sábado, 23 de maio de 2020

NÃO É A ALTURA CERTA


David Chan | Plataforma | opinião

À medida que cada vez mais cientistas associam a origem do vírus que atualmente assola o mundo aos EUA, uma equipa de jornalistas do Estado de Virgínia afirma ter encontrado o paciente zero, uma militar norte-americana com um historial especial, com ligações fortes a um laboratório em Fort Detrik. Dois membros da família foram infetados. Um foi o primeiro caso confirmado na Holan da, que tinha viajado recentemente para a zona mais afetada de Itália, a Lombardia. A militar participou na Corrida de Ciclismo Feminina dos Jogos Militares de Wuhan no dia 20 de outubro e foi um dos 5 soldados a partir de Wuhan num avião particular enviado pelos EUA. Desconhece-se ainda a identidade e paradeiro.

Com a procura pela origem do vírus a tornar tudo cada vez mais claro, a China conseguirá libertar-se do preconceito que recebeu. Na Assembleia Mundial da Saúde esta semana, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês afirmou ser ainda demasiado cedo para confirmar a origem do vírus. A China está a prestar atenção à luta contra a pandemia no resto do mundo, com Xi Jinping a salientar na abertura da Assembleia Mundial da Saúde que é preciso ter como prioridade o povo e a vida, adotando medidas rígidas de combate contra a propagação global do vírus e prevenindo a transmissão global. O presidente anunciou ainda a aplicação de cinco medidas de promoção da cooperação global de combate contra a Covid-19, incluindo um fundo de ajuda internacional de dois mil milhões de dólares ao longo dos próximos dois anos e a criação de um centro de resposta humanitária global na China.

Mas se o Governo chinês acredita que ainda é cedo para definir a origem do vírus, quando será a altura certa para o fazer? Acredito que seja apenas depois de setembro, ou seja, depois do surto acalmar a nível global.

Leia de David Chan em Plataforma:

Sem comentários:

Mais lidas da semana