terça-feira, 14 de abril de 2020

AFRICANOS VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA CHINA


Numa nota conjunta enviada ao ministro de negócios estrangeiros da China, embaixadores africanos na China reclamam de vários casos de discriminação e abuso contra os estrangeiros africanos naquele país, sobretudo, na cidade de Guangzhou.

Segundo a nota dos embaixadores, citada pela Reuters, os africanos estão a ser maltratados, sendo que alguns foram obrigados a evacuar hotéis no meio da noite, outros têm passado por testes compulsivos da COVID-19, sem direito a resultados, e têm sido alvo de discriminação no espaço público.

Algumas reclamações têm sido expostas nas redes sociais e televisões locais. Os embaixadores apelam à cessação de testes e quarentena obrigatórios e qualquer acto desumano contra os africanos na China.

Em reacção às denúncias, Liu Baochun, uma autoridade chinesa de Negócios Estrangeiros negou todas as acusações, argumentando que a cidade de Guangzhou somente está a aplicar medidas contra coronavírus sobre qualquer pessoa entrando no país, não importando a raça, género ou nacionalidade.

A China consegui com sucesso controlar a pandemia COVID-19 que teve início em Wuhan, mas receia a ocorrência duma nova onda de infectados, desencadeada pelos casos importados.

O País (ao) | Imagem: Hélder Augusto

Sem comentários:

Mais lidas da semana