sábado, 3 de outubro de 2020

EUA | Presidente hospitalizado… Mais uma “fake news” à laia de Trump?

Cão que nos morde não merece confiança”, sempre assim foi sentido e dito, praticamente por todo o mundo. A falta de confiança em Trump, para os norte-americanos, para o mundo, permite que desconfiemos da declarada atual situação sobre a saúde de Trump – contagiado com covid-19. 

Desonesto e manipulador como ele tem sido ao longo da sua vida e no exercício da presidência do país, o anúncio sobre ter sido vítima de contágio do vírus pode muito bem ser uma encenação que lhe proporcione aumento das probabilidades de ser reeleito. Uma jogada à laia de Trump.

Com gente do estilo tenebroso e hediondo como Trump, todas as falcatruas e manipulações são possíveis e são de tomar em conta. Desconfiemos pois sobre a alegada contaminação por covid-19 de Trump. Tenhamos, isso sim, a certeza das suas responsabilidades nas mortes de muitos milhares de cidadãos dos EUA devido a terem contraído o vírus por o presidente ter ficado indiferente, divagante e até incrédulo (inoperante) sobre o grau de perigosidade que o vírus representa para a espécie humana. 

Talvez mais perigoso que o covid-19 é o próprio Trump, um vírus perigosíssimo na presidência dos EUA, como tem demonstrado.

Fiquemos atentos ao espetáculo de mais uma provável “fake news” à laia de Trump.

A seguir a notícia da hospitalização... e ainda mais sobre o vírus presidencial. Muita tinta há-de correr...

Redação PG

 




Covid. Trump hospitalizado “por precaução” - antes de ir gravou um vídeo: “Penso que estou muito bem”

Presidente dos EUA está infetado com o novo coronavírus. Antes de ser hospitalizado gravou um vídeo a agradecer o apoio e a explicar o ponto da situação. À saída da Casa Branca rumo ao hospital surgiu de máscara, uma imagem rara. Médico da Casa Branca já tinha dito que Trump recebeu um cocktail de anticorpos experimental

uma medida de cautela, diz a Casa Branca: Donald Trump vai ser internado num hospital militar depois de ter dado positivo num teste à covid-19, esta sexta-feira. "Por precaução, e depois da recomendação do seu médico e de outros peritos, o Presidente vai trabalhar nos escritórios presidenciais de Walter Reed [hospital militar] nos próximos dias". Ou seja, Trump mantém as suas funções oficiais, não havendo delegação no seu vice, Mike Pence.

O Presidente dos EUA divulgou um vídeo minutos antes de sair rumo ao hospital, publicado no Twitter. Nessas imagens explica que a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, também ela infetada, está bem e agradeceu todo o apoio que tem recebido. Sobre ele próprio disse assim: “Penso que estou muito bem”.

Antes de entrar no helicóptero que o transportou para o hospital militar, Trump virou-se para as câmaras e ergueu o polegar para dizer que está tudo bem, tudo tranquilo. Foi a primeira aparição do Presidente no exterior, já que o vídeo divulgado no Twitter foi gravado no interior da Casa Branca.

Donald Trump, que tem 74 anos, foi aconselhado a hospitalizar-se para ser imediatamente socorrido caso o seu estado de saúde se agrave. Esta notícia surge depois de o médico da Casa Branca Sean P. Conley ter dito que o Presidente se encontra "fatigado mas bem disposto".

O médico da Casa Branca também tinha anunciado que Donald Trump recebeu um cocktail de anticorpos experimental para tratar o vírus. A CNN tinha revelado anteriormente que o Presidente tinha febre desde a manhã desta sexta-feira.

As ações de campanha de Donald Trump vão ser adiadas ou virtuais, soube-se também esta sexta-feira, quando falta um mês para o dia das eleições - estão marcadas para 3 de novembro. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, vai continuar na estrada.

Esta sexta-feira soube-se também que Joe Biden deu negativo depois de fazer o teste à covid, ele que debateu terça-feira com Donald Trump naquele que foi considerado um dos piores debates presidenciais da História dos EUA. 

Expresso

Leia em Expresso:

O que diz a lei americana se um Presidente candidato à reeleição tiver de desistir por motivos de saúde

EUA. Como fica a campanha com um Presidente infetado? Está “tudo em aberto” mas “Trump ganha com tudo o que provoque instabilidade”

Covid-19. Como se governa um país quando se está infetado? Os exemplos de quatro líderes mundiais

Sem comentários:

Mais lidas da semana