A EMPRESA DE MIKE BLOOMBERG QUE
DIRIGIU SUA CAMPANHA PRESIDENCIAL ESTÁ TENTANDO ASSUMIR O COMANDO DE JOE BIDEN
A EMPRESA DE PROPRIEDADE DA
BLOOMBERG Hawkfish, que dirigiu a campanha presidencial de Mike Bloomberg,
está em sérias conversações para servir à campanha presidencial de Joe Biden,
segundo fontes com conhecimento das negociações em andamento. Juntamente
com a campanha de Biden, a empresa está cortejando uma grande variedade de
outras organizações progressistas e democratas, abrindo a possibilidade de a
Bloomberg ganhar um controle significativo sobre a infraestrutura de tecnologia
e dados do partido.
A empresa de consultoria digital
teve pouca experiência política fora da campanha da Bloomberg, um julgamento em
que o ex-prefeito de Nova York gastou quase US $ 1 bilhão em menos de quatro
meses. Hawkfish, que a Bloomberg fundou em 2019 para ser a espinha dorsal
operacional de sua campanha, ainda não é capaz de vender seu histórico ou
qualidade de serviço, uma vez que não possui outros grandes clientes e poucos,
se houver, menores.
Mas, em vez disso, ele vem com
outras tentações para os clientes. Operadores democratas criticados pela
Hawkfish dizem que a empresa é capaz de oferecer preços extraordinariamente
baixos, operando com prejuízo subsidiado pela Bloomberg, cuja riqueza é um
benefício adicional que poderia advir da assinatura da empresa. Um membro
da Hawkfish, que falou sob condição de anonimato para não comprometer o
emprego, confirmou que a empresa está disposta a operar com prejuízo para obter
o controle da infraestrutura do partido, explicando que a empresa espera
oferecer uma taxa que ser pequeno o suficiente para seduzir a campanha de Biden
enquanto passa por reunião com os reguladores federais. (Se uma empresa
oferecer serviços com valor abaixo do valor justo de mercado, o desconto é
considerado, de acordo
com as leis de financiamento de campanha, uma contribuição em espéciee,
portanto, sujeito a limites legais, dependendo da entidade que coleta a
contribuição. Uma campanha presidencial não pode aceitar mais de US $
2.800 de um único indivíduo por eleição ou qualquer contribuição de uma
empresa.)
"Quando o objetivo não é
dinheiro, mas controle, US $ 18 milhões são incrivelmente baratos para se
tornar o centro de gravidade de todas as informações políticas democratas, o
que seria se Biden e [democratas da Câmara] tivessem que passar por nós",
disse a fonte, referindo-se à quantidade de dinheiro que a campanha da
Bloomberg transferiu
para o Partido Democrata no mês passado, em uma reversão de sua
promessa anterior de criar um Super PAC em apoio ao candidato do partido. "E
no ambiente atual, o público vê isso como generosidade."
Nas campanhas modernas, o
controle dos dados e da tecnologia dos eleitores é tudo. Atualmente, o
Comitê Nacional Democrata abriga os dados partidários em uma aliança tensa,
subfinanciada e ineficiente com 50 partidos estaduais. Mas todos os candidatos
têm acesso igual aos dados, incluindo o arquivo do eleitor. O partido não
impede que os candidatos a titulares de cargo ou membros do Congresso que
cruzam a liderança, por exemplo, acessem esse arquivo de eleitores. Mas em
mãos privadas, os dados mais atualizados podem ser retidos como uma ferramenta
disciplinar contra candidatos e legisladores renegados, ou oferecidos como
recompensa aos partidários. Ganhar o contrato da campanha Biden daria à
Hawkfish a oportunidade de aumentar drasticamente sua operação de aquisição de
dados. Sem ele, o Hawkfish é uma grande empresa sem grandes clientes. O
Hawkfish e sua liderança não responderam a vários pedidos de comentários.
