novo coronavírus, adianta a rádio estatal do Irão. Mohammad Mirmohammadi morreu no hospital de Teerão. Tinha 71 anos.

8h58 - Depois de uma semana negra, as bolsas europeias iniciam esta semana com indicadores positivos e a recuperar. De acordo com a CNBC, esta recuperação está relacionada com a esperança de que os bancos centrais possam introduzir medidas de estímulo para limitar o impacto do Covid-19 na economia mundial. 

8h07 - A Indonésia registou os primeiros dois casos de Covid-19, anunciou esta segunda-feira o presidente Joko Widodo. Os dois pacientes foram internados, mas o líder indonésio não detalhou a sua situação. A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo. 

8h05 - Há mais uma prova do MotoGP adiada. Depois da corrida inaugural no Qatar, agendada para este domingo, o ministério da Saúde da Tailândia decidiu adiar a realização do Grande Prémio no país e que estava marcado para o dia 22 de março

8h01 - Os serviços públicos devem elaborar planos de contingência para o surto de Covid- 19, que vão permitir colocar trabalhadores em teletrabalho ou, quando se justificar, em isolamento profilático, sem perda de retribuição salarial, de acordo com um despacho da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que será publicado esta segunda-feira em Diário da República. 

7h57 - Nos Estados Unidos há mais uma vítima mortal do Covid-19. Trata-se da segunda vítima do novo coronavírus no país e foi anunciada um dia depois da primeira morte. Os números mais recentes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) indicaram a existência de 23 infetados pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. 


7h48 - Os Açores registam o segundo caso suspeito de Covid-19. Trata-se de um homem de 24 anos que esteve em Itália, revelou hoje o Governo Regional. O paciente apresenta uma situação clínica "estável" e foi transportado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. 

Em Portugal, e até às 19h00 de domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 85 casos suspeitos de infeção, 12 dos quais ainda estavam em estudo.

7h45 - Um comboio Sud Express parou às 23h30 deste domingo na estação do Entroncamento depois de uma passageira ter alegado estar com sintomas de infeção pelo novo coronavírus. O comboio voltou a arrancar pelas 2h11 desta segunda-feira. Os passageiros ficaram a aguardar no local por uma equipa especializada do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).  

7h39 - O número de mortos provocados pelo Covid-19 na China supera os 2.900. Nas últimas 24 horas verificaram-se mais 42 mortes, todas na província de Hubei, o epicentro do novo coronavírus. Nesta altura, o vírus está a crescer mais fora da China e a prioridade do governo chinês é "proteger contra a importação" de infeções oriundas de outros países. 

Fábio Nunes | Notícias ao Minuto

Leia em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana