Pingo
Doce, Modelo Continente, Auchan e Lidl estão entre as seis cadeias de
distribuição alimentar acusadas.
Autoridade
de Concorrência (AdC) acusou seis cadeias de supermercados e dois
fornecedores de bebidas - alcoólicas e não alcoólicas - de concertarem os
preços praticados ao consumidor, "uma prática grave que viola a Lei da
Concorrência", explica a autoridade, num comunicado enviado às redações.
Após
investigação, a AdC considera que existem indícios de que
"Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o
relacionamento comercial com os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape para
alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos daqueles,
em prejuízo ao consumidor", explica a nota.
No
caso das bebidas não alcoólicas e sumos, "a acusação visa também a
cadeia de distribuição Lidl", enquanto no caso das bebidas
alcoólicas, "estiveram ainda envolvidas as cadeiras Intermarché e
E-leclerc, representado os distribuidores em causa uma vasta percentagem do
mercado de distribuição em Portugal".
São
também visados individualmente, dois administradores e dois diretores de
cada um dos fornecedores, Sumol+Compal e Sogrape.
"A
confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de um novo caso de
'Hub-and-Spoke', em que os distribuidores recorrem a contactos bilaterais com o
fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo
preço de venda ao público no mercado retalhista", explica a Autoridade da
Concorrência, que diz que os comportamentos investigados duraram vários
anos.
Acrescenta
a nota que estão atualmente em curso mais de dez investigações no setor de
grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de
justiça. Os visados têm agora o direito de "audição e defesa" em
relação aos atos ilícitos que lhes são imputados.
Esta
acusação surge cerca de uma semana depois de outra da AdC, também de concertação de
preços, a três grupos de distribuição alimentar (Modelo Continente, Pingo Doce
e Auchan) e o fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão
Bimbo Donuts, tendo a autoridade encontrado indícios de utilizarem o
relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços
de venda ao público (PVP) dos principais produtos, em prejuízo dos consumidores.
Sílvia
Abreu | Notícias ao Minuto | Imagem: © iStock
Leia
em Notícias ao Minuto:
Sem comentários:
Enviar um comentário