Waleed Shahid, porta-voz do
Justice Democrats, que recruta desafiantes progressivos para os titulares,
disse que a empresa da Bloomberg que administra a operação de dados do partido
enviaria o sinal errado e poderia ter repercussões prejudiciais a longo prazo. "A
idéia do candidato democrata potencialmente recompensar a empresa da Bloomberg
com este contrato é perturbadora", afirmou ele. "Não devemos
ajudar bilionários a acumular enormes quantidades de megadados sobre os
eleitores que lhes permitem continuar acumulando quantidades obscenas de poder
em nossa democracia".
OUTRO CLIENTE CRÍTICO QUE Hawkfish
está procurando, segundo a liderança, é o PAC da Maioria da Câmara, o Super PAC
para a liderança do Partido Democrata, que é aliado ao Comitê de Campanha do
Congresso Democrático. A Bloomberg concedeu à House Majority PAC US $ 10
milhões tão recentemente quanto
em dezembro passado . Um funcionário do PAC da maioria da Câmara
confirmou que a organização está conversando com o Hawkfish, mas disse que nada
havia sido finalizado.
A Bloomberg doou
US $ 20 milhões para o PAC do Senado Majoritário em 2018, e a Hawkfish
planeja lançar a organização em breve para se tornar um cliente, disseram
líderes da empresa em uma ligação na segunda-feira, segundo fontes da Hawkfish.
Nessa ligação, os líderes da
empresa disseram que a empresa também estava ativamente montando um conjunto de
outros grupos democratas e progressistas. Eles nomearam o Voto Latino,
que, segundo eles, pretende registrar 1 milhão de novos eleitores latinos nos
estados de campo de batalha antes das próximas eleições, como um potencial
cliente. Em
março, a Bloomberg deu
à Voto Latino US $ 500.000 por esse esforço.
As outras firmas lançadas pelo
Hawkfish incluem o grupo do ex-procurador geral dos EUA, Eric Holder, que
trabalha com direitos de voto, o Comitê Nacional de Redistritamento
Democrático; o grupo da ex-primeira dama Michelle Obama Quando todos votamos; uma
coalizão climática que inclui a Ação do Fundo de Defesa Ambiental e a Liga dos
Eleitores da Conservação; Galvanize, que tem como alvo mulheres em estados
de campo de batalha que provavelmente votaram no presidente Donald Trump; e
a Associação de Governadores Democráticos. (Em reuniões de arremesso, de
acordo com as autoridades que estão do lado dos recebedores, Hawkfish cita
Quando todos nós votamos como cliente, para quem ele trabalhou, mas isso
envolveu uma única eleição legislativa especial do estado da Virgínia, antes da
Bloomberg anunciar sua oferta presidencial .)
A Bloomberg doou
milhões ao Fundo de Defesa Ambiental para financiar o ativismo em
torno do gás natural. "Eis a verdade sobre o gás natural", disse
Bloomberg em um comunicado de 2012 que acompanha o lançamento de uma doação de
um ano, parte dos mais de US $ 100 milhões que ele gastou em organizações que
lutam contra as mudanças climáticas. “Os ambientalistas que se opõem a
todo fracking estão errados e os perfuradores que afirmam que a regulamentação
matará a indústria estão errados. O que precisamos fazer é garantir que o
gás seja extraído com cuidado e nos lugares certos, e isso deve ser feito
através de uma regulamentação forte e responsável. E é disso que se trata o
nosso trabalho com a EDF. ”
Um agente democrata promovido
pela empresa disse que os funcionários da Hawkfish deixaram claro que o projeto
era ideológico e não visto como uma oportunidade de negócios, com o objetivo de
derrotar Trump e pressionar o partido "em uma direção que reflete os
valores de Mike Bloomberg".
"Parece claro o que eles
estão tentando fazer, que é a aquisição da infra-estrutura de dados e
tecnologia do partido", disse a operadora.
