terça-feira, 7 de abril de 2020

Macau sem casos há dois dias consecutivos, quase 1.500 em quarentena


Macau, China, 07 abr 2020 (Lusa) -- Macau não regista novos casos há dois dias consecutivos, existindo 34 pessoas infetadas com a covid-19 a receberem tratamento, uma delas em estado grave, e cerca de 1.500 pessoas em quarentena obrigatória, informaram hoje as autoridades.

Atualmente encontram-se 1.469 pessoas a cumprirem uma quarentena obrigatória de 14 dias em nove hotéis da cidade (1.208 residentes, 205 trabalhadores não-residentes e 56 turistas), indicou-se durante a conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Depois de Macau ter estado 40 dias sem identificar qualquer infeção, a partir de meados de março foram identificados 34 novos casos, todos importados.

Em fevereiro, Macau registou uma primeira vaga de 10 casos da covid-19, já todos com alta hospitalar.


Nessa primeira fase, as autoridades da capital mundial do jogo avançaram para medidas que acabaram, praticamente, por paralisar a economia, como o fecho por 15 dias dos casinos, em fevereiro.

As escolas fecharam, os estabelecimentos de diversão noturna e a esmagadora maioria dos funcionários públicos passou a trabalhar a partir de casa.

Após a deteção de novos casos, as autoridades reforçaram as medidas de controlo e restrições fronteiriças, assim como a obrigatoriedade de quarentena de 14 dias imposta a praticamente todos aqueles que entrem no território, que deixou desde segunda-feira de ter assegurada, pelos transportes públicos, qualquer ligação para a vizinha Hong Kong.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

JMC // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana