domingo, 18 de outubro de 2020

ANGOLA vs PORTUGAL - Relações Comerciais | Costa Almeida na Business Trace

Eugénio Costa Almeida* - entrevista à revista angolana Business Trace

“Vários portugueses demandaram o “novo el Dourado” Angolano, e de Angola, como se sabe, muito dinheiro saiu para os cofres bancários e imobiliárias portuguesas” 

As relaçoes comerciais entre Angola e Portugal datam desde Janeiro de 1979, de lá para cá ja se passaram 41 anos, e tem sido uma relação motivada por altos e baixos, nesta edição vamos conversar com o Dr. Eugénio da Costa Almeida, especialista em Relações Internacionais, Escritor e Investigador Integrado do Centro de Estudos Internacionais do (CEI-IUL) do ISCTE-IUL, Lisboa, editado no trecho a seguir.

Vamos começar a nossa conversa com uma breve abordagem sobre a relação bilateral entre Angola e Portugal e como as parcerias comerciais e estratégicas se intensificaram.

Antes de mais deixe-me recordar os seus leitores que não sou economista ou gestor, mas um indivíduo da área das Ciências Sociais, um analista político-social da área das Relações Internacionais e da Estratégia e Segurança política. Por isso, tenho a certeza que me convidaram para esta entrevista, terei uma visão mais humanista das relações entre Angola e Portugal que um economista ou gestor, para quem os números serão mais importantes que as relações que levam àqueles.

Dito isto, de uma maneira geral as relações bilaterais entre Angola e Portugal têm se pautado pelo respeito mútuo entre 2 Estados independentes. Ainda assim, e como se sabe, são 2 países da mesma área linguística, considerados irmãos, por vezes, e talvez por causa disso, têm amuos ou quase exaltações nas relações inter-governamentais – e, sublinho, entre áreas do Executivo, porque a nível pessoal, e como, por certo adiante analisaremos, raramente acontecem – se estendem por largos períodos e que o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou a considera-las de “irritante” por causa do processo judicial em Portugal denominado “Operação Fizz”, que envolveu o então Vice-presidente Manuel Vicente. Ultrapassado esse período de relações frias, ou seja, ultrapassado esse período “irritante” tudo voltou à normalidade. Creio, mesmo que as relações entre Portugal e Angola devem ser melhores que com a maioria dos outros países lusófonos. Há demasiados interesses mútuos que a isso o levam...

Ler completo em Business Trace – PDF

Eugénio Costa Almeida* - Ph.D - Investigador/Researcher/Pós-Doutorando -- Investigador em: CEI-IUL (ISCTE-IUL)  e  CINAMIL (Military Academy Research CenterPerfil Ciência-IUL

» Ler completo em Business Trace – PDF

» Em breve, estará no portal da revista, quando for publicada a edição 5: http://businesstrace.ao/

Sem comentários:

Mais lidas da semana