As opiniões políticas de
Bloomberg, ele próprio reconheceu, não se alinham com as da maioria dos
democratas. " Isso simplesmente não vai acontecer em nível
nacional para alguém como eu começando de onde estou, a menos que esteja
disposto a mudar todos os meus pontos de vista e seguir o que a CNN chamou de
turnê de desculpas", disse Bloomberg em um
evento em Nova York, apenas alguns meses. antes de lançar sua campanha com um
pedido de desculpas por sua política de parar e brincar. "Meu charme,
se você preferir, é que eu digo o que acredito e faço. Infelizmente,
algumas pessoas não gostam disso, e você pode medir quanto ", acrescentou
Bloomberg, colocando seu teto em um terço do eleitorado democrata. De
qualquer forma, ele superestimou seu apoio e foi nocauteado após uma
performance sombria na Super Terça-feira. Desde então, ele endossou Biden,
depois de dizer que seu
objetivo nas primárias era impedir
que o senador Bernie Sanders ganhasse a indicação.
Biden agora está trabalhando para
cortejar progressistas. Na quinta-feira, como parte desse esforço, ele
propôs reduzir a idade do Medicare para 60 e cancelar algumas dívidas dos
estudantes. Seu discurso aos partidários de Sanders e da senadora
Elizabeth Warren, no entanto, pode ser prejudicado por uma aliança operacional
com o Hawkfish da Bloomberg. "Os democratas não vão ganhar se
tivermos um candidato que tem um histórico de ocultar suas declarações fiscais,
de assediar mulheres e de apoiar políticas racistas, como redlining e stop and
frisk", disse Warren na primeira vez em que a Bloomberg entrou no debate.
famosa fase final da campanha no local. "Os democratas correm um
risco enorme se substituirmos um bilionário arrogante por outro". Sanders
chamou sua riqueza de "grotesco" e alertou: " Ele
acha que pode comprar essa eleição".
Comprar a eleição acabou não
sendo possível em 2020 para a Bloomberg, mas sua campanha comprou uma
quantidade sem precedentes de dados de consumidores e eleitores ao longo do
caminho, dados que Hawkfish espera misturar com o que poderia adquirir
executando a campanha presidencial de Biden, dando-lhe mais domínio sobre o
arquivo de eleitores do partido, de acordo com fontes tanto dentro da empresa
quanto com quem foi apresentado por eles. As campanhas e organizações que
o Hawkfish oferece a um almoço gratuito, no entanto, têm pouca capacidade de
avaliar se a empresa será capaz de entregar - ou se conseguirá, por assim
dizer, o que paga. De fato, não passou despercebido entre os clientes em
potencial que as organizações da Bloomberg, como a Everytown for Gun Safety,
não estão empregando o Hawkfish.
A EMPRESA É liderada por
veteranos do Vale do Silício, sem muita experiência política. É liderado
por Gary Briggs, ex-diretor de marketing do Facebook. Outro alto
funcionário é Jeff Glueck, ex-CEO da Foursquare, acompanhado por Josh
Mendelsohn, que fundou a Engine Advocacy ,
o grupo de lobby para as grandes tecnologias. Os três homens juntaram-se à
equipe na segunda-feira por Maia Johnson, que serviu na campanha de Hillary
Clinton. A Hawkfish recentemente
contratou Tim Castree, um dos principais executivos de publicidade de
Nova York, para ser um alto funcionário da empresa.
Para o círculo interno de Biden,
que consiste basicamente de pessoas entre os anos 60 e 70, o fato de o Hawkfish
ser liderado por honchos do Vale do Silício pode ser atraente. Eles
dirigiam o Foursquare e trabalhavam no Facebook? Eles venderam uma empresa
para o Google? Eles devem ser especialistas. E o preço seria atraente
para qualquer gerente de campanha que pretendesse ampliar recursos escassos. Mas
a infraestrutura digital democrática é sua própria besta, e aprendê-la em tempo
real no calor de uma campanha presidencial seria um desafio.
