domingo, 16 de agosto de 2020

Portugal | A ministra que não lê


Inês Cardoso* | Jornal de Notícias | opinião

Vamos admitir que apenas por falta de clareza e lapso na comunicação a ministra do Trabalho e da Solidariedade parece minimizar a gravidade dos surtos nos lares, na entrevista que concedeu este sábado. Não há qualquer insensibilidade ou desculpabilização, antes daqueles erros de expressão que acontecem.

Podemos ainda conceder que não há qualquer malabarismo em relação aos números, quando compara a incidência de surtos em lares em plena pandemia com o cenário das últimas semanas. Sabemos que o contexto dos dois momentos é totalmente distinto e só por absurdo se consideraria legítima essa comparação, portanto Ana Mendes Godinho não poderia tentar iludir os portugueses retirando as estatísticas do contexto nacional.

Coloquemos ainda a hipótese de a ministra da tutela se referir ao apuramento de responsabilidades num sentido persecutório, quando diz não ser seu objetivo fazê-lo. Pois se o Estado financia e licencia as instituições, se tem o dever de proteger os utentes nelas instalados, se além disso só apurando incumprimentos se pode corrigir e prevenir a repetição dos mesmos erros, como poderia um membro do Governo não querer responsabilidades quando a assistência aos mais frágeis falha?

Admitamos tudo na extraordinária entrevista de Ana Mendes Godinho, mas uma incontornável frase não permite equívocos nem desculpas para os tantos disparates proferidos. "Não o li pessoalmente, mas a Ordem fez-me chegar o relatório e já pedi que o analisassem", responde quando questionada pelo "Expresso" sobre o relatório ao surto em Reguengos de Monsaraz. Morreram 18 pessoas, desidratadas e com sinais de negligência, mas a ministra da tutela não lê. Aguarda que alguém analise por ela. Confia que "as fontes de informação institucionais" serão suficientes e adequadas. Mantém um discurso burocrático e impessoal. Para quem tem a pasta da Solidariedade e Segurança Social, estamos conversados.

*Diretora-adjunta

Sem comentários:

Mais lidas da semana