sexta-feira, 22 de maio de 2020

Portugal | António Costa e as presidenciais: foi você que pediu um candidato?


Lourenço Pereira Coutinho | Expresso | opinião

E de repente, as próximas presidenciais ganharam interesse. Há tempos, escrevi neste espaço que as eleições marcadas para janeiro de 2021 corriam o risco de se transformarem num passeio monótono de Marcelo Rebelo de Sousa, isto para desespero de alguns, entre eles André Ventura. Mas, na semana passada, António Costa deixou implícito o seu apoio à recandidatura de Marcelo, abrindo a caixa de pandora, e trocando as voltas às previsões.

Resultado, o atual presidente que, na primeira volta, não pediu nem esperou pelo apoio do PSD, procura agora demarcar-se da desconfortável posição de candidato do governo. Por outro lado, a insinuação de António Costa destapou um vasto campo à esquerda. Muitos voltaram a falar de Ana Gomes, que está em “reflexão, e é a candidata de convergência preferida pela esquerda “europeia”. O eventual apoio do Livre e de parte do PS a Ana Gomes, podem obrigar o BE a apresentar também um candidato. Para se diferenciar da antiga eurodeputada socialista, este teria de enquadrar-se numa linha claramente à sua esquerda, o que, à partida, afasta a hipótese Marisa Matias. Ainda à esquerda, é previsível o aparecimento da habitual candidatura apoiada pela CDU, sem outro objetivo para além de fixar o seu eleitorado.

Mas as palavras de António Costa na Autoeuropa tiveram um impacto ainda mais interessante à direita. Tradicionalmente, a direita costuma unir-se em torno de um candidato presidencial comum mas, desta vez, pode vir a dividir-se por quatro candidatos: o próprio Marcelo Rebelo de Sousa que, não esquecer, é oriundo do centro-direita; um candidato “liberal” - Adolfo Mesquita Nunes, ou alguém de perfil semelhante – que consiga reunir apoios da Iniciativa Liberal, e de sectores do PSD e do CDS; um candidato do populismo “light”, possivelmente Miguel Albuquerque, um político que procura protagonismo e gosta de desafios (em 2012, disputou a liderança do PSD Madeira ao então intocável Alberto João Jardim); e, por fim, o populista André Ventura que, afastado do comentário futebolístico, e perante um cenário de mais concorrentes à direita, terá de reajustar a sua estratégia.

Se a todos estes candidatos juntarmos o aparecimento de independentes e um ou outro curioso, teremos umas eleições presidenciais de 2021 mais animadas que o esperado. Até agora, a recandidatura de um presidente em exercício tem sido sinónimo de passeio eleitoral sem verdadeiro debate, e de eleições sem grande história. Mas não devia ser assim. As eleições em que um dos candidatos concorre a segundo mandato têm também de servir de escrutínio democrático dos cinco anos anteriores e, sobretudo, de debate de ideias, valores, e intenções de futuro.

A História recente demonstrou que António Costa tem uma capacidade política invulgar. No caso das próximas presidenciais, só ele saberá os reais motivos sobre o timing do seu apoio à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Para a democracia, o cenário que agora se prefigura é mais vantajoso que o inicial, quando se adivinhava o confronto entre um candidato de consenso, e candidaturas menores e de extremos. Mas, para António Costa, pode ser que o tiro lhe tenha saído pela culatra. Pedindo emprestado parte da interrogação de um anúncio de outros tempos a uma marca de vinho do Porto, este é, pois, caso para perguntar-lhe: foi você que pediu um candidato presidencial?

Sem comentários:

Mais lidas da semana