O trabalho do Hawkfish para os
clientes envolveria vários aspectos da segmentação, angariação de fundos,
persuasão e votação dos eleitores. Embora a empresa espere realizar uma
arrecadação de fundos para os democratas, até a semana passada não tinha
relacionamento com o ActBlue, a plataforma em que isso acontece, quando
funcionários do Hawkfish bombardearam funcionários do ActBlue no LinkedIn para
marcar uma reunião. Como a Bloomberg não levantou literalmente dinheiro
para sua campanha, Hawkfish não tinha necessidade anterior do ActBlue. Um
porta-voz da ActBlue confirmou que a primeira interação com o Hawkfish ocorreu
na semana passada. "Trabalhamos com os maiores atores do espaço
progressista, mas ainda não tivemos a chance de nos envolver com o
Hawkfish", disse Caleb Cade. "No entanto, eles marcaram uma
reunião conosco na semana passada e, embora sejam novos no espaço para captação
de recursos, esperamos explorar maneiras de integrar-se ao seu fluxo de
trabalho".
O que o Hawkfish tem a vender na
frente de qualidade é o que conseguiu com a campanha da Bloomberg. Além de
suas controvérsias - colocando o
rosto de Bloomberg em uma almôndega ou fazendo com que ele salivasse
com o Big Gay
Ice Cream - a empresa também enfrentou desafios internos. UMA uma
empresa de consultoria com o objetivo principal de aquisição de dados às vezes
tem incentivos que podem divergir dos da campanha, e a empresa durante a
campanha da Bloomberg se concentrou fortemente na aquisição de dados em nível
individual para conjuntos de dados Hawkfish, de acordo com operadores
familiarizados com a operação. Um exemplo muito lembrado, disseram várias
fontes, foi o teste caro de Hawkfish para saber se as pessoas gostaram dos
cantores Justin Bieber ou Katy Perry na preparação para a Super Tuesday. Esse
teste pode gerar resultados interessantes para uma campanha publicitária
corporativa, mas tem pouco valor político. Desde que uma mensagem recebesse
cliques e comentários - construindo dados para a empresa - mais dinheiro seria
investido nela, independentemente de serem compromissos políticos úteis.
A campanha de Biden, disseram os
líderes da Hawkfish à equipe na segunda-feira, disse à Hawkfish que tomará uma
decisão sobre contratar uma empresa de tecnologia ou dados até 15 de abril,
embora a campanha de Biden tenha recusado confirmar esse prazo ou comentar de
maneira mais geral. A liderança do Hawkfish disse à equipe na
segunda-feira que está cautelosamente otimista em ganhar o contrato, citando o
dinheiro limitado disponível para a campanha de Biden na primária, que ainda
não terminou legalmente. Um líder do Hawkfish referiu a
"eficiência" da empresa como uma vantagem que ela tem com a campanha
de Biden sem dinheiro.
As divulgações da campanha da
Bloomberg em 2020 listam mais de US $ 40 milhões pagos ao Hawkfish, embora isso
não inclua as centenas de milhões em publicidade televisiva em que o Hawkfish
esteve envolvido, mas que outras empresas foram pagas. Até o momento, o
Hawkfish terceirizou amplamente seu trabalho, servindo como uma empresa
guarda-chuva que assina subcontratos com três empresas principais: Assembly,
que faz compra
de mídia ; Horizon Media, que
cria conteúdo ; e BlueLabs, uma
das principais empresas de dados democratas.
A questão em aberto é exatamente
quanto dos gastos da campanha da Bloomberg ajudaram a aumentar a capacidade do
Hawkfish e quanto ele ainda depende do BlueLabs e de outros fornecedores para
fazer o trabalho. Como a campanha passou a adquirir maciçamente dados de
consumidores com custos proibitivos para outras empresas democratas, agora ela pode
estar em uma posição privilegiada. De acordo com a liderança da Hawkfish,
está valendo a pena, dizendo à equipe esta semana que eles se sentiram bem
posicionados para ganhar o contrato de Voto Latino porque ele tem os nomes de 9
milhões de latinos mais não registrados em seu banco de dados do que o Civis, o
banco de dados que a empresa possui usado desde o seu lançamento. A
próxima pergunta, no entanto, é se os disruptores do Hawkfish sabem como
alavancar essa lista e converter esses nomes em eleitores registrados. Pode
ser mais difícil do que parece.
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